Lucas 1.46-55 - 7º Domingo da Páscoa - 08.05.2016 (Dia das Mães)

Caderno de Cultos 2016

08/05/2016

08/05/2016 - 7º Domingo de Páscoa (Dia das Mães)
Pregação: Lc 1.46-55; Leituras: Pv 6.20-23; Gl 3. 26-29
Pa. Vera Lucia Engelhardt – Cuiabá - MT

LITURGIA DE ABERTURA

ACOLHIDA
“A Palavra se tornou ser humano e morou entre nós, cheia de amor e de verdade” (João 1. 14a).
Bem vindos, bem vindas ao culto! Deus, através de sua palavra criadora e geradora de vida, cheia de amor e de verdade está junto a nós. Nos alegra estarmos juntos, em comunidade, para ouvir esta palavra que traz vida, que mora entre nós, que testemunha da alegria, do amor e da verdade! Acolhemos com carinho e alegria a comunidade reunida e as pessoas que nos visitam (apresentar).

CANTO DE ENTRADA
332 - HPD – Deus está aqui

SAUDAÇÃO
Nos reunimos em nome de Deus, Criador de céus e terra, o Deus da vida; em nome de Jesus Cristo, Salvador, que se fez gente e nos conhece profundamente, e em nome do Espírito Santo que nos ilumina e nos chama à fé.

CANTOS DE INVOCAÇÃO
350 - HPD – Que a graça do Senhor Jesus

CONFISSÃO DE PECADOS
Deus de amor e misericórdia, reunidos e reunidas em culto aqui na comunidade, chegamos à tua presença para confessar-te que temos pecado em nosso viver neste mundo. Tantas vezes preferimos a comodidade de ficarmos de boca fechada e não falar de teus maravilhosos feitos para nossa salvação, não testemunhamos o teu grande amor e pessoas continuam vivendo afastada de ti Senhor, por omissão de nossa parte. Buscamos alegrias em bens materiais, em momentos de êxtase, nos esquecendo que a verdadeira alegria está em viver junto a ti, Senhor e junto a irmãos e irmãs. Nos omitimos também ao nada fazermos para mudar situações de injustiça, miséria e fome. Tu és Deus fiel para conosco. Tu nos amas e enviaste teu Filho ao mundo como salvador do mundo. Pedimos-te, em nome de Jesus Cristo: ajuda-nos a purifica-nos de nossos pecados. Envia Teu Santo Espírito para nos orientar e melhorar a nossa vida. Amém.

ANÚNCIO DO PERDÃO
Como um pai e uma mãe se compadecem de seu filho, assim o Senhor se compadece das pessoas que o temem. Deus perdoa os pecados, isto vos anuncio em nome de Deus o Pai, o Filho e o espírito Santo. Amém.

KYRIE
Libertos da opressão do pecado, perdoados e perdoadas por Deus, nossos olhares enxergam o sofrimento que existe entre as pessoas e em toda a criação de Deus. Violências, ódio, opressão, fome, guerras, catástrofes ambientais. Sim, há muito sofrimento. Vamos clamar e suplicar pela misericórdia de Deus cantando: Pelas dores deste mundo, ó Senhor!

GLÓRIA IN EXCELSIS
“Cantem ao Senhor e o louvem. Anunciem todos os dias que ele nos salvou. Falem da sua glória às nações; contem a todos os povos as coisas maravilhosas que ele tem feito” (Sl 96. 2-3). Vamos cantar e dar glória a Deus que nos salvou; cantando juntos: Glória a Deus nas alturas!

ORAÇÃO DO DIA
Senhor amado! Somos gratos por esta oportunidade que tu nos dás de estarmos reunidos em comunidade. Agradecemos-te por que tu queres falar conosco hoje. Abre nossas mentes para aceitar o desafio que lanças diante de nós. Por Jesus Cristo, nosso Senhor. Amém.

