Liturgia do 1º Domingo de Advento 2013

Obra Gustavo Adolfo

01/12/2013


LITURGIA PARA O PRIMEIRO DOMINGO DE ADVENTO – 2013

A presente liturgia é uma sugestão que a Obra Gustavo Adolfo/OGA põe à disposição das comunidades para a celebração do culto no 1º Domingo de Advento, quando as ofertas se destinam para o trabalho da OGA em favor de comunidades que necessitam de auxílio. Elaboramos uma liturgia bem ampla, inclusive com “costuras” detalhadas entre as partes. Esta proposta é um subsídio que nós preparamos e que pode/deve ser adaptado à situação local da comunidade.
Além disso, está previsto um espaço para o lançamento do tema do ano para 2014, para o que há subsídios específicos enviados pela Direção da Igreja que não constam nesse material.

SINOS
Prelúdio cantado: HPD 5 – Erguei os arcos triunfais...  Durante este hino, pode-se acender a primeira vela da coroa de advento ou ser acesa(s) a(s) vela(s) do altar.
LITURGIA DE ABERTURA
L. Acolhida com o lema da semana: “Mostra-nos, Senhor, a tua misericórdia e concede-nos a tua salvação” (Sl 85.7).   Com esta palavra do salmista somos todos acolhidos nesta manhã, em culto, quando celebramos o primeiro domingo do Advento.  Clamamos junto com o salmista: “Mostra-nos, Senhor, a tua misericórdia e concede-nos a tua salvação.” E ainda pedimos: Dá-nos, Senhor, um abençoado tempo de Advento. Prepara-nos para que celebremos com alegria, vigilantes e em oração este tempo especial. Faze de nossa comunidade instrumento da tua paz!
L. Saudação trinitária: Reunimo-nos em culto, o encontro de Deus conosco, em nome do Trino Deus: Pai, Filho e Espírito Santo (+). Amém.

HPD 308 – Advento é tempo de preparação...  Caso a vela da coroa de Advento não tenha sido acesa no prelúdio, sugere-se que seja feito durante o hino.
L. Ouçamos a leitura do salmo desta primeira semana de Advento:
Salmo da semana: Sl 122  
L. Alegrai-vos! – convida o salmista. Aceitemos este convite, sejamos testemunhas da alegria, pela fé, no Senhor. Portanto, cantemos:
HPD 398 – Alegrai-vos sempre no Senhor... 
L. Vigiai! – Advento é também tempo de vigilância. Aquele que se prepara, vigia. Comunidade cristã está vigilante pela criação de Deus. Há que se perceber e clamar por todas as situações de sofrimento e injustiça que entristecem o Senhor e carecem de sua misericórdia e transformação. Tem piedade, Senhor!

Kyrie Eleison: HPD 344 – Tem piedade, Senhor. ... 
L. Orai! – À oração somos sempre “convocados” como discípulos e discípulas do Senhor. Jamais cessemos de orar, pois para a oração somos vocacionados pelo Espírito Santo. De pé, oremos:
Oração do dia: Senhor Deus, Pai Celeste. Nós te agradecemos por nos teres enviado o teu Filho, cujo nome é Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte e Príncipe da Paz. Que nos livrou do pecado e nos reconciliou contigo, através da auto-doação que celebramos na Ceia do Senhor. Ilumina-nos, Senhor, pelo Espírito Santo, de modo que não desprezemos a Palavra e nem nos escandalizemos em confessar Seu nome. Por Jesus Cristo, nosso Senhor, que contigo, Pai, e na unidade do Espírito Santo vive e reina para sempre. Amém.                                                                                                                                                                                                                                                        

LITURGIA DA PALAVRA

L. Queremos agora ouvir o que Deus nos tem a dizer através de sua Palavra como consolo e orientação de vida. Para preparar nossos corações para ouvir esta Palavra de Deus, cantemos:

HPD 1 – Como hei de receber-te (estrofes 1 e 2)

Primeira Leitura: Isaías 2.1-5

L. Jesus Cristo diz: Vigiai e orai, porque não sabeis em que dia vem o Senhor! Aclamemos o Evangelho, cantando Aleluia!

C. Aleluia

Segunda Leitura: Mateus 24.36-44.

