Lamentações de Jeremias 3.22-33 - 5º Domingo após Pentecostes - 28.06.2015

Caderno de Cultos 2015

28/06/2015

28/06/2015- 5º Domingo após Pentecostes
Pregação: Lm 3.22-33; Leituras: 2ª Co 8.7-15; Mc 5.21-43
PPHM José Atheneu Pefatti Júnior – Vera - MT

LITURGIA DE ABERTURA

ACOLHIDA
Bom dia (boa noite) que todos e todas sejam bem vindos e bem vindas à casa de Deus para juntos celebrarmos esse culto. Toda a comunidade, todos os membros, bem todos nossos visitantes, sintam-se acolhidos através das palavras do apóstolo Paulo que diz: “O Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, conceda a vocês o espirito de sabedoria e de revelação no pleno conhecimento dele”. (Efésios 1.17)

Acolher os/as visitantes

CANTO DE ENTRADA
Nº 325 - Hinário – Aqui você tem Lugar

Ou: Nº ____________________________________________________

SAUDAÇÃO
É o próprio Deus quem nos chama, nos convida a estarmos reunidos e reunidas neste dia para celebrar culto, por isso que fazemos em nome do nosso Trino Deus, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

CANTOS DE INVOCAÇÃO
318 - Hinário – Vem, Espírito de Deus

Ou: Nº ____________________________________________________

CONFISSÃO DE PECADOS
Obrigado Deus bondoso, porque tu és um Deus de amor e misericórdia. Obrigado por sempre ouvir nossas orações e atender nossos pedidos. Apresentamos a ti nossas fraquezas, confessamos nossas limitações. Reconhecemos nesse momento nossas falhas e pecados, reconhecemos que erramos, que falhamos e nos omitimos, que muitas vezes somos egoístas, não ouvindo tua vontade, nos desviando assim dos teus caminhos. Perdoa nossos pecados e por meio do Espírito Santo nos ensina a reconhecer a tua bondade e misericórdia, abre nossos corações e mentes para sempre ouvirmos a tua palavra. Amém

ANÚNCIO DO PERDÃO
A palavra de Deus diz: “Se dizemos que não temos pecados, estamos nos enganando, e não há verdade em nós. Mas, se confessarmos os nossos pecados a Deus, ele cumprirá a sua promessa e fará o que é correto: ele perdoará os nossos pecados e nos limpará de toda maldade.” Que Assim Deus perdoe todos os nossos pecados. Amém

KYRIE
Pela certeza do nosso perdão, somos desafiados e desafiadas a olhar para o mundo que está cheio de maldades, dor e sofrimento e pedir a Deus que Ele olhe também por essa gente que nos rodeia, que de alguma forma é atingida pela maldade desse mundo. Por isso que juntos cantamos Pelas dores deste mundo ó Senhor.

GLÓRIA IN EXCELSIS
Cantemos glórias a Deus.
346 - Hinário – Glória

ORAÇÃO DO DIA
Obrigado Deus porque tu és um Deus grandioso que nos concede o perdão. Obrigado por sempre ser fiel a nós, mesmo que muitas vezes nós não percebemos a sua fidelidade e teu amor. Abre Deus nossos corações e mentes para receber a tua palavra, para podermos escutar a tua vontade. Que através da tua palavra nossa fé seja fortalecida. Em nome de Cristo que oramos. Amém

LITURGIA DA PALAVRA

LEITURAS BÍBLICAS
1ª Leitura Bíblica: Lm 3.22-33

2ª Leitura Bíblica 2ª Co 8.7-15
Como forma de reverência ao Evangelho, fiquemos em pé e aclamemos cantando:
Aleluia!
Aleluia, aleluia, aleluia...

3ª Leitura Bíblica Mc 5.21-43

CÂNTICO INTERMEDIÁRIO
Nº - Hinário – Título do Hino

PREGAÇÃO
Que a graça e paz do nosso Senhor Jesus Cristo e a comunhão do Pai estejam com todos nós neste dia.
O texto indicado para a reflexão neste quinto domingo após pentecostes é o Texto de Lamentações de Jeremias 3.22-33, qual lemos anteriormente. Nesse texto estão expressas algumas questões bem interessantes, como o amor e bondade de Deus, a confiança que temos que ter em Deus e também sobre o sofrimento. Para auxiliar melhor na reflexão, separaremos três aspectos diferentes. 1) O sofrimento 2) A confiança em Deus e 3) O amor e bondade de Deus em nossas vidas.

