Louvor cantai, vós juvenis cantores

Comentário e Reflexão

29/06/2012

HPD nº 245 “Louvor cantai, vós juvenis cantores”

Na primeira comunidade, onde servi como pastor, uma senhora, já com certa idade, pediu que cantássemos este hino HPD nº 245 para o aniversário dela. Atendemos o seu pedido, embora estranhando um pouco, pois, originalmente esta é uma canção para crianças e jovens, e não para uma senhora de seus 80 anos de idade. Depois perguntamos a ela, por que tinha escolhido esta canção. E ela nos respondeu: “A minha fé em Cristo me renova todos os dias. E eu me sinto jovem e louvo a Deus hoje – como se tivesse 20 anos.”

Esta senhora descobriu a “Fonte da juventude” – aquela fonte milagrosa que tantas pessoas procuram. Só que a “Fonte da juventude” desta nossa irmã de 80 anos, não é uma fonte lendária, mas ela nasce da sua fé no Senhor Deus presente e real.

Vejamos o conteúdo deste hino – é como um ramalhete de flores coloridas. Na 1ª estrofe somos chamados a cantar. Somos filhos de Deus Criador, e podemos louva-lo com ânimo e alegria, sabendo (2ª estrofe) – que nosso canto é escutado por Deus. Na 3ª estrofe nos é dito que canto é adoração e que todos os nossos hinos devem ser em honra a Deus. Na 4ª e 5ª estrofes o poeta reconhece que todo o nosso cantar na terra, embora belo, tem suas limitações. Não é um canto perfeito ainda. Canto e louvor perfeito acontecerão um dia no Reino de Deus. Ali louvaremos eternamente o nosso Pai bondoso.

Fonte: Frank Graf em “Um Cântico Novo”, Cancioneiro da OASE 1979, página 17

Johann Georg Gessner (1765-1843), o autor deste hino, nasceu em 1765, como 11º filho do pastor (da Igreja Reformada) Johann Kaspar Gessner. Cedo interessou-se pela profissão do pai, e foi estudar teologia. Em 1795 Gessner se tornou Diácono na Catedral-mor em Zurique, e quatro anos depois Pastor da mesma igreja. Ao mesmo tempo assumiu o cargo de professor catedrático de teologia pastoral. Além de ser um bom cura de sua Comunidade, Gessner se ocupou com questões de educação. Criou um educandário para moças, ocupou algumas vezes o cargo de Reitor do ginásio, e até 1831 era membro do Conselho de Educação. Como co-fundador da Sociedade Bíblica ele também tem um coração aberto para o trabalho missionário. Assim apoiou os colonos em Zürichtal (Vale de Zurique) na península de Criméia, enviando-lhes Bíblias e literatura edificante, e encaminhando o envio de um pastor para esta colônia.

De 1828-1837 Gessner ocupou o cargo eclesiástico mais elevado, o de Antistes (Presidente, Bispo) da Igreja em Zurique. Como tal foi também o primeiro pastor na Catedral-mor em Zurique. Por motivo de saúde abalada declinou destes cargos. Porém, continuou a prestar assistência social e não deixou de pregar a boa nova do Evangelho. Em 1843 ele foi chamado a eternidade.

Fonte: Urs Schwarz em http://www.zuonline.ch/2glattaler/archiv/storys_archiv.cfm?vID=539

O autor da melodia (em 1815) é Hans Georg Naegeli (1773-1836). Ele nasceu em 1773 como filho de um pastor na Suíça. Já quando jovem ele assumiu a direção de sua vida com decisão firme. Em 1790, com 17 anos de idade, saiu da casa paterna em Wetzikon, e mudou para Zurique. Decidido a dedicar-se exclusivamente à música, ele abriu ali, um ano mais tarde, uma loja bem sucedida de instrumentos e partituras musicais. Mais tarde acrescentou um departamento de locação de literatura musical. Seu negócio foi tão bem que o sucesso lhe permitiu abrir em 1794 sua própria editora. Suas vastas atividades de editor o tornaram famoso em toda a Europa. . Além de editor, Naegeli também era escritor, poeta, compositor, pedagogo musical e engajou-se na política cultural. Sem dúvida ele era uma das personalidades mais versáteis e significativas na vida cultural da Suíça no início do século 19. Naegeli foi chamado o homem que ensinou a Suíça a cantar. Ele era virtualmente um herói nacional de música popular e canto folclórico. Ele publicou numerosas coleções de cânticos, tanto para solistas, quanto coros. Também é compositor de hinos, corais e peças para piano.

 Fontes:

- www.cyberhymnal.org/ e

- Wikipedia.de, enciclopédia gratis

- http://www.ghs-flein.hn.bw.schule.de/saenger7.htm

- http://www.swissdisc.ch/d/archive/archive_classic.htm?lang=d&key=472
 


Autor(a): Leonhard Creutzberg
Âmbito: IECLB
Título da publicação: Hinos do Povo de Deus Comentados / Ano: 2012
Natureza do Texto: Música
Perfil do Texto: Comentário ou reflexão sobre hino
ID: 15497
REDE DE RECURSOS
+
Um coração repleto de alegria vê tudo claro, mas, para um coração triste, tudo parece tenebroso.
Martim Lutero
© Copyright 2021 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br