Joseph Medlicott Scriven (1819-1886)

Obra e Biografia

29/06/2012

Scriven, Joseph Medlicott (1819-1886) HPD nº 206

Nasceu: 10 de setembro de 1819, Seapatrick, Condado de Down, Irlanda. Faleceu: 10 de agosto de 1886, Port Hope, Ontário, Canadá. Sepultado: Cemitério de Pengelly, perto de Port Hope, Ontário, Canadá.

Joseph Medlicott Scriven (1819-1886), autor do hino Quão bondoso amigo é Cristo (HPD nº 206). nasceu em Seapatrick, condado de Down, na Irlanda, como filho de um capitão da Marinha Real, e sobrinho dum pastor. Estudou na célebre Faculdade Trinity de Dublin, capital da Irlanda. Aos 22 anos de idade recebeu o grau de Bacharel em Artes. Possuía fortuna, educação, uma família que o amava e uma vida cheia de alegria. Estava prestes a casar-se com uma bela moça. Então, tragédia inesperada lhe sobreveio. Na noite anterior às suas almejadas núpcias, sua noiva morreu afogada! Na sua tristeza profunda, e na melancolia que o perseguiria durante toda sua vida, Joseph reconheceu que somente no seu amigo mais querido, Jesus, poderia achar o consolo e o sustento de que precisava.

Começara a carreira militar, mas sua saúde precária forçou-o a abandonar este sonho. Pouco tempo depois (ou seja, em 1846, com idade de 25 anos), Scriven emigrou para o Canadá. Mudou-se completamente o seu estilo de vida. Estabeleceu-se em Port Hope, Província de Ontário, e propôs no seu coração que se dedicaria a ser amigo e auxilio aos outros. Professor por profissão, trabalhou, sem pagamento, para qualquer pessoa que precisasse dele. Doava sua própria roupa e outros pertences a qualquer pessoa necessitada. Tornou-se conhecido como O Bom Samaritano de Port Hope.

Scriven sofreu outra perda devastadora. Ele era tutor para a família de Pengelly perto de Bewdley. Foi ali que ele encontrou e noivou a Eliza Roche, uma parente dos Pengellys. E aconteceu o incrível que também Eliza adoeceu gravemente, vindo a falecer pouco antes do casamento deles.

Joseph Scriven, em luto e dor, não se afogou em tristeza e desespero, mas começou a dedicar sua vida mais e mais a serviço de Jesus. Pois ele fazia parte daquelas reuniões cristãs dos Irmãos de Plymouth, que com toda a seriedade queriam ser seguidores de Jesus. Sendo homem humilde e modesto ele viveu esta dedicação a Jesus dum modo bem prático. Gostou de preocupar-se com famílias pobres e, com suas habilidades práticas, ajudar a pessoas idosas. Geralmente se via ele em roupas de serviço, carregando serrote e ferramentas. Muitas vezes serrava lenha.

Uma vez um novo vizinho procurava quem lhe cortasse lenha. Vendo as ferramentas de Scriven, procurou se informar sobre ele. O senhor não pode empregar aquele homem, lhe disseram. É o senhor Scriven. Não cortará lenha para o senhor. Por que não? perguntou o homem. Porque o senhor pode pagar. Ele somente corta lenha para viúvas e inválidos. (A população agradecida construiu mais tarde um memorial em sua homenagem nas proximidades de Rice Lake, perto de Port Hope no Lago Ontário).

Durante uma enfermidade, a qual mais tarde o levou ao falecimento, um vizinho visitou Scriven e descobriu uma cópia do hino What a Friend We Have in Jesus” . (HPD nº 206: Quão bondoso amigo é Cristo). O vizinho ficou impressionado com o texto e perguntou, quem seria o autor deste hino. Humildemente Scriven respondeu: - “O SENHOR e eu juntos o fizemos”. O hino nasceu por volta do ano 1855, provavelmente para consolar e animar sua mãe que estava sofrendo.

Em 1886 Sciven afogou-se num riacho pertinho da casa do seu vizinho amigo. Supõe-se que foi num delírio, porque continuava bem doente, e com muita febre. Estava debruçado, como se estivesse orando. Com muita razão, Bill Ichter intitulou sua comovente história sobre a vida deste bom homem: Um Homem Marcado Pela Tragédia.

.
Fontes: www.cyberhymnal.org/
Fotocópia em língua alemã, sem indicação de título e/ou autor. . Sankey, Ira D. , My Life and the Story of The Gospel Hymns, Philadelphia, PA, P. W. Zeigler Co, 1906, p. 334.
Bill H. Ichter Se os Hinos falasem (Rio de Janeiro, 1984), pag. 23-26.


 


Autor(a): Leonhard Creutzberg
Âmbito: IECLB
Natureza do Texto: Música
Perfil do Texto: Autor Letra
ID: 15671
REDE DE RECURSOS
+
Nós não anunciamos a nós mesmos. Nós anunciamos Jesus Cristo como o Senhor.
2Coríntios 4.5
© Copyright 2019 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br