LITURGIA DA PALAVRA

LEITURAS BÍBLICAS
1ª Leitura Bíblica: Pv 6. 20-23

2ª Leitura Bíblica: Gl 6. 26-29

3ª Leitura Bíblica: Lc 1. 46-55

CÂNTICO INTERMEDIÁRIO
379 - HPD – Pronto para ouvir

PREGAÇÃO
“A graça do Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus o pai e a comunhão do Espírito Santo sejam com todos vocês. Amém”.
Estimada Comunidade!
Na beleza e poesia do Cântico de Maria temos o testemunho da ação de Deus na vida cotidiana. Deus se compadece e é solidário especialmente com os humildes.
O evangelho expressa alegria, gratidão e adoração a Deus. Grandiosos são os feitos de Deus. Maria fala sobre a mudança que aconteceu em sua vida: Deus, em seu amor e misericórdia, se lembrou dela, uma humilde serva, fez grandes coisas por ela e ela canta feliz: A minha alma anuncia a grandeza do Senhor. O meu espírito está alegre por causa de Deus, o meu Salvador!
Ela anuncia a fidelidade de Deus para com seu povo: Deus mostra sua bondade a todos que o temem, derrota os orgulhosos, derruba de seus tronos reis poderosos, põe os humildes em altas posições, dá fartura aos que tem fome, manda os ricos embora de mãos vazias, ajuda o povo de Israel!
Deus exalta o humilde e humilha o que é elevado. Há uma inversão da lógica! O que é não é mais, e o que nada era vem a ser. Deus escolhe uma humildade serva quando poderia ter escolhido qualquer outra jovem mais abastada de recursos.
Esta humilde serva dispôs-se a cumprir a vontade de Deus. Ela passa a anunciar a grandeza do Senhor. O Cântico de Maria nos desafia a anunciarmos o que Deus fez e faz por nós, e, através da fé e na humildade, dispor-se a aceitar sermos instrumentos de Deus.
Os feitos de Deus por nós em Cristo nos libertam do pecado, conduzem-nos à salvação. Nas palavras do cântico, Deus cumpre as suas promessas e mostra a sua bondade para sempre.
Ajuda-nos em nossa curta memória do passado lembrarmo-nos e percebermos os feitos de Deus em nossa vida pessoal, em nossos relacionamentos e em nossa comunidade. Somos abraçados por Deus em seu amor no Batismo. De algum modo a Palavra de Deus nos foi anunciada, fomos animados e motivados e crer e confiar em Deus, pela ação do Espírito Santo. Em angustias e inquietudes, a presença de Deus através de irmãos e irmãs foi percebida e foi importante, nos ajudou a atravessar estes tempos. Em situações de calamidades o coração de irmãos e irmãs encheu-se de generosidade e houve ajuda. Pela graça de Deus temos valor e somos chamados anunciar, a cantar seus feitos, a louva-lo. Creio podermos olhar para a comunidade da qual participamos e aqui também perceber os feitos de Deus: sua palavra anunciada, a alegria compartilhada, as dificuldades superadas com fé, esperança e amor. Houve um tempo, creio não muito distante de nós, que não cantávamos o amor de Deus percebido na vivência comunitária. Antes cantamos as dificuldades e olhávamos para outros e pensávamos que era tudo melhor em outros lugares. Cantávamos apenas nossos dissabores. E não percebíamos com clareza os grandes feitos de Deus por nós e como pudemos ser seus instrumentos em tempos passados. Mas não fiquemos nisso, aprendamos com Maria. Assim como fez a mãe do Salvador, cantemos, nos alegremos em Deus, anunciemos suas maravilhas, anunciemos e testemunhemos de nossa salvação em Deus.
Este domingo é marcado pela comemoração do dia das mães. Evidentemente cada um lembra-se de sua mãe. Uma das imagens de mãe que nos vem à cabeça é a mãe como cuidadora, dedicada e abnegada. É um ideal de mãe muito apreciado e as próprias mulheres se cobram disso. A realidade hoje impõe-se e a mãe nestes tempos pós moderno tem novos desafios. As circunstâncias provocam modificação ou redefiniçao dos papéis e responsabilidades da mulher na família e na sociedade. A mãe trabalha fora de sua casa em busca de sustento e de se realizar profissionalmente. Seu tempo é dividido entre família e trabalho e ainda outras coisas. O Cântico de Maria, onde ela testemunha que o Senhor fez grandes coisas por ela, e por causa disto, por causa do que Deus fez por ela, todas as gerações a considerarão bem-aventurada, nos remete a que engradeçamos o nome de Deus, pois ainda hoje Deus continua fazendo grandes coisas por nós, também pelas mães, especialmente orientando-as, animando-as, consolando-as quando vem os questionamentos e inseguranças por não serem mais apenas mães que dedicam seu tempo integralmente ao cuidado dos filhos. Deus mostra a sua bondade também a mães hoje estando presente em suas vidas, fortalecendo com sua palavra, sua presença. O desafio para elas é testemunharem os grandes feitos de Deus aos seus filhos. Precisam cantar tantos cantos de ninar! Cantem do amor de Deus, ensina-nos hoje o evangelho!
As ações de Deus mencionadas por Maria são desafiadoras para nós e nos mostram como Deus age entre as pessoas. Deus derruba os poderosos de cima de seus tronos, Deus não tolera abusos, opressões, injustiças e violências. Não é uma mudança de personagens que ocupam estes tronos e permanecem as injustiças. É o fim da injustiça. Chegará o tempo em que não haverá mais poderosos, não haverá mais quem tenha fome. É o Reino de Deus anunciado pelo filho de Maria: Arrependam-se de seus pecados, pois o Reino de Deus está próximo!
Essa é a promessa que nós temos e isso Maria anuncia, em Deus há salvação. Anunciemos nós também. E a paz de Deus, que é maior do que o nosso entendimento, guardará vossas mentes e corações em Cristo Jesus. Amém.

