Liturgia de Sepultamento - Infantes

Caderno de Cultos 2022 - Sínodo Mato Grosso

01/03/2022

 

Liturgia de Sepultamento – Infantes

Caderno de Cultos 2022 - Sínodo Mato Grosso

Leituras: Sl 121.1; Mt 11.28-30. Mensagem: Jó 42.1-6.

P. Isaías Steinmetz

 

Acolhida

Em meio à dor e ao luto. Em meio à aflição e ao sofrimento. Em meio às lágrimas e ao coração partido nos reunimos para buscar o consolo do Senhor.

Assim nos diz o salmista: Elevo os meus olhos para os montes, de onde me virá o socorro? O meu socorro vem do Senhor, que fez o céu e a terra” Sl 121.1

Invocação Trinitária

É por crermos que podemos chorar e buscar consolo na presença de Deus que nos achegamos aqui. No nome e na presença do Trino Deus trazemos nossos corações. No nome do Deus que é Pai, que é Filho e que é Espírito Santo (+), amém.

Oração

Oremos: Misericordioso e Eterno Deus, nos reunimos diante de ti para pedir por teu consolo. Cremos e confiamos em ti, no teu amor e na tua graça. Vem, Senhor, acalentar nossos corações neste momento de perda. Vem com teu Espírito Santo nos abraçar e mostrar-nos a tua infinita misericórdia. No nome de Jesus oramos, amém.

Jesus Cristo diz: “Venham a mim os cansados e sobrecarregados e eu vos aliviarei” Mt 11.28

Hoje estamos com o coração pesado, pedindo que Jesus nos ajude a nos despedirmos desta criança. Viemos nos despedir de _____________________, entregando-a às mãos de misericórdia do Senhor e pedindo que Ele esteja ao nosso lado neste momento tão difícil.

 

Hino: Se eu tiver Jesus ao lado (LCI 632)

 

Leitura do Evangelho: Mateus 11.28-30

Acompanhemos as palavras de Jesus, conforme o Evangelho de Mateus, capítulo 11, versos 28 a 30:

— Venham a mim todos vocês que estão cansados e sobrecarregados, e eu os aliviarei.  Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, porque sou manso e humilde de coração; e vocês acharão descanso para a sua alma. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve.

Mensagem:

Que a graça do Senhor Jesus, o amor de Deus, o Pai, e a comunhão do Espírito Santo estejam presentes conosco neste momento, amém.

A morte é algo com que não estamos acostumados. Por mais que saibamos que nossos dias terão o fim, ainda não aprendemos e não nos acostumamos com esta triste realidade. Mais difícil ainda é se despedir de alguém tão jovem.

É certo que a dor nos trouxe até aqui neste momento. Também é certo que Deus não nos desamparou, nem abandonou, mas se faz presente em todos os momentos, especialmente neste.

Acompanhemos o relato bíblico de Jó 42.1-5:

Então Jó respondeu ao Senhor e disse: “Bem sei que tudo podes, e nenhum dos teus planos pode ser frustrado. Tu perguntaste: ‘Quem é este que, sem conhecimento, encobre os meus planos?’ Na verdade, falei do que eu não entendia, coisas que são maravilhosas demais para mim, coisas que eu não conhecia. Disseste: ‘Escute, porque eu vou falar; farei perguntas, e você me responderá.’ Eu te conhecia só de ouvir, mas agora os meus olhos te veem.

Jó sentiu a dor de perder um filho. Ele sentiu esta dor profunda. Seu coração ficou triste e pesado. Seus amigos vieram de longe para consolá-lo. Ficaram em silêncio ao seu lado por 7 dias. Tamanha era sua perda que o silêncio foi o maior consolo que seus amigos puderam dar.

Em meio ao silêncio e ao sofrimento Jó sabia que estava na presença de Deus. Deus estava ao seu lado e isto lhe serviu de consolo.

Querida comunidade, família e amigos. Hoje nos silenciamos. Nos silenciamos ao lado de vocês para ouvir a presença de Deus. Nos silenciamos, pois a morte nos deixa sem palavras. E em meio ao sofrimento clamamos pela presença de Deus.

No texto que ouvimos a pouco, acompanhamos o relato de Jó após enfrentar seu sofrimento. Ele compreendeu que não eram explicações que lhe traziam o consolo. Não foram palavras vazias que lhe trouxeram consolo. Mas o sofrimento o ajudou a perceber que Deus estava ao seu lado o tempo todo.

Jó percebeu que Deus o consolou, por isto agora ele pôde ter a certeza de que estava vendo Deus em sua vida.

Esta criança não está desamparada. A família e comunidade também não. Por mais doloroso que seja nos despedirmos de ______________________, cremos que Deus está ao nosso lado, que Ele chora junto conosco. Que a presença de Deus em nosso silêncio nos ajude e que Deus nos traga seu consolo e sua paz aos nossos corações. Amém.

