Johann Lindemann (1550-1634)

Obra e Biografia

29/06/2012

Johann Lindemann (1550-1634) [HPD nº262]

Compositor alemão, editor de música, professor e precentor.

Nasceu: aproximadamente 1549/50 em Gotha, (Turingia) Alemanha,. Faleceu: após 1634

Ele era parente de Martin Luther (pois o bisavô de Johann Lindemann era irmão da mãe de Lutero Margarethe Lindemann).

Ele era filho de Nicolaus Lindemann, cidadão em Gotha. Johann freqüentou o Ginásio em Schulpforta e em Gotha, e em 1568 matriculou-se na Universidade de Jena, onde foi graduado Magister. Por volta de 1571 ele se tornou o precentor (chantre, Kantor) em Gotha, e permaneceu neste cargo até sua aposentadoria em 1631, após 60 anos de serviços prestados. Ele, evidentemente, teve participação ativa na vida musical de Gotha. Ele teve contatos com vários outros músicos, entre eles Philipp Avenarius, Melchior Franck e Bartholomäus Helder. - Ainda em 1634 ele era membro do novo Conselho de cidade de Gotha. O trabalho dele como músico e o professor aumentou a posição social de música na área. Isto beneficiou, sem dúvida alguns dos seus contemporâneos mais jovens, especialmente Michael Altenburg. Ele também fez muito para nutrir em Thuringia um interesse na nova música italiana

O trabalho mais importante de Johannes Lindemann é Amorum filii Dei decades duae … Zwantzig Weyhenachten Gesenglein … zum Theil unter … Madrigalia und Balletti (Erfurt, 1594, 1596 e 1598), uma antologia de três-volumes de músicas seculares italianas em 5 vozes com textos em alemão. Oito são da autoria de Giovanni Giacomo Gastoldi, e o título latino da coleção pode ser visto talvez como recordação das peças de Gastoldi: Amor, tu che congiungi e Filli vezzosa e lieta. O tio de Lindemann, Cyriak Lindemann , conheceu Georg Fabricius , um dos principais hinólogos do período de Reforma, que estudou na Itália durante quatro anos.

A importância particular de Johannes Lindemann como um dos primeiros em casar o madrigal italiano com a tradição de corais de Alemanha central e Thuringia é trazido assim em enfoque. Uma ilustração disso é o coral dele In dir ist Freude, que é um contrafactum do L'innamorate de Gastoldi. Este se tornou um dos melhor conhecidos corais protestantes. Quase todas as composições de Lindemann estão perdidas, entretanto há hinos isolados no Cantionale Sacrum (Gotha, 1646-1648) e em outras coleções de Thuríngia..

Fontes: http://www.bach-cantatas.com/Lib/Lindemann-Johannes.htm e www.cyberhymnal.org

OBS.: Durante muito tempo julgou-se que Johann Lindemann fosse o autor da letra do hino In dir ist Freude in allem Leide (EG nº 353) = HPD nº 262 Ó alegria, vem, alumia treva e mal com tua luz!. Porém, segundo pesquisas mais recentes, a letra deste hino é da autoria de Cyriakus Schneegass (1546-1597), o qual nasceu e viveu nas proximidades de Gotha na mesma época como Johann Lindemann.


Autor(a): Leonhard Creutzberg
Âmbito: IECLB
Natureza do Texto: Música
Perfil do Texto: Autor Letra
ID: 15608
REDE DE RECURSOS
+
Que ninguém procure somente os seus próprios interesses, mas também os dos outros.
Filipenses 2.4
© Copyright 2019 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br