HINO
466 - HPD – As maravilhas do Senhor

CONFISSÃO DE FÉ
Vamos nos unir aos cristãos e cristãs em todo o mundo e anunciar e confessar a fé no trino Deus com as palavras do Credo Apostólico.

Creio em Deus Pai, ...

CANTO PÓS CONFISSÃO (proceder motivação e o recolhimento das ofertas)
359 - HPD – Te ofertamos


ORAÇÃO DE INTERCESSÃO
Motivos de Oração:
1. Aniversariantes
2._______________________________________________________
3._______________________________________________________
4._______________________________________________________
5._______________________________________________________
6._______________________________________________________
Querido e Bondoso Deus, sabemos tudo o que fizeste e fazes por nós e isso nos alegra. Ajuda-nos para que possamos nos dispor a olhar para nosso irmão e irmã e ajudá-lo em suas necessidades. Olha para a tua igreja, para a nossa comunidade e abençoe as nossas atitudes. Faze, Senhor, com que cada vez mais tenhamos pessoas dispostas a servir, a colocar os seus dons a serviço do teu Reino para que, junto com nossos irmãos e irmãs, possamos construir um mundo mais justo e inclusivo.
Intercedemos por nossos governantes. Que as políticas públicas, que as decisões, sejam de fato para a distribuição justa dos bens.
Pedimos por todos aqui presentes, pelos que não puderam vir, pelos doentes, aniversariantes.
Tu conheces a todos nós, sabes o que cada um precisa. Querido e bondoso Deus, também, no nosso silêncio, trazemos a Ti nossas intercessões. Aceita e atende, a nossa oração. E se for de tua vontade atende as nossas suplicas. Mas que seja feita a tua vontade e não a nossa. E juntos oramos
PAI NOSSO
Pai nosso ...

LITURGIA DE DESPEDIDA

AVISOS
Próximo Culto: ___/___/______ às ___:___ h.
Oferta último Culto: R$ _________ - destinada para ...
______________ _________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________

BÊNÇÃO
O Senhor te abençoe e te guarde; o Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti, e tenha misericórdia de ti; o Senhor sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz.

ENVIO
Chegou a hora de ir, temos o que anunciar, e podemos nos alegrar com os maravilhosos feitos de Deus. Por isso, vão agora e com os seus dons, sirvam ao Senhor.

CANTO FINAL
393 - HPD – Salmo 121


 


Autor(a): Vera Lucia Engelhardt
Âmbito: IECLB / Sinodo: Mato Grosso
Área: Celebração / Nível: Celebração - Ano Eclesiástico / Subnível: Celebração - Ano Eclesiástico - Ciclo da Páscoa
Área: Missão / Nível: Missão - Família
Natureza do Domingo: Páscoa
Perfil do Domingo: 7º Domingo da Páscoa
Testamento: Novo / Livro: Lucas / Capitulo: 1 / Versículo Inicial: 46 / Versículo Final: 55
Título da publicação: Caderno de Cultos - Sínodo Mato Grosso / Ano: 2016
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 36448
REDE DE RECURSOS
+
Há algo muito vivo, atuante, efetivo e poderoso na fé, a ponto de não ser possível que ela cesse de praticar o bem. Ela também não pergunta se há boas ações a fazer e, sim, antes que surja a pergunta, ela já as realizou e sempre está a realizar.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br