Liturgia para o Primeiro Domingo de Advento e Lançamento do Tema do Ano 2018

28/11/2017

 

Liturgia para o Primeiro Domingo de Advento e
Lançamento do Tema do Ano 2018
03/12/2017

 

Preparação: Coroa de Advento com velas; cartaz ou banner do Tema do Ano 2018, enrolado com uma fita.


LITURGIA DE ENTRADA

Acolhida

“Vigiai [e orai]; porque não sabeis quando será o tempo. Vigiai!” (Mc 14.33)

Estamos entrando no Ciclo do Natal e este ciclo inicia com o Advento. Ainda não é Natal, embora as vitrines dos mercados o indiquem. Celebremos o Advento com todo o significado que esse tempo representa.
- Que tempo é esse?
- O que fazemos nesse tempo?

Assim como a Quaresma, 40 dias que preparam a Páscoa, também o Advento, durante 4 semanas, nos prepara para a vinda do Filho de Deus.
É tempo de espera, de permanecermos vigilantes e alertas, diz o evangelho. Algo está por vir!

Saudação Apostólica ou voto inicial

Confissão de pecados

Esperamos a vinda do Filho de Deus. O que fazemos enquanto esperamos?
Enquanto esperamos, silenciamos, refletimos e confessamos! Olhamos para a nossa vida, para as pessoas ao nosso redor e para o mundo. Olhamos para Deus e perguntamos: Como estamos? (dar tempo para refletir) O que sentimos? Em que ou em quem nos asseguramos? Os valores que defendemos agregam ou separam, juntam ou dividem? Que comunidade estamos construindo? Que futuro estamos preparando?
(Após cada pergunta, silenciar para reflexão).

Nesta reflexão, talvez identificamos sentimentos de falhas, pesos, incertezas, fraqueza, ou de altruísmo, onipotência, autopromoção. Qual é o nosso pecado? Onde falhamos? Com estas perguntas, convido vocês a ouvirem o texto previsto para o tempo de Advento. Trata-se de uma confissão de culpa de Israel a Deus e com ela também nós confessamos.

Leitura de Isaías 64.1-9

HINO: Como tu queres – HPD 194

Anúncio da graça

“Olha, pois, nós te pedimos”. “Somos o teu povo”.
Olhando para nós e para o mundo ao nosso redor vemos o pecado, mas olhando para Deus vemos a justiça, a graça e o amor. “Fiel é Deus, pelo qual fostes chamados à comunhão de seu Filho Jesus Cristo, nosso Senhor” (1Co 1.9). A fé neste Deus e a esperança no Reino que virá nos põem a caminho.

Caminhemos, pois a luz desse Deus nos guia. E para marcarmos a lembrança de que Deus nos guia, vamos acender a primeira vela da Coroa de Advento.

Acendimento da primeira Vela da Coroa de Advento
(Convidar alguém da comunidade para acender a vela. Em seguida, comentar:)

A coroa é um dos símbolos mais conhecidos da época do Advento. Essa simbologia nos ajuda a celebrar a espera. Ela é um símbolo que reúne a família e a comunidade. Acendendo uma vela a cada domingo antes do Natal, podemos nos reunir como família, ou grupo de amigos e amigas, fazer uma parada e refletir sobre este tempo especial da nossa vida de fé.

Hino: Um barco carregado - HPD 4

Oração
Ó Jesus, tu que vens a nós, trazendo vida, graça e salvação. Agradecemos-te por seres a esperança deste mundo tão confuso com a desvirtuação dos valores. És a luz e a verdade do mundo. Dá-nos a tua palavra e ensina-nos a sermos vigilantes e a reconhecermos a tua voz em meio a tantos burburinhos e palavras vazias. E que o teu Santo Espírito nos prepare para a tua vinda em nosso meio e em nossas vidas. Amém!


LITURGIA DA PALAVRA

Canto litúrgico

Leituras bíblicas

(Isaías 64.1-9: já foi lido na Confissão de pecados)
1 Coríntios 1.3-9

Evangelho: Marcos 13.24-37 (texto de prédica)

Prédica

Confissão de fé

Recolhimento das Ofertas : Obra Gustavo Adolfo (OGA) - Veja a motivação.

Hino:

Lançamento do Tema do ano 2018

- Inicie a apresentação do Tema do Ano com o PowerPoint disponível em: www.luteranos.com.br/tema-ano/2018/tema-do-ano-recurso-liturgico. Se não for possível usar a apresentação, siga as instruções do Caderno de Estudos do Tema do Ano, p. 55.

- Após a apresentação do PowerPoint (ou dos cartazes), comente:

Estes textos bíblicos falam de leis sociais, de justiça e injustiça, de direitos das pessoas, de riqueza e pobreza. Mostram que Deus se importa com as mais diferentes situações de vida das suas criaturas. Os textos nos remetem para o campo da Economia e da Política.

Um assunto marcante da teologia de Lutero é o ensinamento acerca do que ele chama de ordens da criação divina: Igreja, Economia, Política. Para o reformador, Deus estabeleceu essas três ordens na criação do mundo. Lutero compreendeu que, além da Igreja, a Política e a Economia foram criadas para o bem da humanidade. Na sua compreensão, a Igreja ouve e anuncia a palavra de Deus. A Economia e a Política também são instrumentos de Deus e visam garantir, proteger e promover a vida humana e de toda a criação divina.

A comemoração dos 500 anos da Reforma Protestante renovou o interesse da igreja pelo resgate de temas relevantes da teologia luterana. A IECLB, através do Tema do Ano 2018, traz à tona um assunto extremamente atual tratado por Lutero.

- Abrir e apresentar o Cartaz do Tema do Ano 2018.

Hino:

Oração de intercessão

(incluir o Tema do Ano 2018 na oração)


LITURGIA DE DESPEDIDA

Avisos

Bênção

Envio

Sejam vigilantes e orem.
Cristo vem! Já experimentamos sinais do seu Reino.
Cristo bate à porta e enche nossa casa de luz, justiça e verdade!
Não tenham medo. Abram e o recebam, pois Ele é bom!
Vão e espalhem esta boa notícia!

Hino final:


Cat. Dra. Erli Mansk
Coordenação de Liturgia da IECLB

 

REDE DE RECURSOS
+
Quem quiser ser importante, que sirva aos outros.
Mateus 20.26
© Copyright 2020 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br