Liturgia para o Culto da Reforma

Outubro de 2013

24/10/2013

Prelúdio

Saudação
L Dou as boas vindas a cada uma e cada um de vocês. Hoje celebramos os 496 anos da Reforma da Igreja. Como é de nosso conhecimento, a Reforma foi um movimento liderado por Martim Lutero, que não atuou sozinho, mas teve o apoio de muitas mulheres e muitos homens.
Em geral, somente a obra e os feitos de Martim Lutero são conhecidos e destacados. Mas sabemos que, ainda naquela época, também as mulheres tiveram uma participação fundamental na divulgação da Reforma. Queremos, neste culto, nomear, citar, conhecer algumas dessas mulheres.

Canto

Invocação
L Espírito de Sabedoria, enche-nos com tua graça para podermos compreender a tua Palavra, enche-nos de alegria para podermos celebrar, reafirmar e seguir reformando-nos neste mundo mutável. Inspira-nos para seguirmos o exemplo das valentes mulheres e dos homens que se engajaram na reforma da tua Igreja, e dá que todo o nosso fazer e agir seja em nome do teu amor. Amém.

História de uma mulher da Reforma
Elizabeth de Brandenburg era uma jovem que, com somente 15 anos, foi obrigada a se casar com um viúvo de 40 anos. Ela nos faz pensar nas tantas jovens latino-americanas, que são obrigadas a viver com homens mais velhos para ter seu sustento. Aos 17 anos, Elizabeth se envolveu com o movimento da Reforma. Com a morte de seu marido, ela se tornou duquesa regente e governou por cinco anos, quando seu filho, Eric II, alcançou a maior idade. No período em que esteve no poder, Elisabeth introduziu a Reforma Protestante em seu território. Ela foi uma importante mulher da Idade Média, não somente por ter assumido o governo, mas também por ter sido uma mulher que apoiou o movimento da Reforma, além de escritora e estudar teologia. Martim Lutero e Felipe Melanchton a estimavam muito. Melanchton, em um dos seus escritos disse: “Elisabeth governou esta igreja com um coração materno, suave e doce, alimentada e nutrida pelo Evangelho”.

Canto

Oração do dia
(sola escriptura)

L Ó Deus, aprendemos de Lutero que toda Escritura Sagrada foi por ti inspirada, sendo ela útil para ensinar a verdade, condenar o erro, corrigir as faltas e ensinar a maneira certa de viver. Isso é assim para que o teu servo e a tua serva estejam completamente preparados e preparadas, e em prontidão para fazer todo tipo de boas ações.
C Graças te damos, Deus de amor, pela Sagrada Escritura. Nela lemos a tua santa Palavra e por meio dela recebemos os teus ensinamentos assim como a missão baseada no teu evangelho.

(sola fide)

L Ó Deus, conforme lemos em Romanos 3, todas e todos nós pecamos e nos afastamos da tua presença. Mas, pela sua graça que nada exige em troca, somos aceitas e aceitos por meio de Cristo Jesus, que nos salva. Graças te damos por teu filho, Jesus Cristo, que, pela sua morte na cruz, foi oferecido como sacrifício por nós. Por meio dele e pela fé nele recebemos o perdão dos nossos pecados. Graças te damos, ó Deus, porque tu nos aceitas pela fé somente e não pelo que a lei nos ordena fazer.
C Ó Deus, conforme lemos em Romanos 5, fomos aceitas e aceitos pela nossa fé em ti. Temos paz contigo por meio do nosso Senhor Jesus Cristo. Foi Cristo quem nos deu, por meio da nossa fé, a vida na tua graça. E agora continuamos firmes nessa graça e nos alegramos na esperança de participar da tua glória.

(sola gracia)

L Ó Deus, lemos em Efésios 2 que pela graça somos salvas e salvos por meio da fé. Isso não vem de nós, mas é um presente dado por ti. Graças te damos, pois a salvação não é o resultado dos nossos esforços e ninguém pode se orgulhar de tê-la. Tu, ó Deus, nos fizeste o que somos agora; em nossa união com Cristo Jesus, tu nos criaste, para que fizéssemos as boas obras já preparadas para nós.
C Por tua graça, ó Deus, estamos salvas e salvos. Graças te damos porque nos enviaste o teu único filho, Jesus, para morrer na cruz por nossos pecados e pela nossa salvação. Louvamos-te eternamente. Amém.

Leitura responsiva do Salmo 46

L Deus é nosso refúgio e a nossa força
C socorro que não falta em tempos de aflição.
L Por isso, não teremos medo, ainda que a terra seja abalada, e as montanhas caiam nas profundezas do oceano.
C Não teremos medo, ainda que os mares se agitem e rujam, e os montes tremam violentamente.
L Há um rio que alegra a cidade de Deus, a casa sagrada do altíssimo.
C Deus vive nessa cidade, e ela nunca será destruída, de manhã bem cedo, Deus a ajudará.
L As nações ficam apavoradas, e os reinos são abalados.
C Deus troveja e a terra se desfaz. O Senhor Todo-Poderoso está do nosso lado; o Deus de Jacó é nosso refúgio.

