José Ilídio Freire (1892-1987)

Obra e Biografia

29/06/2012

José Ilídio Freire (1892-1987 ) – HPD nº 328

José Ilídio Freire é um dos maiores pioneiros portugueses no trabalho evangelístico em Portugal. Ele é o autor do texto do hino de HPD nº 328 “Um só rebanho, um só Pastor, baseado em Efésios 4,4-6. A melodia é de Lélia Naylor Morris.

José Ilídio Freire nasceu na cidade de Lisboa, a 15 de Outubro de 1892, .
Faleceu aos 19 de Junho de 19871  na sua cidade natal de Lisboa, Portugal.

Filho de Joaquim Marques Freire e de Amélia Adelaide Freire. Completou o Curso Comercial. Em 1909, aos dezessete anos de idade, entregou sua vida a Jesus Cristo na Associação Cristã da Mocidade. O período político e religioso do inicio do século não era o melhor para aqueles que verdadeiramente se dedicassem a seguir Cristo. No ano de 1910, um ano após a sua conversão, eclodiu a revolução republicana que depôs o Rei D. Manuel II por um lado, por outro a Igreja Católica controlava religiosamente o povo, sendo proibido distribuir e ler as escrituras.

Depois de sua experiência na Associação Cristã da Mocidade em Lisboa, Freire ficou fiel à igreja local sita na Praça das Amoreiras, em Lisboa, onde colaborou voluntariamente, entre 1912 a 1920. Ele teve um bom emprego de guarda-livros na firma F. Street & Cia” em Lisboa. Mas no ano de 1920 deixou a vida do comércio e dedicou-se a tempo inteiro à evangelização, sem sustento fixo, viveu pela fé, testemunhando que nunca faltou o que era essencial e necessário para sua vida.

No ano de 1922 José Ilídio Freire inventa a “Ambulância de Instrução Evangélica” e percorre o país para distribuir literatura. Apesar de sofrer perseguições devido ao fanatismo de alguns adeptos do catolicismo romano, desde apedrejamentos a incitações dos próprios padres para com os populares, (alguns chegaram a gritar frases como: Mata-o, que é protestante), nunca desanimou no seu empenho porque sabia que a causa que servia era nobre e para Cristo, seu Redentor (Rom. 1:16; 1 Ped. 4:15-16).Freire nunca temeu as dificuldades humanas. Ele percorria cidades e aldeias, a pé ou de carroça, sempre pregando o Evangelho de Cristo como o Poder de Deus para a Salvação. – Em resultado do seu Ministério muitas almas encontraram o Salvador e várias Igrejas foram fundadas. Também se preocupou com a realização de Escolas Dominicais procurando chamar as crianças para o conhecimento da Bíblia e de Jesus Cristo como Salvador. Do mesmo modo visitou encarcerados falando-lhes do Justo Redentor.

Freire foi um destacado escritor. Ele é autor de muita literatura evangelística e tradutor de vários folhetos do inglês para o português. Foi um dos responsáveis pela criação da revista Alimento Espiritual e tem o seu nome referido no hinário Hinos e Cânticos como autor de 19 belos hinos e coros, alguns dos quais são cantados com entusiasmo, graças á maravilhosa letra e música apropriada. Ele foi dono de uma voz de timbre invulgar. Bem sonora, quase musical, colocada um pouco no agudo. Jovial. Além do trabalho evangelístico, Ilídio Freire deu assistência espiritual aos reclusos e aos desprotegidos da sociedade aqui e ali no Pais, durante mais de sessenta anos! Ilídio Freira fez parte do grupo que deu apoio espiritual aos cegos. Pela sua estatura MORAL e ESPIRITUAL, espírito compreensivo e ABERTURA, era estimado entre todas as confissões cristãs.

Freire havia casado em 1916 com a cristã Etelvina de Morais. A esposa era irmã do jornalista Lutero Morais. Do casal Freire e Etelvina, nasceu uma menina, a quem deram o nome de Eunice, e um rapaz, a que deram o nome de David. - Mais tarde Ilídio Freire ficou viúvo. Em maio de 1962 casou de novo. Sua segunda esposa foi cristã e missionária D. Lille B. Freire. Mas em Setembro de 1982, volta a ficar viúvo. Quem cuidou extremosamente de Ilídio foi sua filha Isabel Messias.

Fontes:
http://www.cienciadasreligioes.eu/wikipedia/index.php?title=FREIRE
http://irmaos.net/historia/obreiro_jifreire.html

 Nota:

1 Outra fonte cita 19-07-1982 como data do falecimento: http://irmaos.net/historia/obreiro_jifreire.html


Autor(a): Leonhard Creutzberg
Âmbito: IECLB
Natureza do Texto: Música
Perfil do Texto: Autor Letra
ID: 18126
REDE DE RECURSOS
+
Tudo o que está nas Escrituras foi escrito para nos ensinar, a fim de que tenhamos esperança por meio da paciência e da coragem que as Escrituras nos dão.
Romanos 15.4
© Copyright 2019 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br