Lc 14.1,7-14 - 15º Domingo após Pentecostes - 28.08.2016

Caderno de Cultos 2016

28/08/2016

Liturgia e pregação do culto do 15º Domingo após Pentecostes
Dia 28 de agosto de 2016

Acolhida: Acolho a comunidade reunida neste 15º Domingo após Pentecostes, com as palavras das do profeta Jeremias 15. 16 “ Ó Senhor eu sou teu, e por isso as tuas palavras encheram o meu coração de alegria e de felicidade.”
Como famílias cristãs trazemos diante de Deus nossas alegrias, nossas dificuldades , nosso louvor e adoração ao Senhor. Sejam bem vindos os membros desta comunidade bem como os visitantes que hoje estão em nosso meio.
Hino:
Saudação: Nos reunimos em culto em nome do Trino Deus, o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Amém.
Confissão de Pecados:
Confessemos a Deus os nosso pecados.
Muitas vezes, Senhor, pelo nosso egoísmo e iniquidade, não conseguimos respeitar a dignidade humana em nossa comunidade e em nossa sociedade.
Muitas vezes, porque não conseguimos viver em fidelidade contigo e com o nosso próximo, o nosso espírito se empobrece.
Senhor, Deus da Misericórdia, no reconhecimento dos nossos erros, dá-nos forças para sermos sinceros conosco mesmos, com o nosso próximo e contigo, e permanecermos firmes na fé.
Dá-nos forças, Senhor, para evitarmos a covardia diante da mentira e da fraqueza, das injustiças, da pobreza, da doença e da dor e sobre tudo diante de toda a exclusão.
Pois queremos buscar o Bem e não o mal, sabemos que pela tua graça Senhor somos livres para cuidar e amar.
Sejamos reconciliados na tua graça, para navegar com amor neste mundo corrupto e quebrar todo silêncio dos sofridos, com mansidão e coragem. Amém.

Absolvição:
Deus amou ao mundo de tal maneira que deu seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Por isto, alegrem-se, e recebam o perdão em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.
Kyrie:
Por ainda haver tanta injustiça neste mundo, por ainda haver pessoas que se afastam da presença de Deus é que vemos tanta violência, guerras, discriminação, tanta pobreza e miséria. Jesus disse que veio ao mundo para que nós tenhamos vida, e a tenhamos em abundância. Por isso, queremos pedir a Deus tenha pressa em enviar o Reino que será justo a todos. Fazemos isso cantando:
“♫ Pelas dores deste mundo, ó Senhor, imploramos piedade.
A um só tempo geme a criação. Teus ouvidos se inclinam ao clamor,
desta gente oprimida. Apressa-te com tua salvação.
A tua paz, bendita e irmanada com a justiça.
Abrace o mundo inteiro, tem compaixão.
O teu poder sustente o testemunho do teu povo.
Teu reino venha a nós. Kyrie Eleison. ♫”
Glória: Exaltemos o nome do Senhor o nosso Deus cantando... o hino número 253 do HPD 1
Oração:
Eterno Deus, por meio de tua Santa Palavra mostra-nos teu amor, tua vontade, teu poder salvador. Dá que, ao lermos a Bíblia , entendamos esta tua palavra viva; que ela nos conduza a ti e que nos prepare e fortaleça para servirmos aos irmãos. Envia o teu Santo Espírito para que ele abra o nosso coração e nossa mente e assim recebermos e seguirmos a tua palavra. Amém Senhor.
Hino:
Leituras Bíblicas:
Antigo Testamento – Salmo 112
Aclamação do evangelho: Aleluia!
Novo Testamento- Hebreus 13. 1 – 8, 15 – 16