 

Hino – Em nada ponho a minha fé (LCI 614)

 

Oração

Oremos: Querido Deus consolador, estamos diante de ti em silêncio. Cremos na tua presença e no teu cuidado. Cremos que Tu és Senhor e confiamos nossa vida em tuas mãos. Vem, Senhor amado, carregar esta família em tuas mãos de misericórdia. Que possam sentir-se abraçadas e amparadas por ti. Ajuda-nos a, em meio ao luto, nos silenciarmos e ouvirmos a tua presença.

Lembra-nos, Senhor, da esperança para a vida eterna por meio de Cristo Jesus, Lembra-nos, Senhor, da tua eternidade e de que podemos encontrar refúgio em teus braços de amor e misericórdia.

Ensina-nos a depender de ti e a confiar a brevidade dos nossos dias em tuas mãos. Ensina-nos a esperar em ti e a crer que nos encontraremos todos perante ti, e que de eternidade em eternidade teu amor dura para sempre.

Tudo o que temos e o que somos, toda nossa dor e confiança, trazemos diante de ti com as palavras que teu filho, Jesus, nos ensinou dizendo: Pai nosso, que estás nos céus...

 

Leitura dos dados pessoais

 

Encomendação

Misericordioso Deus, na segura, silenciosa e consoladora esperança da ressurreição para vida eterna, por meio de nosso Senhor Jesus Cristo, encomendamos a ti o(a) nosso (a) irmão (ã) __________________.

Recebe-o em teus braços e guarda-o junto a ti até o dia do encontro de todos nós.

O Senhor guardará a tua alma. O Senhor guardará a tua entrada e a tua saída, desde agora e para sempre. Paz seja contigo. Amém.

 

Despedida

Vamos, em silenciosa paz, e acompanhemos nosso (a) irmão (ã) ao seu derradeiro descanso.

 

No cemitério – (posicionar-se próximo à sepultura)

 

Disse Jesus: “Eu sou a ressurreição e a vida, quem crer em mim, ainda que morra, viverá” João 11.25

Jesus Cristo fala sobre ter esperança em meio à dor da perda. Esperança de que Ele está ao nosso lado. Esperança de que nos veremos na Eternidade. Esperança de que no silêncio do luto Deus se faz presente em nossas vidas.

Que Cristo encha nosso coração de esperança e que nos ajude a perceber o seu consolo e seu amor sobre nós.

 

(Enquanto o esquife é baixado à sepultura pode-se deixar o momento em silêncio ou cantar o hino Graças dou por esta vida – LCI 479)

 

Visto que Deus, o Onipotente, foi servido em Sua providência chamar para si _____________________________ o entregamos a terra.

Terra à terra. Cinza às cinzas. Pó ao pó. Na segura e certa esperança da ressurreição para a vida eterna, mediante nosso Senhor Jesus Cristo.

Da terra fostes formado e à terra tornarás. Jesus Cristo, nosso Salvador, te ressuscitará no último dia.

 

Oramos:

Senhor Jesus, teu amor venceu a morte e nos trouxe esperança para a vida eterna. Por tua graça, cuida de nós e acompanha em especial esta família. Ajude-os a encontrarem a tua presença nos momentos de dor e de silêncio.

Amado Deus, lembra-nos todos os dias da esperança da ressurreição para a vida eterna. Lembra-nos que tua presença nos consola e que em Ti temos refúgio seguro.

Louvamos a ti por teu amor e misericórdia. Louvamos-te pela tua presença.

E, em conjunto, oramos conforme Jesus nos ensinou: Pai nosso, que estás nos céus...

 

Benção

Que o trino Deus, Pai, Filho e Espírito Santo, esteja com vocês. Que Deus, em sua graça, acompanhe vocês e que derrame a sua presença consoladora e restauradora sobre todos nós.

Que o Senhor te abençoe e te guarde. Que o Senhor faça resplandecer o rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti. Que o Senhor, sobre ti, levante o seu rosto e te dê a paz.

Assim nos abençoe o trino Deus: Pai, Filho e Espírito Santo (+), amém.

 

Envio

Vamos, pois, acompanhados por Deus, crendo que Ele continuará ao nosso lado e que seu consolo nos sustentará. Que a paz de Cristo esteja com todos nós. Amém.


Autor(a): Pastor Isaías Steinmetz
Âmbito: IECLB / Sinodo: Mato Grosso
Área: Celebração / Nível: Celebração - Liturgia
Testamento: Antigo / Livro: Jó / Capitulo: 42 / Versículo Inicial: 1 / Versículo Final: 5
Título da publicação: Caderno de Cultos - Sínodo Mato Grosso / Ano: 2022
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 66242
REDE DE RECURSOS
+
Quando eu sofro, eu não sofro sozinho. Comigo sofrem Cristo e todos os cristãos. Assim, outros carregam a minha carga e a sua força é também a minha força.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br