Levantemos...

Senhas diárias

30/03/2020

O profeta Jeremias está falando com o povo de Jerusalém, especialmente para o rei, sua corte e as lideranças da cidade, que são as autoridades que ali residem. Ele diz que vai fazer cair castigo sobre toda a cidade por culpa da infidelidade para Ele, Javé. E sua mensagem é de reflexão para estas pessoas: Se alguém cai, não vai se levantar novamente? Ou vai ficar no chão? A resposta é obvia: Vai levantar! E também pergunta: Se alguém está indo para algum lugar e erra o caminho, se desviando do rumo certo, não vai retornar e buscar o caminho certo? A resposta também é óbvia: Vai retornar e ir pelo certo. A pergunta seguinte é: Se assim é, por que este povo continua fazendo o que é errado, mesmo sabendo que não é o que o Senhor quer? Jeremias alerta e exorta o povo a tomar consciência de seus caminhos errados e que levam para longe de Deus. Faz este alerta especialmente para as autoridades e lideranças, pois elas são o exemplo que o povo segue. Deus está irritado com a insistência no mal e em seguir falsos deuses com doutrinas que não são do Senhor. É um alerta para nós, pois nos exorta a mudar aquilo que não está bem e que não é da vontade de Deus e continuamos a fazer. Cair, diante de Deus, em pecado, não é o problema maior, pois somos falhos e costumamos fazer muitas coisas erradas. Precisamos evitar com todas as nossas forças, é claro. E levantar para o bem e o certo. Mas o erro principal é continuar errando mesmo sabendo que não está certo.
Jesus nos acolhe e diz que todas as pessoas que virem a ele, não importando o seu pecado e seus erros serão acolhidas, perdoadas e direcionadas para o bom caminho. Ele nunca vai mandar embora alguém que se arrepende e volta para Ele, buscando seguir sua vontade. Isso vale para nós. Se erramos, como diz o apóstolo João (1.ª João), precisamos manter a esperança e a confiança que Jesus está diante do Pai e intercede por nós. Mas, ao sabermos e confiarmos isso, precisamos nos esforça e buscar mudar nosso jeito de ser. Isso se faz na busca por Jesus, em oração, estudo da Palavra e, especialmente, no amor ao próximo. Enquanto estivermos fazendo o bem, menos tempo teremos para fazer o mal. Isso já começa em casa.


Autor(a): P. Luiz Carlos
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Rio Claro (SP)
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 55745
REDE DE RECURSOS
+
O que o Senhor planeja dura para sempre. As suas decisões permanecem eternamente.
Salmo 33.11
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br