Último dia da Consulta Continental: Igreja e os Direitos Sexuais Reprodutivos

21/05/2013

Hotel Habana Livre Local da Assembleia
Carlos Moeller e Claudia Moeller
Pastora Rosane Pletsch
Consulta Continental 1
Consulta Continental 2
Consulta Continental 3
Consulta Continental 4
1 | 1
Ampliar


A ilha de Cuba tem algumas dificuldades para o uso da Internet. Desta forma as imagens e textos não são possíveis de postar com regularidade no nosso portal luteranos.

Após o trabalho em grupos pelas 5 regiões, o jantar no hotel, a noite foi livre. Boa parte dos/das participantes foram passear pela ciudad de Habana Vieja e outro grupo teve a oportunidade de assistir um espetáculo denominada Gala de la enseñanza artística no Teatro Nacional de Cuba. Um espetáculos que encheu os olhos dos/das participantes da VI Assembleia do CLAI, com música típica cubana, música clássica e música latino-americana. 

O 2º dia da Assembleia iniciou com uma meditação bem movimentada, alegre, sob a responsabilidade da Rede de Liturgia, os jovens e CLAVES, agência de trabalho associada do CLAI, que, trabalha com crianças em risco no Uruguai. Também houve um momento de reflexão muito significativa sobre o título niños, niñas y adolescentes contra el maltrato, baseada no texto de Marcos: Jesus e as crianças, Marcos 10. 

Os trabalhos do 2º dia iniciaram com a apresentação do resultado do trabalho dos grupos e acordos gerais realizado no primeiro dia. A apresentação da região Brasil esteve a cargo da Pastora Rosane Pletsch (IECLB, Vila Velha, Espírito Santo). As cinco regiões do CLAI enriqueceram e aprovaram o documento Consenso de Habana. Também o CLAI Brasil propos de trabalhar o tema: Direito a liberdade de reunião e associação, que incluí o o direito de sensibilizar os governos para que priorizem a saúde e direitos sexuais reprodutivos e o direito a não ser objeto de tortura e maltrato. Incluindo os direitos das mulheres, homens, jovens e crianças serem protegidos/as da violência sexual. A proposta é que haja, a nível de Brasil, 3 encontros nas regiões sul/sudeste, norte/centro oeste e nordeste.

Pouco antes do almoço houve o encerramento da Consulta Continental: Igrejas e os Diretitos Sexuais e Reprodutivos. Por parte do Conselho Mundial de Igrejas (CMI) houve um almoço conjuntos com Assembleia do CLAI e CMI. 

A tarde da quarta-feira está reservada às visitas para dentro da realidade cubana. Alguns/algumas participantes visitarão escolas para crianças com necessidades, a Escola Latino-americana de Medicina, o Hospital Oncológico e o Centro de Educação Sexual de Cuba, cuja Diretora é a Senhora Mariela Castro, que participou da abertura da Consulta. 

Na noite da quarta-feira acontecerá o Culto de Abertura da VI Assembleia do CLAI no Teatro Lázaro Peña, e o pregador será o Bispo Emérito Federico Pagura (Iglesia Metodista de Argentina).

COMUNICAÇÃO
+
ECUMENE
+
Tu és o meu Deus, eu te louvarei. Tu és meu Deus, eu anunciarei a tua grandeza.
Salmo 118.28
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br