1) O sofrimento hoje em dia já é algo que quase comum, ou melhor dizendo, hoje em dia, o sofrimento é algo que está diariamente na nossa sociedade, talvez na nossa comunidade. O sofrimento nos dias de hoje vem de diversas formas, seja ela direta ou indiretamente, quantas pessoas a nossa volta sofre de alguma forma? Quantas pessoas que amamos perderam suas vidas ou estão desempregadas, doentes ou necessitam de algo? Quantas vezes abrimos os jornais ou assistimos aos noticiários e nos deparamos com guerras, morte, destruição, corrupção e descaso do governo? Algumas tragédias que acontecem são tragédias naturais, como alagamentos, terremotos, tempestades. E isso tudo é culpa de quem? No texto está escrito que é Deus quem dá o sofrimento, mas será que é Deus quem realmente quer ou faz essas coisas ruins na nossa vida? Será que é Deus quem causa o sofrimento ao povo?

O sofrimento é resultado de algumas escolhas nossas, é resultado muitas vezes do ciclo natural da vida, no caso de morte natural. O sofrimento não vem de Deus, pois, como vimos no texto, Deus é cheio de amor e bondade. Infelizmente vivemos ainda em um mundo que é cheio de maldades, as quais podem levar o sofrimento até nós. Todos e todas estamos sujeitos a sofrer alguma coisa que nos leve o sofrimento. Deus não é o responsável, tanto que diante uma tragédia, Deus chora com os que choram. Ele fica tão triste quanto nós, ele tem pena de nós nesses momentos.
2) A confiança em Deus nos casos em que somos cercados pelo sofrimento é de extrema importância, pois será somente a confiança em Deus que nos fará aguentar todo o mal e sofrimento que nos abate. No texto vemos que o autor fala que somente a confiança em Deus é o que lhe resta nestes momentos de dor e sofrimento. A pessoa que tem fé e esperança em Deus, não precisa ficar reclamando todo o tempo das coisas ruins que lhe acontece, pelo contrário, deve ter esperança de que Deus lhe ajudará. No texto nos é dito que é melhor termos esperança e aguardar em silencio a ajuda do Senhor. Isto é, nós cristãos e cristãs, não precisamos ficar falando, reclamando, anunciando aos quatro cantos que estamos com problemas e dificuldades, precisamos é ter fé em Deus e que Ele vai nos ajudar, como sempre nos ajudou, como sempre esteve ao nosso lado nos momentos mais difíceis de nossas vidas.
Muitas vezes temos a mania de supervalorizar os nossos problemas e sofrimentos, esquecendo que existem pessoas que tem sofrimentos e problemas maiores que os nossos. Esquecemo-nos também de ter confiança em Deus, de que ele é fiel a nós e não nos deixa carregar um fardo maior e mais pesado do que somos capazes de carregar. Devemos sempre nos lembrar de que nenhum problema ou sofrimento é maior que o nosso Deus, que nos guarda e nos abençoa todos os dias de nossas vidas.

3) O amor de Deus, sua bondade e misericórdia são renovadas a cada dia. Isso pode acontecer em nossas vidas também, para isso precisamos apenas ter fé e esperança em Deus, e realmente acreditar que Deus pode nos ajudar. No texto está escrito que o amor de Deus não se acaba e sua bondade não tem fim. Deus sempre está disposto a nos ajudar, a nos dar consolo nos momentos mais difíceis de nossas vidas. Basta nós aceitarmos esse amor dEle, deixa-lo agir em nossas vidas, deixar Deus ser o nosso guia e nos mostrar o caminho pelo qual devemos trilhar.

