Juntos Fazemos a Diferença ! Dia da Igreja 2010 reúne milhares de pessoas em Caxias do Sul/RS

08/09/2010

1 | 1
Ampliar


Milhares de luteranos e luteranas de todo o Sínodo Nordeste Gaúcho, da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil – IECLB, se reuniram neste domingo, dia 30 de maio, nos Pavilhões da Festa da Uva em Caxias do Sul, para celebrar o Dia da Igreja 2010. O encontro reuniu oito mil luteranos e luteranas com a temática do cuidado com o meio-ambiente.

Estiveram presentes no grande encontro o Prefeito de Caxias do Sul, José Ivo Sartori, o Deputado Estadual, João Fischer, o Deputado Federal, Renato Molling, Secretários Municipais de Caxias do Sul. Entre as autoridades eclesiásticas, destaca-se a presença do representante da presidência da IECLB, P. Dr. Mauro Batista de Souza, do Pastor Dr. Nestor Paulo Friederich, Secretário Geral da IECLB, e, também a presença do Bispo Dom Paulo Moreto da Diocese de Caxias do Sul, da Igreja Católica Apostólica Romana.

O ponto alto do evento foi o Culto Eucarístico que contou com a participação de 72 ministros e ministras (pastores/as, diáconos/as, catequistas). As músicas e cantos do culto foram acompanhados pelo Grande Coral com representantes de diversas comunidades, pela Orquestra Sinfônica Jovem de Ivoti e o pelo Grupo Anima da Faculdades EST.

O culto foi celebrado pelo Pastor Sinodal, Altemir Labes, pela Vice-Sinodal, Pastora Cristiane Érica Petry, e pastores Nelson Altevogt, André Dagoberto Müller, Oneide Bobsin, Carlos Romeu Dege, Tânia Cristina Weimer e a Diácona Marli Blos. A celebração emocionou os presentes pela sua mensagem de gratidão, fé, esperança e motivação para juntos fazermos a diferença neste mundo e cuidando da criação de Deus. O culto também foi um momento em que a comunidade luterana homenageou o Pastor Homero Severo Pinto, um dos precursores do evento e que faleceu em abril deste ano.

Durante todo o dia, luteranos e luteranas celebraram o momento do reencontro com atividades artísticas e culturais no Espaço da Juventude, na Mostra Luterana e no Espaço Criança. Foi um momento para apresentar o diferencial da igreja: seu trabalho com as comunidades. Grupos e entidades tiveram a oportunidade de apresentar os trabalhos desenvolvidos nas 104 comunidades do Sínodo que atua nos 58 municípios da região nordeste do Rio Grande do Sul.

O trabalho com o meio ambiente e o compromisso com a vida também teve um destaque especial com a campanha de arrecadação de material reciclável que recolheu 43,5 toneladas de lixo das ruas. Além da arrecadação outro aspecto abordado no evento tange à reciclagem de lixo, onde foi apresentado o trabalho realizado pela CODECA de Caxias do Sul. O evento ainda teve a participação das demais Secretarias Municipais de Caxias do Sul e demais entidades do Município.

Para o Pastor Labes o Dia da Igreja 2010 “foi um dia que com toda certeza ficará na memória das famílias luteranas do Sínodo Nordeste Gaúcho. Toda a caminhada de mais de um ano de preparação e conscientização sobre o tema Juntos Fazemos a Diferença – Compromisso com a Vida, e o sucesso na realização do Dia da Igreja em Caxias do Sul, nos desafia a continuar mobilizados no cuidado com a criação de Deus”.

O Prefeito Sartori destacou a sua satisfação em sediar o Dia da Igreja e de colocar a disposição a estrutura do Parque da Festa da Uva. “Ficamos honrados por Caxias do Sul ter sido escolhida para sediar este evento e se tiver uma próxima oportunidade de sediar novamente este evento aqui, a Prefeitura continuará sendo parceira”.

O evento ainda contou com a presença do Pastor Sinodal Mauri Magedanz, do Sínodo da Amazônia que enfatizou a importância da integração dos Sínodos da IECLB. “Apesar das diferenças devido às distâncias geográficas e culturais a Igreja é uma unidade, sendo fator de união. A igreja une as pessoas, apesar das diferenças”.

Com o sucesso do evento e a expectativa de continuar realizando-o no âmbito do Sínodo já foi anunciada a próxima edição pelo Pastor Labes. A sétima edição do evento acontecerá em Igrejinha no ano de 2012. Ano em que a Paróquia Evangélica de Confissão Luterana da Cidade completará 150 anos de presença evangélica de confissão luterana em Igrejinha.

O culto foi transmitido ao vivo pelo blog do Dia da Igreja 2010 www.juntos2010.blogspot.com.br e foi assistido por centenas de pessoas do estado além de acessos de Curitiba, Itajaí, Camboríu, São Paulo, Guarulhos, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Santa Maria do Jetibá, Belo Horizonte, Foz do Iguaçu, Belém, Fortaleza. Para o Pastor Labes é uma comprovação de que com o auxílio da internet a mensagem do Dia da Igreja 2010 foi difundida pelo país, fazendo missão muito além das fronteiras do Sínodo Nordeste Gaúcho e da própria IECLB.

O evento foi uma promoção do Sínodo Nordeste Gaúcho - IECLB e contou com o patrocínio de Banrisul, Prefeitura de Caxias do Sul, CR Die Mentz, Sicredi, Rádio União FM, Editora Sinodal, Faculdades EST, Instituto de Educação de Ivoti, Chocolate Planalto, Escritório de Advocacia Decio Franzen.


Autor(a): Sínodo Nordeste Gaúcho
Âmbito: IECLB / Sinodo: Nordeste Gaúcho
ID: 4679
COMUNICAÇÃO
+
A oração precisa ter o coração todo para si, por inteiro e exclusivamente, para que seja uma boa oração.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br