Jovens luteranos se encontram no Congrenaje 2018

03/08/2018

 

O Congresso Nacional da Juventude Evangélica Luterana no Brasil (Congrenaje) foi realizado de 22 a 27 de julho em Teutônia/RS, reunindo 1,7 mil jovens de todos os cantos do Brasil.


A acolhida começou no domingo (22) pela manhã, com a abertura e o início das atividades. À tarde, participamos das cerimônias. À noite, após a janta, assistimos uma peça teatral muito interessante sobre o professor que se empenha para nos ensinar e o cuidado e os riscos ao participar de caminhadas e manifestações, por mais que sejam pacíficas.

No dia seguinte (23), depois do café, voltamos à plenária para o estudo bíblico, conduzido pelas Pastoras Ana Isa e Franciele Vanessa. Que foram fantásticas! Todos os dias, elas chamavam participantes especiais para conduzir as dinâmicas coreografadas de integração. A Pa Franciele subia com sua menininha de meses no colo, e o desafio era fazer silêncio para não acordá-la. Elas liam a bíblia, contextualizavam o texto e nos faziam refletir sobre os tempos atuais; contavam histórias de figuras marcantes no nosso cotidiano, introduzindo o próximo tema.

O estudo do tema ‘Vida Digna’, com histórias de mulheres ‘guerreiras’ que se destacavam individualmente por seus feitos, introduziram a parábola da mulher samaritana. Nos ajudaram a refletir sobre como desenvolvemos a dignidade, com a qual já nascemos. Assistimos vídeos sobre situações desfavoráveis, onde não havia dignidade, e outras onde havia. Com base nisso, entramos numa linha de pensamento, fomos instigados a pensar sobre o assunto e buscar respostas através de questões expostas no telão.

No intervalo entre o almoço e as plenárias, foram desenvolvidas as oficinas e os ensaios do coral. Em outros horários como durante as refeições e os livres, além de jovens passando tempo com os amigos, fazendo movimentos de abraços grátis, havia barraquinhas com a divulgação e inscrição nas oficinas, as que vendiam produtos como camisetas, canecas, anéis, entre outros.

Ao retornar à plenária, tanto na segunda quanto na terça, eram separados os painéis, as pessoas se dirigiam aos painéis selecionados durante a inscrição. Os painéis em que participei, ‘Reafirmar’ e ‘Vestir-se’, foram muito informativos e interessantes.

No primeiro, debatemos o espaço das mulheres na igreja e na sociedade, no qual foram destacadas figuras como Catarina Von Bora, Árgula, Pa Edna; além de conceitos como feminismo, fundamentalismo e sobre o marketing e propaganda em conflito com os ideais do feminismo.

No segundo a pauta era o preconceito e a importância da empatia, conduzidos pelos representantes da Fundação Luterana de Diaconia (FLD), Rogério Aguiar, e o do Conselho de Missão entre Indígenas (Comin), Sandro Luckmann. Rogério discutiu os conceitos de diaconia e empatia, relacionando terceiros em condições e situações adversas; e Sandro relatou a falta de empatia e compreensão para com os indígenas e sua cultura, e o preconceito sofrido – por mais qualificado que seja – contra os índios.

Na segunda-feira à noite teve apresentações culturais de instituições locais e de cidades vizinhas. As orquestras das escolas, apresentações de dança de outras instituições, intercaladas por uma banda de rock de uma escola que fazia as transições de uma apresentação a outra. A música foi ‘muito show’, nós da plateia cantamos juntos, pulamos, vibramos, balançamos as mãos com os celulares, e até pedimos bis. Estava muito bom!

Na quinta-feira (26) houve o fechamento dos assuntos em estudados na plenária, com a integração do tema e do lema, guiados pelo P. Gerson. De tarde houve o grito, mesmo na chuva, que não pude participar por problemas de saúde. Porém me disseram que foi incrível.

Na hora da refeição final do dia, já haviam grupos chorando, abraçando-se, angustiados com o fim do evento, pois só se veriam novamente meses, anos depois, no próximo Congresso. Quem sabe?

Na manhã da sexta-feira (27), último dia, nos deparamos com o fim do Congresso, decidimos o sínodo que sediará o próximo Congrenaje em 2020, e participamos do culto final, com a pregação do Pastor Presidente Nestor Paulo Friedrich e a participação na Santa Ceia.

Assista o vídeo do encerramento do XXIV CONGRENAJE 2018 – Teutônia/RS: https://www.youtube.com/watch?v=-GdCEfMoSfg

Nos despedimos dramática e dolorosamente dos nossos amigos, trocamos contatos, abraços, um “até mais”, e voltamos como jovens ao nosso cotidiano, às nossas famílias, que estudamos, participamos na Comunidade ou tentamos ser.


Vitória Luiza Weisheimer Ribeiro

Estudante, da Paróquia de Chiapetta (RS) 


Autor(a): Vitória Luiza Weisheimer Ribeiro
Âmbito: IECLB / Organismo: Juventude Evangélica - JE
ID: 48372
COMUNICAÇÃO
+
ECUMENE
+
O seu poder é eterno e o seu Reino não terá fim.
Daniel 7.14
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br