Deus é um Deus de amor, não é um Deus que nos traz o sofrimento. Deus chora com os que choram. Deus está sempre pronto para nos ajudar e nunca nos abandona. Precisamos apenas acreditar em suas promessas, precisamos acreditar que Jesus morreu e ressuscitou para que diante disso nós tenhamos também a salvação. Precisamos acreditar que Deus também sofreu, experimentou a dor e sofrimento e por isso que Ele não quer que soframos, por isso que Ele sempre está ao nosso lado para nos auxiliar, nos ajudar, mesmo que muitas vezes não percebemos.

Que o amor do Pai, a graça de Jesus Cristo e a comunhão do Espírito Santo sejam conosco todos os dias de nossas vidas. Que nós possamos sempre, a cada dia, renovar nossa fé e esperança em Deus, tendo a certeza de que Ele sempre está pronto para nos auxiliar, sempre deixando Ele guiar os nossos passos. Amém.

HINO
Nº - Hinário – Título do Hino

CONFISSÃO DE FÉ
Como resposta a palavra ouvida, juntos queremos confessar a nossa fé através das palavras do Credo Apostólico.

Creio em Deus Pai, ...

CANTO PÓS CONFISSÃO (proceder motivação e o recolhimento das ofertas)
Nº 466- Hinário – Maravilhas do Senhor


ORAÇÃO DE INTERCESSÃO
Motivos de Oração:
1. Aniversariantes
2._______________________________________________________
3._______________________________________________________
4._______________________________________________________
5._______________________________________________________
6._______________________________________________________
Obrigado Senhor Deus pelas bênçãos que tu nos concede, obrigado pelo dom da vida e por toda proteção e carinho que tu demonstra a nós. Na certeza que tu nos ouve que nós te pedimos, escuta Senhor os nossos pedidos, atende as nossas súplicas. Queremos pedir pela a tua Igreja, orienta e abençoa cada ministro, ministra e liderança, faça com que eles e elas trabalhem para a edificação da tua palavra e reino. Pedimos pelos governantes do nosso país, estado e cidade, faça com que eles olhem para o povo que sofre e promovam ações que gerem a paz e bem estar do povo. Pedimos por todas as pessoas que estão com alguma doença ou limitação, esteja tu com estas pessoas, dando conforto e restabelecendo sua saúde. Pedimos pelas pessoas que hoje choram a dor do luto, faça com que elas lembrem da tua promessa, que tu és a ressurreição e a vida, dá o consolo necessário para que a dor da perda seja minimizada. Queremos agora pedir em especial por todas as pessoas que foram lembradas neste momento. Ainda queremos em conjunto orar a oração que teu Filhos Jesus nos ensinou que diz:

PAI NOSSO

Pai nosso ...

LITURGIA DE DESPEDIDA

AVISOS
Próximo Culto: ___/___/______ às ___:___ h.
Oferta último Culto: R$ _________ - destinada para ...
______________ _________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________

BÊNÇÃO
Que Deus nos abençoe e nos guarde, que Ele sempre guie e oriente os nossos passos. Que Jesus Cristo esteja sempre presente nas nossas vidas, sendo sempre nosso Senhor e Salvador. Que o Espírito Santo seja sempre a chama que precisamos para manter viva nossa fé. Que o Trino Deus nos acompanhe e nos guarde hoje e sempre. Amém

ENVIO
Vamos na paz do Senhor e a Ele servir com alegria

CANTO FINAL
Nº 414 - Hinário – Cantar do Amor


Âmbito: IECLB / Sinodo: Mato Grosso
Área: Celebração / Nível: Celebração - Ano Eclesiástico / Subnível: Celebração - Ano Eclesiástico - Ciclo do Tempo Comum
Natureza do Domingo: Pentecostes
Perfil do Domingo: 5º Domingo após Pentecostes
Testamento: Antigo / Livro: Lamentações de Jeremias / Capitulo: 3 / Versículo Inicial: 22 / Versículo Final: 33
Título da publicação: Caderno de Cultos - Sínodo Mato Grosso / Ano: 2015
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 32632
REDE DE RECURSOS
+
Deus diz: Não fiquem com medo, pois estou com vocês. Eu lhes dou forças e os ajudo.
Isaias 41.10
© Copyright 2020 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br