Liturgia batismal - Compromisso de pais, madrinhas e padrinhos, comunidade

No caso de pessoas que possam responder por si próprias, o compromisso é manifesto por padrinhos e madrinhas e pela comunidade. No caso de pessoas que não possam responder por si próprias, o compromisso é expresso também (e, na seqüência, em primeiro lugar) por pais e mães.

O compromisso de pais e mães refere-se especificamente a: no amor pelos seus filhos e filhas, espelhar o amor de Deus; conduzir seus filhos e filhas à fé e ensiná-los e ensiná-las a orar.

O compromisso de padrinhos e madrinhas refere-se especificamente a: através do exemplo, das orações e da instrução, conduzir as pessoas batizadas à fé, familiarizá-las com a casa de Deus, o Pai nosso, o Credo, os Dez mandamentos e as Sagradas Escrituras, para que possam viver seu batismo no dia-a-dia.

O compromisso da comunidade refere-se especificamente a: através de palavras e atos, orientar e sustentar as pessoas batizadas para que sigam a Jesus Cristo e se tornem membros fiéis de sua igreja.

Como tais compromissos são extremamente exigentes e sua realização ultrapassa em muito as capacidades humanas, cada um dos três grupos invoca a ajuda divina, respondendo “sim, com o auxílio de Deus”.

Após o compromisso, segue-se um cântico comunitário.

Fonte: Livro de Batismo da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil
- Portal Luteranos
 

Ó Deus, meu libertador, tu tens sido a minha ajuda. Não me deixes, não me abandones.
Salmo 27.9
© Copyright 2019 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br