Lançamento do novo Portal Luteranos

www.luteranos.com.br

30/10/2011

Apresentação do novo Portal Luteranos I
Apresentação do novo Portal Luteranos
Comunidade em Belo Horizonte-BH
Diácona Valdinéia Bull
Entrada dos Ministros
Igreja da Paz I
Igreja da Paz
Miltom de Oliveira
Ministros e Ministras - Comunidade em BH
Ministros na Igreja da Paz
P. Geraldo Graf
P. Guilherme Lieven
P. Nestor Friedrich
P. Rolf Schünemann I
P. Rolf Schünemann
Pa. Aneli Schwarz
PPHM Bianca
Tocando pela vida
1 | 1
Ampliar

Quando o povo se reúne para a Deus juntos louvar,
não se fecha em si mesmo, não esquece de amar.
[...] O louvor a Deus ensina sua graça partilhar.
[...] A Palavra desafia, não nos deixa acomodar.
A mensagem que traz vida aos aflitos quer chegar.


Com o canto 336 (HPD2), teve início o culto do dia 30 de outubro de 2011 da Igreja da Paz, em Belo Horizonte/MG. Os membros reunidos tiveram um motivo muito especial para cantar os versos do hino 336, que mencionam povo reunido, louvor a Deus, amor, partilhar a graça e, principalmente, que a Palavra quer ser chegar às pessoas: o lançamento do novo Portal Luteranos.

Este meio de comunicação da IECLB, colocado a serviço da missão de Deus no mundo, é justamente um recurso que busca reunir luteranos e luteranas que louvam a Deus e partilham a graça. O Portal Luteranos é, acima de tudo, um formato de anunciar o Evangelho ao maior número possível de pessoas, instantânea e simultaneamente.

O lançamento aconteceu na Comunidade Evangélica de Confissão Luterana em Belo Horizonte, pois foi ali que tudo começou. Na revisão do Planejamento Estratégico elaborado em 2000, nasceu a proposta de melhorar as ferramentas de comunicação da Comunidade em Belo Horizonte. O plano de marketing previa a criação de uma página na Internet.

Em 2002, com o site no ar há alguns meses, a equipe percebeu que o domínio www.luteranos.com.br não deveria ficar apenas em nível comunitário e o Conselho Paroquial aprovou a ideia de ofertar o domínio ao Sínodo Sudeste. O Pastor Sinodal na época, P. Dr. Rolf Schünemann, apoiou a iniciativa e o Conselho Sinodal aprovou a proposta do site ser transformado em Portal, contemplando todas as Comunidades e Paróquias do Sínodo. Na Assembleia Sinodal de maio de 2003, em Araras/RJ, foi lançado o Portal do Sínodo Sudeste.

Quase dois anos após o lançamento e considerando o grande número de acessos ao Portal, o Sínodo pensou em ofertar este domínio a toda a IECLB. A proposta ganhou adesão na Diretoria, no Conselho Sinodal e, na Secretaria Geral da IECLB, por meio do P. Dr. Nestor Friedrich, então Secretário Geral da Igreja.

Em 2006, foi lançado o Portal Luteranos, como Portal nacional da Igreja, no XXV Concílio, realizado em Panambi/RS. Com o apoio de um grupo de trabalho vinculado à Secretaria Geral, a ênfase era permitir a descentralização e a responsabilidade de cada Comunidade, Paróquia e Sínodo com o seu conteúdo, priorizando a qualidade e o cuidado com a dimensão eclesial. O objetivo era contribuir para a unidade da nossa Igreja por meio da visibilidade das atividades das Comunidades, Paróquias, Sínodos, instâncias nacionais, setores de trabalho, grupos, organizações, movimentos, revelando a história, riqueza, amplitude e diversidade da IECLB no país.

Cinco anos depois, no mês da Reforma, para atender à necessidade de ampliação das nossas ferramentas, como Igreja, para a proclamação do Evangelho, o Portal Luteranos entra em uma nova fase, totalmente reformulado, oferecendo conteúdos qualificados, agilidade, eficiência e segurança, sempre reforçando a nossa unidade, os nossos valores e os nossos objetivos em comum.

Na sua fala sobre o lançamento do novo Portal, o Pastor Presidente da IECLB, P. Dr. Nestor Friedrich, destacou que estar na Comunidade em Belo Horizonte para fazer o lançamento do novo Portal era um sinal de gratidão à Comunidade “Vejo este gesto da Comunidade como sinal de uma das características mais bonitas da Igreja luterana, a liberdade. A liberdade que nós temos nos torna gratos, tão gratos que a gente não segura para si aquilo que é bonito. A gente passa para frente. A gente reparte. É isso que move a fé cristã também: viver essa liberdade, essa fé nesse Deus bondoso, que, em Jesus Cristo, vem ao nosso encontro e que cria esta liberdade em todos nós”. O Pastor Presidente explicou que é dessa liberdade que também vive a Reforma. A mensagem contida na Palavra de Deus mobilizou tanto Lutero, que ele percebeu que não poderia segurar aquela informação para si e que as pessoas deveriam entender o que diziam as Sagradas Escrituras, por isso traduziu a Bíblia para a língua do povo, de forma que todos tivessem acesso às palavras do Evangelho e pudessem se apropriar dessa mensagem muito bonita. “Na época, a impressão dos livros ajudou a disseminar a Palavra. Hoje, estamos usando outra ferramenta para levar a Palavra de Deus adiante, torná-la acessível a todas as pessoas, cumprindo a missão que Deus confiou a nós, como Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, a Internet, por isso, esse Portal se torna um meio muito bonito para mostrarmos o nosso jeito de testemunhar a Palavra de Deus”, afirmou o P. Nestor, destacando a importância fundamental da participação comunitária, com conteúdos, sugestões e propostas para melhorarmos sempre. “Tudo o que a gente faz na Igreja só tem sentido se for bom para a Comunidade, para os membros, que são as pessoas mais especiais e a quem a gente quer alcançar e que participam desta caminhada. Peço que oremos para que Deus abençoe este momento novo do Portal e que possamos fazer isso juntos, cuidando deste bem maior, que é a nossa Igreja”, finalizou.

