Liturgia batismal - Profissão de fé

Este elemento litúrgico é parte do núcleo central do rito do batismo. Ao que tudo indica, aquela fórmula trinitária que acompanhava o ato batismal já em época neotestamentária foi sendo elaborada e ampliada com o tempo, até alcançar, no século 2, a forma de um credo. A formulação plena do Credo Apostólico, o credo batismal em voga no ocidente, deu-se no século 3.

Com o credo, a igreja professa publicamente os atos salvíficos de Deus na história e, simultaneamente, proclama uma resposta de adesão e obediência. A pessoa a ser batizada, ao proferir o credo, manifesta como sua a fé aceita e proclamada pela comunidade cristã na qual se insere. Associa-se, assim, à expressão da fé da igreja local, que é sinal da igreja universal. Com a igreja local e a igreja universal, exalta a continuidade do mistério histórico-salvífico da redenção e compromete-se com uma vivência coerente da fé. Ao fazê-lo, louva Deus pelos seus grandes feitos na história.

O elemento litúrgico que precede a profissão de fé é a renúncia e adesão. A profissão de fé é também uma expressão de adesão a Cristo. Assim como o elemento litúrgico da adesão, a profissão de fé é o outro lado da renúncia. Pela profissão de fé as pessoas batizadas aderem a Cristo, morto e ressuscitado. Elas recebem a salvação oferecida no batismo, na medida em que aceitam livremente pela fé esse dom de Deus. É por isso que o ato do batismo é precedido pela renúncia a tudo que obstaculiza a vinda do Reino de Deus e pela profissão de fé em Deus Pai, Filho e Espírito Santo.

Tertuliano (aproximadamente 160 a 220) e Hipólito de Roma (século 3) situavam a profissão de fé no centro da liturgia batismal, acompanhando o próprio ato da tríplice imersão. Antes de cada imer55 são, a pessoa que estava sendo batizada proferia um artigo do Credo Apostólico, respondendo a uma pergunta correspondente de L. Assim, o Credo era a própria fórmula batismal, circunstância que persistiu até o século 9, quando veio a ser adotada na igreja ocidental uma breve fórmula declaratória para acompanhar o ato batismal.

Atualmente, a profissão de fé ocorre após a renúncia e adesão, antes do ato batismal ou da oração das águas.
 

Fonte: Livro de Batismo da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil
- Portal Luteranos
 

Felizes aqueles que ajudam os pobres, pois o Senhor Deus os ajudará quando estiverem em dificuldade!
Salmo 41.1
© Copyright 2019 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br