Pregação

L.: Como resposta à Palavra ouvida e como nossa confissão de fé, cantemos:

HPD 1 – Como hei de receber-te (estrofe 4)

Motivação para o recolhimento das ofertas (conforme folheto da OGA)

Hino e recolhimento das ofertas: HPD 2 –  Todo mundo louve a Deus

Lançamento do novo tema do ano da IECLB (veja proposta para este momento nos subsídios enviados pela Direção da Igreja)

Oração geral da Igreja:

L. Vigilantes à espera da vinda do Senhor, oremos pelo mundo, pela Igreja e por todas as pessoas, de acordo com suas necessidades.

Oramos por todas as pessoas cristãs para que estejam alertas à presença de Cristo em seu meio e que, em seus atos e palavras, a luz de Cristo brilhe através delas.
Oramos pela Igreja, por suas lideranças e membros para que se mantenham firmes no compromisso profético de anunciar e celebrar o Advento de Cristo.
Oramos por nossa Igreja e pelo novo tema a nos nortear nesse novo Ano Eclesiástico. Que o Espírito de Deus nos ajude a oferecer/proporcionar uma multiplicidade de espaços para momentos de vidas em comunhão em cada comunidade da IECLB.
Oramos pela paz no mundo todo e pela paz em cada cidade para que elas possam ser vias em que vidas em comunhão sejam viáveis.
Oramos pelos governantes para que exerçam suas funções com honestidade e a serviço de todo o povo, especialmente em favor das pessoas empobrecidas em nosso mundo.
Oramos por todas as pessoas enlutadas, deprimidas, entristecidas e sós neste tempo de Advento. Que possam experimentar em meio às dores, raios de luz e de esperança.
Oramos por todas as pessoas doentes e aquelas em recuperação, para que experimentem o amor confortador de Cristo.
Deus de misericórdia, ouve nossa oração e auxilia-nos a caminhar nos teus caminhos com fé, esperança, amor e alegria. Amém.

LITURGIA DA CEIA DO SENHOR

Ofertório e preparo da mesa

L.: Deus nos dá motivos de alegria. Ele, também, nos convida a vigiar e orar pela paz. No Advento celebramos e nos preparamos para festejar a revelação de Deus, em Jesus Cristo, no Natal. Na Ceia do Senhor somos convidados a olhar para o verdadeiro Advento no qual vamos celebrar a plena comunhão com Cristo, no Reino. Vamos, agora, preparar a mesa da comunhão.

(Enquanto as ofertas e os elementos da Ceia são trazidos, a comunidade canta)

HPD 359 – Te ofertamos nossos dons, a serviço do teu Reino.
Te ofertamos nossa vida por tua causa e teu amor.

Oração do Ofertório

L.: Senhor, com mão generosa tu dás condições para podermos ter o necessário para a vida. Em gratidão a ti colocamos em tuas mãos parte do que nos deste. Recebe, Senhor, o que colocamos à mesa. Dá que este pão e este fruto da videira sejam recebidos por nós, nesta Ceia, como comida e bebida da salvação em Cristo Jesus. Amém

Oração eucarística

L.: (Prefácio) Nós te damos graças, ó Deus, porque és o Senhor da história. Tu te revelaste como Deus que salva, liberta e que quer, em amor, nos incluir na Eterna Aliança. Por isto, com gratidão e alegria, glorificamos o teu nome cantando:

HPD 125.1 Santo, Santo, Santo! Deus onipotente! Cantam de manhã nossas vozes com ardor.
Santo, Santo, Santo! Bom e verdadeiro! És Deus triúno, excelso Criador!

