Johannes Theodor Rudolf Kögel (1829-1896)

Obra e Biografia

29/06/2012

Johannes Theodor Rudolf Kögel (1829-1896) HPD nº 111

Nasceu * 18 de fevereiro de 1829 em Birnbaum, Província de Posen Faleceu + 2 de julho de 1896 em Berlin.

Rudolf Kögel, político eclesiástico, lutou pela União, produziu literatura homilética e hinológica, é autor da letra do hino HPD nº 111 Paz do céu venha abrandando minha inquietação e dor = (EG nº 128): Zions Stille soll sich breiten um mein Sorgen, meine Pein.

Rudolf era o filho único do Diaconus e posterior Superintendente Gottfried Kögel em Breslau, cuja origem era na Turíngia. A mãe, uma senhora muito inteligente, exerceu influência decisiva sobre o filho. Após a Escola Latina em Halle, Rudolf estudou teologia evangélica em Halle, e a partir de 1850 em Berlim. Formado como Candidato de Teologia em 1852, ele foi para o instituto educacional de Blochmann-Bezzenberg em Dresden, onde lecionou como professor bem sucedido até 1854. Em Dresde ele teve ótimos contatos com círculos de artistas, sobre tudo com os pintores românticos Julius Schnorr von Carolsfeld (1794-1872) e Ludwig Richter (1803-1884), que estimularam nele o amor pela estética.

Em 1854 Rudolf Kögel se tornou pastor em Nackel. Um cargo como pregador auxiliar, que lhe foi oferecido ao mesmo tempo na Embaixada da Prússia em Roma, ele rejeitou, porque sentiu-se comprometido com sua terra natal. Em 1855 ele casou com Marie Müller (filha do teólogo de Halle, Julius Müller). De 1857 até 1863 ele trabalhou na recém-fundada Comunidade Evangélico-germânica em Haag (Holanda), onde ficou conhecido como ótimo orador.

Já no ano 1862 Kögel foi recomendado ao cargo de pregador da corte na catedral em Berlim. Mas, por motivos de doença prolongada, assumiu este cargo somente em 1863. Além disso ele era Conselheiro no Ministério de Cultura. A partir de 1873 tornou-se pregador-mor da corte, Superintendente Geral da Comarca Kurmark, Éforo (membro do curatório) do Domkandidatenstift, e mais tarde ainda membro do Conselho Superior da Igreja. Além de ser fabuloso pregador Kögel achou ali campo para suas atividades político-eclesiásticas. Ele lutou pela Igreja da União contra os luteranos intransigentes e contra o Partido Protestante. Com a idéia de que luteranos e reformados tivessem somente modos diferentes de ensinar a mesma doutrina, Kögel sonhou com uma União progressiva e criou a »Positive Union«. Assim conquistou a simpatia do Imperador Guilherme I. Como cura e pregador-mor da corte ele teve influência sobre a família imperial. Suas prédicas ricamente ilustradas eram impressionantes. Suas poesias e seus hinos circularam entre amigos e adversários.

Após algum tempo acamado por doença, Kögel faleceu em Berlim aos 2 de julho de 1896.

Fonte: Wolfdietrich v. Kloeden em Biographisch-Bibliographisches Kirchenlexikon, Vol. IV (1992), Col. 238-240 = www.bautz.de/bbkl

Wer kleine Dinge tut, als wäre es etwas Grosses,
dem schenkt Gott die Gnade, grosse Dinge zu tun, als wäre es etwas Kleines
.
Johannes Theodor Rudolf Kögel (1829 - 1896)


Autor(a): Leonhard Creutzberg
Âmbito: IECLB
Natureza do Texto: Música
Perfil do Texto: Autor Letra
ID: 15599
REDE DE RECURSOS
+
Felizes aqueles que ajudam os pobres, pois o Senhor Deus os ajudará quando estiverem em dificuldade!
Salmo 41.1
© Copyright 2019 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br