História de uma mulher da Reforma
L A confiança em Deus movia o agir e pensar de Argula von Stauff, forte opositora do regime de governo de sua época, que proibia ler e falar sobre os ensinamentos de Martim Lutero. Argula von Stauff ficou conhecida como a primeira escritora protestante. Escreveu cartas, em forma de panfletos, que foram publicadas, onde defendia, com argumentos bíblicos e teológicos, o ideal da Reforma Protestante. Ela também se correspondia e conversava com os reformadores. Martim Lutero a reconheceu como um “instrumento especial de Cristo”.

Canto

Liturgia da Palavra

1ª Leitura: Filipenses 2.12-13

2ª Leitura: Mateus 10.26b-33

Prédica

Canto

História de uma mulher da Reforma
L Não podemos deixar de mencionar a mulher que esteve ao lado de Martim Lutero, Catarina von Bora. Catarina era uma mulher empreendedora, reconhecida, hoje, como a primeira a desenvolver iniciativas empresariais na área rural. Além de suas habilidades administrativas, Catarina foi a grande aliada de seu esposo, o reformador. Provavelmente, participou de muitos debates e conversas teológicas com estudantes e outros reformadores, que aconteceram ao redor da mesa de sua casa. Lutero a chamou não somente de “minha amada”, ou “minha estrela da manhã de Wittenberg”, como também de “minha senhora Kathe” e “Catarina, a ‘Lutera’”. Em uma conversa à mesa, Lutero disse: “Ela me foi dada por Deus, assim como eu fui dado a ela”.

Oração da Igreja
L Deus, que iluminaste a mulheres e homens na Reforma, pedimos-te por todas as Igrejas Luteranas do mundo; que o teu Santo Espírito abençoe o peregrinar dessas Igrejas assim como os seus esforços na busca por um mundo melhor.
C Deus de amor, escuta a nossa oração.

L Pedimos-te, Deus, que nos mantenhas unidas e unidos em teu amor, em tua justiça e em tua paz. Pedimos-te força para seguir lutando a favor das pessoas necessitadas, tanto espiritual quanto social e economicamente.
C Deus de bondade, escuta a nossa oração.

L Deus de amor, te damos graças porque nos reúnes em tua Igreja, a IECLB. Graças te damos pela oportunidade de escutar a tua Palavra. Graças pelas pessoas jovens que, assim como Elisabeth de Brandenburg, como Maria, a mãe de Jesus, Timóteo e Jeremias, também jovens, anunciaram a tua mensagem.
C Deus, te louvamos e te damos graças.

L Deus, que se revelou a Maria Madalena, no sepulcro, dando-lhe a missão de ser a primeira testemunha da ressurreição, graças te damos pelo seu testemunho corajoso. Ajuda-nos a enfrentar situações de injustiça, como as que Maria Madalena enfrentou, quando não foi levada a sério ao testemunhar a tua ressurreição. Pedimos-te por tantas mulheres que, ainda hoje, não são levadas a sério em seu testemunho de vida e fé, ou quando são tratadas de forma injusta. Ajuda-nos a ser solidárias e solidários e a ter a força de Maria.
C Deus, por teu grande amor, escuta a nossa oração.

L Deus de amor e de sabedoria, lembramo-nos das mulheres que deixaram marcas em sua caminhada. Mulheres sábias e lutadoras, que, em diferentes épocas, enfrentaram restrições e preconceitos no anúncio da tua Palavra (aqui se menciona as mulheres de ontem e de hoje, que abriram caminho em nossas Igrejas, em nossa região, em nossa comunhão de igrejas).

Por Cristo, que nos ensinou a orar...

Pai nosso...

Bênção
Que Deus de Eva te ensine a discernir o bem e o mal;
Que Deus de Agar conforte a ti e a todas as mulheres quando se sentirem sozinhas no deserto de suas vidas;
Que Deus de Miriam te faça instrumento de libertação;
Que Deus de Débora te conceda audácia e coragem para lutar pela justiça;
Que Deus de Ester te conceda a força para enfrentar os poderosos e atuar em favor do povo subjugado;
Que Deus de Maria de Nazaré abra seu coração para receber com alegria a Palavra daquele que vive para sempre;
Que Jesus, que encontrou a samaritana, te faça evangelizadora do povo;
Que Jesus, que curou a mulher encurvada, liberte a ti e a todas as mulheres oprimidas pelas tradições culturais escravizadoras;
Que Jesus, ungido por uma Mulher, te faça sua profetisa e seu profeta para que proclames com alegria e entusiasmo a sua Palavra;
Que Jesus, o amigo de Maria Madalena, te envie a anunciar, para todas as pessoas, a sua mensagem de libertação;
Que o Espírito divino te consagre para que possas proclamar boas novas às pessoas pobres e libertação às pessoas oprimidas;
Em nome de Deus, que é, que era e que sempre será Deus-conosco. Amém.

Canto final

Envio
 

REDE DE RECURSOS
+
A fé não pode aderir ou agarrar-se a qualquer coisa que tem valor nesta vida, mas rompe os seus limites e se agarra ao que se encontra acima e fora desta vida, ao próprio Deus.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br