João 4.5-42 - 3º Domingo na Quaresma - 19.03.2017

Caderno de Cultos 2017

19/03/2017

LITURGIA DE ABERTURA

ACOLHIDA
Obs.: Antes do líder/ministro iniciar a celebração com a acolhida é sempre importante haver um prelúdio para sintonizar as pessoas com a celebração/culto. O hino 423 do HPD II “Ao orarmos Senhor”, por exemplo, é uma excelente alternativa. Alguém da comunidade cumprimenta os presentes e anuncia o hino/prelúdio.

Bom dia/Boa Noite!
Assim nos diz o Salmo 95. 1, 2, 7: “Venham todos e louvemos a Deus, o Senhor. Cantemos com alegria à rocha que nos salva. Vamos comparecer diante dele com ações de graças, cantando alguns hinos de louvor. Ele é o nosso Deus; nós somos o povo que ele guia, somos o rebanho que ele cuida”.

Estas palavras são uma confissão de fé e, ao mesmo tempo, um convite feito a todos nós. Se vocês estão aqui nesta manhã/noite é porque aceitaram o convite do Salmista para cantar, louvar, agradecer, e porque confessam essa fé. Isso é muito bom. Que Deus permita que estes poucos minutos sejam um momento agradável a Ele e de transformação para cada um de nós. Sejam bem-vindos!

Acolher os/as visitantes

CANTO DE ENTRADA
Nº 328 – HPD II – Um só rebanho

SAUDAÇÃO
(Podem ser lidas as senhas para o dia ou mesmo o versículo a seguir)
Em Joel 2. 32 está escrito: “E acontecerá que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo”. É nesta esperança que invocamos a presença do Trino Deus que é Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

CANTOS DE INVOCAÇÃO
Nº 321 – HPD II – Vento que anima

CONFISSÃO DE PECADOS
Em provérbios 28. 13 está escrito: “ Quem tenta esconder os seus pecados não terá sucesso na vida, mas Deus tem misericórdia de quem confessa os seus pecados e os abandona”.

Assim, convido para confessarmos os nossos pecados a Deus, buscando sua misericórdia e seu perdão. As palavras do Salmo 51. 1-12 foram importantes na vida do Rei Davi. São palavras de uma confissão que ele mesmo fez há muito tempo atrás por causa de um grande erro. Elas causaram efeito na vida de Davi, trouxeram mudanças, e houve compromisso com Deus. Com esse mesmo intuito, o de se arrepender, de receber perdão, e de se comprometer, queremos nós também proferir, em conjunto, estas palavras do Salmo 51. 1-12 como sendo a nossa confissão de pecados.

Confessai e dizei comigo: Por causa do teu amor, ó Deus, tem misericórdia de mim...(NTLH)


ANÚNCIO DO PERDÃO
Um pastor recém-chegado na paróquia estava indo realizar o primeiro culto numa das comunidades. Nesta comunidade havia uma mulher muito religiosa. Dizia ela que Deus a amava muito e lhe respondia tudo o que ela perguntava.
O pastor ouviu esta história e foi tirar a limpo. Ainda antes de o culto iniciar ele perguntou: É verdade que Deus lhe conta tudo o que deseja saber? Ela disse: Sim! É verdade pastor! Deus me conta tudo o que eu peço a Ele. Muito bem! Disse o pastor. Agora, para eu poder acreditar mesmo nesta história vou lhe pedir para perguntar para Deus qual o grande pecado que eu cometi quando era ainda estudante de teologia? Eu já confessei este pecado pra Deus, me arrependi dele, mas desejo que a senhora pergunte qual era o pecado. Depois do culto, se a senhora me responder, eu vou acreditar.
Terminado o culto, o pastor veio até essa senhora e perguntou: E então? Deus lhe contou sobre o meu pecado? Ele se comunicou com a senhora? E ela respondeu: Sim! Deus falou comigo! E o que ele disse? Perguntou o pastor. Ele disse o seguinte: Desde o início do culto, quando eu perguntei para Ele sobre esse seu pecado Ele disse que tentou se lembrar, mas não conseguiu.
“Eu, eu mesmo, sou o que apago as tuas transgressões por amor de mim, e dos teus pecados não me lembro mais”.(Isaías 43.25)
Palavras de perdão e graça!

KYRIE
Nossa mente, nosso coração, nossas palavras, nossos pensamentos e nossos sentimentos devem estar voltados para além daquilo e daqueles que estão à nossa volta. O mundo distante também geme e sofre por causa de suas dores. Estando distantes, muitas dessas dores, nós, com nossas próprias mãos, não podemos aliviar... mas Deus pode. A nós cabe clamar a Deus para que Ele mesmo olhe por estas dores e as alivie. Assim, como comunidade cristã, clamamos a Deus cantando:

Canção: Pelas dores deste mundo, ó Senhor!