L.: (Anamnese) Senhor, nós te louvamos e te glorificamos por teu Filho Jesus Cristo, que veio ao mundo a fim de salvar e unir todas as pessoas. Por isto foi odiado, perseguido e morto. Mas tu o ressuscitaste para que nós pudéssemos ter a esperança da Vida Eterna. Por tudo isto nós somos gratos a ti e recordamos a noite em que Jesus foi traído.

L.: (Narrativa da instituição) Na noite em que foi traído, nosso Senhor Jesus Cristo tomou o pão, rendeu graças, o partiu e o deu aos seus discípulos dizendo: Tomai e comei. Isto é o meu corpo que é dado por vós. Fazei isto em memória de mim.

L.: Do mesmo modo, após cear, tomou Ele o cálice, rendeu graças e o deu aos seus discípulos dizendo: tomai e bebei, este cálice é a nova aliança no meu sangue para a remissão dos vossos pecados. Fazei isso todas as vezes que o beberdes em memória de mim.

L.: (Epiclese) Envia, ó Deus, o Espírito de vida e de amor, de unidade e de comunhão, para que, partilhando o pão da vida e o cálice da salvação, nos tornemos, em Cristo, um só corpo que vigia e promove a paz.

HPD 367 – Envia teu Espírito, Senhor, e renova a face da terra.

L: (Mementos) Lembra-te, Deus, dos teus fiéis de todos os tempos e que já partiram desta vida. Unidos a eles, proclamamos o teu louvor e anunciamos a tua Palavra a todas as pessoas.

Hino: Por Cristo, com Cristo e em Cristo, seja a ti, Pai todo-poderoso, na unidade do   Espírito Santo, toda a honra e toda glória, agora e para sempre. Amém, amém, amém.

Pai Nosso

Gesto da Paz

L.: Deus, em Cristo, é a paz verdadeira. A paz, de forma plena, ainda não está entre nós. É um desejo e uma busca. Neste Advento, mais uma vez, somos desafiados a buscar a vigilância e a paz, que brotam de um coração grato, que se alegra em Cristo e que ora pela paz. Em um gesto de reconciliação comunitária, desejamo-nos mutuamente a paz de Cristo.

Fração

L.: O Cálice, pelo qual damos graças, é a comunhão do sangue de Cristo.
O Pão, pelo qual damos graças, é a comunhão do corpo de Cristo.

Agnus Dei

L.: Cordeiro de Deus, que tiras o pecado do mundo

HPD 371 – Cordeiro de Deus, que tiras o pecado do mundo...

Comunhão

LITURGIA DE DESPEDIDA
Avisos comunitários
L. Oração final: Pai, trazemos nossa gratidão a ti no início do novo ano eclesiástico. Até aqui conservaste a nossa vida. Pedimos-te: Conduze-nos e guia-nos também no futuro. Ajuda-nos a aproveitar o tempo que descortinas diante de nós para fazer o bem, exercitar o amor e semear a paz! Amém.

Bênção final:  
L. Despeçamo-nos deste momento de culto aqui para uma vida toda de culto a Deus neste novo ano da Igreja que hoje inicia recebendo a bênção de Deus:
O Senhor te abençoe e te guarde;
O Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti;
O Senhor sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz.!     
Envio:  
L. Alegrai-vos! Vigiai e orai pela paz!  Vão e, assim, acolhendo e respondendo a este imperativo da fé, sirvam ao Senhor! Demos todos graças a Deus!
HPD 235 – Seu nome é Maravilhoso, seu nome é Conselheiro... 
SINOS

Liturgia elaborada por: Bianca Goede Giesch, Eloir Enio Weber e Martin Volkmann

REDE DE RECURSOS
+
ECUMENE
+
A Bíblia é uma erva: quanto mais se manuseia, mais perfume ela exala.
Martim Lutero
© Copyright 2020 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br