Liturgia batismal - Recepção pela comunidade e entrega do certificado de batismo

Pelo batismo, pessoas ingressam numa comunidade cristã. Nada mais coerente, pois, do que incluir na liturgia batismal um ato de recepção das pessoas recém-batizadas, pela comunidade.

Em termos de conteúdo este ato litúrgico há de mencionar temas como: o ingresso das pessoas recém-batizadas no corpo de Cristo, na igreja cristã, nessa específica comunidade local; alegria e gratidão por parte da comunidade; as boas-vindas da comunidade; o compartilhar do mesmo sacerdócio ou ministério; o compromisso de apoio e consolo mútuos e a partilha dos dons recebidos de Deus.

Neste elemento litúrgico atuam um/a representante da comunidade e a própria comunidade como um todo. A realização desse ato pode ser bastante espontânea e deveria seguir formas de boas-vindas próprias dos costumes locais.

É coerente entregar às pessoas recepcionadas, neste ato, os certificados de batismo, além de objetos condizentes com o momento, como: livro de orações, distintivo da comunidade ou outras lembranças.

A recepção pela comunidade desemboca, ao natural, no gesto da paz.
 

Fonte: Livro de Batismo da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil
- Portal Luteranos
 

Nós te damos graças, ó Deus. Anunciamos a tua grandeza e contamos as coisas maravilhosas que tens feito.
Salmo 75.1
© Copyright 2019 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br