GLÓRIA IN EXCELSIS
Mesmo diante de um mundo que passa por muitas dores não deixa de ser um mundo onde momentos, ações e situações boas também acontecem. Acima de tudo Deus é um Deus de amor, de compaixão, de ajuda. Por mais que às vezes O sentimos distante, Deus não se esqueceu deste mundo e continua mandando seus bons sinais na terra e na nossa vida. É bem por isso que podemos e devemos, além de clamar, dar glórias a Deus. Façamos isso cantando:

Canção: Bendirei ao Senhor em todo tempo!

ORAÇÃO DO DIA
Bondoso Deus! Aqui estamos mais uma vez! Parte de tua grande família, parte de teu povo vem a esta Tua casa para se reunir contigo! Aqui estamos para experimentar de novo um momento especial de paz, de conforto, de ensinamento, de comunhão; momentos esses que o mundo lá fora não consegue nos oferecer! Sabemos que é melhor estar aqui do em qualquer outro lugar. Por isso, Deus, obrigado por teres nos trazido. Encha nosso coração com os teus ensinamentos, preencha nosso ser com teu Santo Espírito, nos ensine a andar nos teus caminhos! Que estes poucos minutos que a ti dedicamos possam ser um momento especial para nossa vida e também para Ti. É a nossa sincera oração, em nome do Teu Filho Amado. Amém!

LITURGIA DA PALAVRA

LEITURAS BÍBLICAS
1ª Leitura Bíblica: Êxodo 17.1-7

2ª Leitura Bíblica: Romanos 5. 1-11

CÂNTICO INTERMEDIÁRIO
Nº 379 – HPD II – Pronto para ouvir

PREGAÇÃO
Que a graça de nosso Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a comunhão do Espírito Santo estejam com todos e todas vocês! Amém!...
O texto previsto para este momento de pregação encontra-se no Evangelho de João. 4. 5-41.
Ler o texto...
Uma história conta que há muito tempo atrás havia um poço de onde se podia tirar uma água muito pura e limpa. Se dizia naquela região que quem tomava da água daquele poço se sentia muito bem. Era como se aquela água fosse mágica.
Uma vez que parecia ser uma água mágica, colocaram o nome daquele poço de poço da água da vida. Ele se tornou tão famoso que pessoas vinham de todos os lugares para tomar de sua água da vida.
Não demorou muito para que algumas pessoas que viviam próximas ao poço enxergassem naquele movimento todo uma excelente oportunidade de ganhar algum dinheiro. Não conseguiam ver como positivo o fato das pessoas poderem tirar e tomar livremente a água daquele poço.
Assim, da noite para o dia, o poço da água da vida apareceu cercado por um muro, portão de acesso com cadeados, e alguém sentado no portão cobrando entrada. E não muito tempo depois disso, também foram aparecendo algumas regras a respeito do seu uso: horário de funcionamento, preço diferenciado para quem era da região, idade permitida para tomar a água, quantidade a ser tomada, e assim por diante.
Aquilo que era muito especial e acessível à todas as pessoas da região, estava agora aprisionado e destinado apenas a algumas poucas pessoas. O que aconteceu? O poço simplesmente secou.
Não conformados com o que houve, pessoas começaram a cavar em outro local para encontrar novamente a agua da vida. Felizmente, não muito longe dali, ao cavar um novo poço e ao experimentar da agua que brotava, pessoas sentiram que se tratava da agua da vida que tinha desaparecido daquele outro poço. Ficaram muito felizes, porque a água da vida havia sido reencontrada.
Por alguns dias, tudo estava como era antes. Pessoas livremente podiam retirar agua do poço e tomar. Mas, não demorou muito e, novamente, o poço foi murado, trancado, entradas sendo cobradas, etc. O resultado foi que o poço da agua da vida secou de novo.
Segundo a história, sempre foi assim. Novos poços eram cavados, a água da vida era reencontrada. Enquanto ela estava à disposição de todos, ela brotava e o poço estava sempre cheio. Na medida em que era aprisionada, a água da vida ia embora.
Estimada comunidade!
Esta história que ouvimos fala de um poço da água da vida. A história bíblica de João 4, por sua vez, fala de dois poços. Um primeiro, o poço de Jacó, de onde sai água para saciar a sede. Um segundo poço era Jesus, de onde sai uma água diferente, mágica, que faz as pessoas se sentirem bem, e que é também chamada de água da vida.
No texto bíblico Jesus pede à mulher samaritana água de um primeiro poço, o de Jacó, ao mesmo tempo em que oferece à ela a sua água, água da vida, água do segundo poço.
A mulher samaritana entende o significado da água do segundo poço, toma dela e, não conseguindo se conter, sai feliz em direção à cidade para contar aos outros sobre a agua da vida do poço Jesus que ela bebeu. E, assim, mais pessoas quiseram beber dessa água.
De certa forma, podemos entender que em cada culto e encontro que participamos, em cada leitura bíblica ou devocional que fazemos, o poço Jesus oferece de sua água da vida. Naturalmente, felizes nós aceitamos e bebemos desta água. Nos sentimos bem e revigorados. A pergunta é: O que fazemos depois?
Fazemos como a mulher samaritana que, depois de beber da água da vida, não se conteve e, livremente, foi em direção à outras pessoas para falar desse poço?
Ou fazemos como os moradores próximos daquele primeiro poço da agua da vida, o da história, que aprisionaram, cercaram, trancaram, limitaram à alguns poucos o poço e a sua água?
Importante lembrar-se sempre: não retenham para si, aprisionem, ou destinem apenas para alguns aquilo que vocês receberam da fonte da água da vida. Livremente, permita que todos tenham acesso ao poço e matem sua sede também através de você. E se dá conta de que, enquanto partilhamos livremente, o poço nunca seca.
Que assim seja!

