"Levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima"

09/07/2014

Levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima

Esta frase da música Volta por Cima, de Paulo Vanzolini, condensa a atitude que queremos ter neste dia que se segue à derrota dolorosa no jogo contra a Alemanha. Ganhar é fácil; perder é um exercício que requer a habilidade de encontrar forças em meio à tristeza, ao vazio, à vergonha e ao inesperado. Requer a humildade de aceitar o resultado sem imiscuir-se em acusações e chacotas. Requer a capacidade de saber que a frustração da derrota carrega, em si, a possibilidade de aprendizados inescapáveis.

A fé cristã nos capacita para o enfrentamento da derrota uma vez que inverte valores e julga como lucro aquilo que, em princípio, anuncia-se como perda (Filipenses 3:7-14). É fé que não fica patinando no que sucedeu, mas avança na direção do que está por vir. Nas palavras do apóstolo Paulo: esqueço-me do que fica para trás e avanço para o que está na frente (Filipenses 3:13). Não que devamos apagar da memória as nossas derrotas, pois perderíamos a oportunidade dos aprendizados que elas trazem, mas que elas não nos enredem e não nos façam sua presa. Esqueçamo-nos, isto sim, da vontade de retaliação. Esqueçamo-nos da raiva, da atitude de vingança. As lições tiradas das nossas derrotas, precisam fazer de nós pessoas melhores, e não o contrário.

No cerne da fé cristã reside a ressurreição. A morte, derrota última à qual está submetida a vida, é vencida pelo amor teimoso de um Deus que não a deixa ter a palavra final. Que inspirados e inspiradas por este Deus, saibamos avançar para a frente, levantar, sacudir a poeira e dar a volta por cima.

Rio de Janeiro, 9 de julho de 2014.
Pa. Lusmarina Campos Garcia
 


Autor(a): Lusmarina Campos Garcia
Âmbito: IECLB
Área: Missão / Nível: Missão - Sociedade / Subnível: Missão - Sociedade - Copa do Mundo
Natureza do Texto: Manifestação
Perfil do Texto: Mensagem
ID: 29025
REDE DE RECURSOS
+
Importa, acima de tudo, que homem e mulher convivam em amor e concórdia, para que um queira ao outro de coração e com fidelidade integral.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br