Hino:
Pregação:
Pregação : Lucas 14. 1. 7 – 14
Que a graça do nosso Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus o Pai e a comunhão do Espírito Santo estejam entre nós. Amém.
Vivemos num mundo muito competitivo, onde só interessa ser melhor do que o outro. Saber mais do que o outro, tirar notas melhores do que o outro. Onde nos leva toda essa competição? E por que é tão importante ser o melhor? Sabemos que nem todos podem ser os melhores, e esses, o que acontece com eles?
Nas palavras da nossa pregação de hoje, Jesus observa a atitude dos convidados de uma festa e chama a atenção dos seus seguidores, lhes orienta de como as pessoas deveriam se relacionar e se posicionar diante de Deus e de seu próximo. Estas palavras de Jesus nos faltam muito nos dias de hoje.
Nos dias atuais o ser humano tem valor pela sua aparência, pela roupa de marca, maquiagem bem feita. Muitos até morrem nas mesas de cirurgia por quererem ter um “corpo perfeito”.
Nas escolas existe a seleção dos melhores e dos piores, sem serem olhadas as condições de cada criança e do grau de auxílio que o centro de educação deveria lhe dispor para superar as suas dificuldades.
Em muitas das nossas comunidades cristãs, membros que tem um poder aquisitivo menor, e vem com roupas simples nas celebrações, se sentem constrangidos em participarem dos cultos.
Em sua época Jesus chamou a atenção dos discípulos, mas hoje ainda continuamos vivendo estas mesmas situações. Onde a ostentação, a vaidade, a ganância são colocadas acima da palavra e dos ensinamentos de Jesus Cristo.
Querida comunidade, não é a aparência que define a dignidade da pessoa. Não são as várias medalhas e honras ao mérito que vão fazer dela uma pessoa melhor do que a outra. Ninguém se torna merecedor do Reino de Deus, por considerar-se a si mesmo melhor do que os outros, ninguém se torna o primeiro por ter sofrido muito nesta vida. Por mais que nós façamos, por mais que nós soframos, por mais impressionante e fantástica que tenha sido e seja ainda hoje a nossa vida não podemos nos considerar melhores ou superiores a ninguém. Quem define a dignidade de ocupar os primeiros lugares é o dono da festa, é Deus.
Deus intervém no mundo através de Jesus Cristo, para nos ensinar a humildade, a paciência, a misericórdia, o amor ao próximo e a obediência a Deus . E tudo isso Deus nos oferece nas Sagradas Escrituras, no Sacramento do Batismo e da Santa Ceia. O que Deus espera de nós é bem diferente de como nós somos e agimos hoje, por isso nas palavras do evangelho de hoje, Jesus mais uma vez nos chama atenção, nos dá um puxão de orelhas, por que nos deixamos tentar pelas seduções do pecado e nos afastamos com muita facilidade dos caminhos de Deus.
Certa vez uma jovem me disse: Querida colega, eu andava sempre bem vestida com roupas de marca, sapatos de salto e com o rosto todo pintado, maquiado. Brincos enormes. Queria chamar a atenção, queria ser a garota mais bonita do local.
Grande coisa que eu fiz! Depois de alguns anos, me dei conta do quanto eu era infeliz e solitária. O meu jeito de vestir afastava as pessoas de mim. Aqueles brincos enormes rasgaram minhas orelhas. Aquela maquiagem escondia a minha verdadeira beleza. O meu senso de competição não me deixou ver as pessoas maravilhosas que Deus colocara ao meu redor. Quando eu me despi de tudo aquilo, meus olhos se abriram para uma vida verdadeira, onde andar de chinelo e bermuda era bom e me deixava feliz. As pessoas se aproximaram de mim, pois as via com outros olhos. Comecei a participar das atividades da minha comunidade e me doar mais a trabalhos sociais, até que fui convidada a estudar teologia para me tornar pastora da IECLB.
Jesus em seus ensinamentos, quer nos ajudar a encontrarmos o verdadeiro caminho da felicidade, que não está na ostentação e na competição, mas está lá na simplicidade de saber ser o último junto com tantos outros. Pois se Deus está em nosso coração dificuldades podem ser superadas. Com Deus no coração e seguindo a sua santa vontade, sempre vamos ter a esperança e a certeza, de que coisas melhores e dias melhores virão não somente para mim, mas para todos estes que creem e trabalham por um mundo mais fraterno.
A fé em Jesus Cristo é o caminho para ocuparmos um lugar digno diante de Deus o Pai, não por que o mereçamos, mas pela graça do próprio Criador. Amém.
Credo Apostólico:
Motivação da oferta:
Hino:
Avisos:
Oração de intercessão:
Motivar a comunidade a lembrar das pessoas e situações pelas quais orar.
1.________________________
2.________________________
3.________________________

Bênção:
Deus te abençoe, te proteja e te guarde,
Deus incline seu rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti
O Senhor sobre ti levante sua face e te conceda a sua santa paz.

Envio: Agora vão. Busquem servir o exemplo de Jesus cristo, que não veio para ser servido, mas para servir e dar a vida em resgate de muitas pessoas. Vão em paz e sirvam ao Senhor com alegria.


 


Âmbito: IECLB / Sinodo: Mato Grosso
Área: Celebração / Nível: Celebração - Ano Eclesiástico / Subnível: Celebração - Ano Eclesiástico - Ciclo do Tempo Comum
Natureza do Domingo: Pentecostes
Perfil do Domingo: 15º Domingo após Pentecostes
Testamento: Novo / Livro: Lucas / Capitulo: 14 / Versículo Inicial: 7 / Versículo Final: 14
Título da publicação: Caderno de Cultos - Sínodo Mato Grosso / Ano: 2016
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 38279
REDE DE RECURSOS
+
Deus, ao atender uma oração, atende-a de modo maravilhoso e rico, assim que o coração humano é por demais apertado para poder compreendê-lo.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br