CONFISSÃO DE FÉ
O Credo Apostólico resume o que nós acreditamos. Ele, na verdade, fala onde está depositada a nossa fé. Por isso que se chama confissão de fé. É o que Deus nos ensina. Não são palavras vazias. É a resposta a todo mundo sobre o que eu creio. Por isso confessemos a nossa fé com estas palavras:

Creio em Deus Pai, ...

CANTO PÓS CONFISSÃO (proceder motivação e o recolhimento das ofertas)
Canção: Sabes Senhor! O que temos é tão pouco para dar!

ORAÇÃO DE INTERCESSÃO
Obs: Deixar as pessoas falarem de suas necessidades, de seus agradecimentos, enfim, dos motivos que elas querem mencionar na oração de intercessão. É importante isso ser feito em voz alta para que as pessoas saibam do que e de quem se trata. Entende-se que o fato de mencionarem isto em culto já é oração diante de Deus e uma forma de informar os demais membros sobre a situação que experimenta aquela pessoa ou família. Após falarem, disponha de 30 segundos de silêncio na perspectiva de que nesse tempo as pessoas coloquem diante de Deus aquilo que não foi mencionado. Depois deste tempo, segue com a oração:

Senhor nosso Deus! Em voz alta e em silêncio ouviste de cada um de nós aqui presentes aquilo que está em nosso coração. Não temos dúvidas de que ouviste a cada um, pois Tu estás em tudo e em todos. Além disso, sabes da nossa vida, do que temos em nossa mente, em nosso coração, antes mesmo de falarmos. É isso que esperamos de ti Deus: olhe por cada situação que foi lembrada, falada, pensada, olhe para cada um de nós em nossa vida, olhe nossas famílias, nosso líderes, nossa Igreja, nosso país. Olhe não com olhar de julgo, mas de amor, de carinho, de atenção, de ajuda. Senhor! Toda a nossa vida está em suas mãos, aliás, tudo está em suas mãos. Use-nos para que nesta vida sejamos instrumentos de paz e amor. Ajude-nos sempre a sermos fiéis a ti não retendo a agua da vida apenas para nós mesmos, mas deixando ela brotar livremente através de nós, para que mais e mais pessoas saciem sua sede. Pai amado! Estamos chegando ao final deste encontro contigo. Da mesma forma que nos trouxe até aqui nos leve de volta para nossa casa. É o que está em nosso coração. Por fim, oremos como teu filho nos ensinou...
PAI NOSSO
Pai nosso ...

LITURGIA DE DESPEDIDA

AVISOS

BÊNÇÃO
Que o Senhor esteja à vossa frente para vos guiar;
Que Ele esteja atrás de vós para vos proteger;
Que Ele esteja ao vosso lado para caminhar convosco;
Que Ele esteja embaixo de vós para não vos deixar cair;
Que Ele esteja dentro de vós para vos consolar;
Que Ele esteja acima de vós para com tua poderosa mão vos abençoar.
Portanto, que o Senhor vos abençoe! Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

ENVIO
Que a paz de Deus que excede todo o nosso conhecimento e entendimento nos guarde para uma viva esperança. Ide na paz do Senhor.

CANTO FINAL
 


Autor(a): P. Deolindo Feltz
Âmbito: IECLB / Sinodo: Mato Grosso
Área: Celebração / Nível: Celebração - Ano Eclesiástico / Subnível: Celebração - Ano Eclesiástico - Ciclo da Páscoa
Natureza do Domingo: Quaresma
Perfil do Domingo: 3º Domingo na Quaresma
Testamento: Novo / Livro: João / Capitulo: 4 / Versículo Inicial: 5 / Versículo Final: 42
Título da publicação: Caderno de Cultos - Sínodo Mato Grosso / Ano: 2017
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 40737
REDE DE RECURSOS
+
Cada qual deve se tornar para o outro como que um Cristo, para que sejamos Cristos um para o outro e o próprio Cristo esteja em todos, isto é, para que sejamos verdadeiros cristãos.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br