Liturgia batismal - Liturgia de entrada

Liturgia de entrada.
   Canto de entrada
   Procissão batismal
   Acolhida
   Saudação apostólica ou voto inicial
   Confissão de pecados com anúncio da graça ou absolvição (opcional)
   Oração do dia
   Canto comunitário

L é empregado para designar a pessoa que preside a liturgia.

Nas comunidades que têm por costume celebrar o tríduo pascal ou, pelo menos, a vigília pascal, o círio pascal estará colocado, aceso, junto à fonte batismal, quando iniciar o culto, ou será trazido à fonte batismal, aceso, junto com a procissão batismal. Durante o canto de entrada, a comunidade se coloca de pé para saudar o grupo batismal que entra em procissão.

L recebe à porta da igreja o grupo batismal (formado pelas pessoas a serem batizadas, padrinhos e madrinhas, o pai e a mãe) e o conduz em procissão até a frente da comunidade onde toma assento em lugar especialmente reservado. Podem entrar junto com o grupo batismal: presbíteros e presbíteras, que levam o círio pascal e o colocam junto à fonte batismal, e a equipe de liturgia.

Na acolhida L, que preside o culto, saúda informalmente toda a assembleia litúrgica (comunidade, grupo batismal e demais pessoas e grupos que desempenham funções específicas nesse culto). Inicia com a citação de um versículo bíblico (normalmente de um salmo), e, entre outras manifestações, dá as boas-vindas, lembra o motivo desse encontro e convida as pessoas a se sentirem bem.

Segue-se uma saudação formal. Ela expressa que o culto se realiza em nome e na presença do trino Deus. Pode ser proferida na forma de uma saudação apostólica (mais ou menos elaborada), de uma declaração trinitária ou de outra fórmula.

A confissão de pecados não é imprescindível e raramente aparece nas liturgias batismais das diversas tradições. No entanto, ela pode ser bastante significativa, especialmente em vista da recordação do batismo das pessoas já batizadas.

A oração do dia encerra a liturgia de entrada e prepara para o ouvir da Palavra. Seu conteúdo está relacionado com o batismo, que é o tema específico desse culto. O canto comunitário é opcional e de cunho batismal.

Fonte: Livro de Batismo da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil
- Portal Luteranos
 

Tudo o que está nas Escrituras foi escrito para nos ensinar, a fim de que tenhamos esperança por meio da paciência e da coragem que as Escrituras nos dão.
Romanos 15.4
© Copyright 2019 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br