Na sequência, o Pastor Sinodal do Sínodo Sudeste, P. Guilherme Lieven, compartilhou a sua felicidade em constatar que o Portal continua mantendo a sua raiz comunitária. “É um Portal comunitário, que tem a dimensão sinodal e a dimensão de toda IECLB. O Portal é um serviço a Deus, um serviço à Igreja, um serviço às pessoas que acessam. Esse serviço participa da vocação do chamado de Deus de anunciar o Evangelho. Isso é algo maravilhoso e devemos orar e louvar a Deus”, sublinhou o Pastor Sinodal.

Fechando a apresentação, o P. Dr. Rolf Schünemann, Coordenador Eclesiástico do Portal Luteranos, mencionou a sua imensa satisfação em estar novamente na Comunidade em Belo Horizonte para compartilhar a nova fase do Portal “No Portal, temos os rostos de pessoas que fazem a vida da Igreja, das Comunidades. Esta Igreja, que é feita de pessoas, tem a sua razão de ser, pois se volta para as pessoas com uma mensagem. Lembrava de uma palavra do profeta Isaías, que elogiava os pés daqueles que corriam pelas montanhas para levar a mensagem de boa notícia. Depois, Paulo usou esta mesma palavra. Se ele estivesse no século XXI, diria ‘quão formosas são as pessoas que postam as suas mensagens na rede mundial de computadores´, porque elas conseguem, instantaneamente, chegar ao coração e à mente das pessoas com uma mensagem. Estamos tendo a oportunidade de colocar à disposição de 1800 Comunidades do Brasil, dezenas de entidades e instituições ligadas à Igreja, além de parceiros, como Igrejas com as quais nos relacionamos e nos identificamos no nosso propósito comum, que é servir à causa de Deus, o Portal, um espaço de grande mutirão. Conforme diz o Salmo 90, desejamos que Deus abençoe as obras de nossas mãos. Que Ele estenda a sua mão sobre toda esta atividade no mundo da Internet. Quero concluir, recuperando a minha tradição de visitas a essa Comunidade, dizendo ‘que o Portal www.luteranos.com.br tenha um belo horizonte’”.

O culto prosseguiu e a pregação ficou a cargo do Pastor Presidente, que participou à Comunidade o evento realizado no dia 18 de outubro deste ano, em Porto Alegre/RS, em conjunto com a Igreja Evangélica Luterana do Brasil, iniciando a celebração dos 500 anos da Reforma, a serem completados em 31 de outubro de 2017. O P. Nestor ressaltou a rica oportunidade que temos para refletir a respeito da nossa Igreja, da nossa fé, da missão que Deus nos confiou, ou seja, do que Deus espera da gente e citou a leitura bíblica para o Dia da Reforma: Gálatas 5.1 (Para a liberdade foi que Cristo nos libertou. Permanecei, pois, firmes e não vos submetais, de novo, a jugo de escravidão) e 5.6 (Em Cristo, a fé atua no amor). “Ao se apropriar da Palavra de Deus e nela buscar consolo e orientação, Lutero descobre um Deus que é pai, mãe, que é acolhedor e dessa relação nasce uma liberdade que se traduz em uma fé, uma profunda relação de confiança. Fé em Deus é confiança, convicção em Deus. No Cristo crucificado, encontramos este Deus de bondade e amor. Que Deus, em seu amor que liberta, possa abençoar os nossos passos. Que a gente possa viver dessa convicção da relação com Deus. Ele está conosco. Que o Evangelho de Jesus Cristo possa ser fonte de toda a nossa fé. Que Deus abençoe a nossa história e que Ele possa nos inspirar a um testemunho bonito, vibrante, convicto e ativo no amor”, pregou.

O culto também contou com a apresentação musical  do grupo Tocando pela vida, organizado por Gelson Luis da Silva.

Ministraram o culto o Pastor da Comunidade em Belo Horizonte, P. Geraldo Graf, a Pa. Aneli Schwarz, a Diácona Valdinéia Bull e a PPHM Bianca Bartsch. Também esteve presente a Presidente da Comunidade, Tércia Mendes de Souza.
 

MÍDIATECA
COMUNICAÇÃO
+
O Espírito Santo permanece com a santa congregação, ou cristandade, até o dia derradeiro. Por ela, nos busca e dela se serve para ensinar e pregar a Palavra, mediante a qual realiza e aumenta a santificação, para que, diariamente, cresça e se fortaleça na fé e em seus frutos, que ele produz.
Martim Lutero
© Copyright 2019 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br