Lucas 12.13-21 - 8º Domingo Após Pentecostes - 31/07/2022

Caderno de Cultos 2022 - Sínodo Mato Grosso

31/07/2022

31/07/2022 - 8° Domingo após Pentecostes
Texto de prédica: Lucas 12.13-21
Demais leituras: Salmo 43; Colossenses 3.1-11;Eclesiastes 1.2,12-14
Pastor Armin Andreas Hollas – Paróquia Evangélica na Transamazônica


LITURGIA DE ABERTURA

ACOLHIDA
Bom dia/noite.
Saúdo a comunidade reunida com palavras de Jesus em João 14.23, que é lema para a semana que começa, que diz: “Se alguém me ama, guardará a minha palavra; e o Pai o amará, e viremos para ele e faremos nele morada.” Amar a Deus é guardar a sua palavra e a Jesus é a palavra de Deus encarnada, no meio de nós, para guardar em amor ao nosso próximo.

CANTO DE ENTRADA
Nº 123 HPD, N° 18 LCI - O Nosso encontro vai ser abençoado
Ou: __________________________________________________

SAUDAÇÃO
Nós nos reunimos, no nome, na presença e na graça de um anfitrião incrível. Somos congregados e recebidos pelo próprio Deus, que nos acolhe com um pai amoroso recebe cada um de seus filhos e filhas, e por Jesus Cristo, a palavra amorosa de Deus feito gente, e pelo Espírito Santo de Deus, que está no meio de nós, junto de nós, todos os dias, até a consumação da eternidade. Amém

CANTOS DE INVOCAÇÃO
Nº 33 HPD, N°5 LCI – Aqui chegando Senhor
Ou: Nº ____________________________________________________

CONFISSÃO DE PECADOS
Deus está pronto para satisfazer aqueles que têm sede de bondade, e aqueles que têm fome de graça, serão fartos de coisas boas. Convido, em um momento de silêncio, cada um fazer sua própria confissão (convidar, os que podem, ficar em pé).

Senhor, se fôssemos auto-suficientes e tivéssemos todas as respostas, não estaríamos aqui, se nossas conquistas correspondessem aos nossos objetivos e se nossas ações refletissem perfeitamente os votos feitos tantas vezes diante de Ti, no batismo, na confirmação, no casamento, em cada culto, não estaríamos tão famintos de vida plena. Se tivéssemos cuidado do nosso próximo com o amor de Jesus Cristo recebido por nós e acarinhamos nossos entes queridos sem egoísmo ou impaciência, não estaríamos buscando Tua misericórdia. Trazemos diante de ti nossos caminhos ineptos e maus, e te entregamos toda a carga problemática de frustração, decepção, arrependimento e culpa em Tuas mãos. Por favor, lave a sujeira e a infecção de nossas feridas e nos unja com o bálsamo do perdão. Pegue-nos suavemente pelo queixo e levante nossos rostos para que possamos olhar para o rosto de Cristo Jesus sem vergonha ou medo. Com ele, recuperemos nossa autêntica humanidade e enfrentemos todos os desafios que virão com Tua força tranquila e Teu otimismo. Perdoa-nos Senhor, Amém.

ANÚNCIO DO PERDÃO
Família de Deus, elevemos nossas vidas com ações de graças a Deus, cuja natureza é sempre ter misericórdia. Todos os que foram limpos e buscaram perdão, nunca mais precisarão revisitar a velha vergonha. O futuro imaculado é de Deus e agora é oferecido a você de mãos abertas. Você está perdoado, todas as coisas se tornaram novas! Por Cristo Jesus nosso Salvador! Amém

KYRIE
Convido a orarmos pelas pessoas que sofrem em todo o mundo.
Oremos:
Querido Deus e Pai, precisamos clamar por todas as pessoas do mundo que sofrem em meio às guerras, que tiveram de fugir, das guerras e da fome. Clamar pelas pessoas ao redor do mundo que estão enfermas e não tem assistência médica. Clamar pelas pessoas desempregadas e as que passam fome. Clamar pelas crianças e idosos que sofrem maus tratos. Olha Senhor por toda tua criação. Kyrie Eleison.

HINO N° 341 HPD, N° 63 LCI – Ouve Senhor eu estou chamando.

GLÓRIA IN EXCELSIS
Porque Deus atende a nossa suplica e prontamente nos ajuda, louvemos o nome dele cantando:
Glória, glória, glória a Deus nas alturas.
Glória, glória, paz entre nós, paz entre nós.

ORAÇÃO DO DIA
Oremos:
Deus de amor, que tem misericórdia e amor sem fim, fortalece a nossa fé em ti, para que permanecemos firmes em ti, confiantes em tua palavra, com ânimo para te servir em todos os lugares. Por Jesus Cristo, que contigo e com o Espírito Santo reina de eternidade a eternidade. Amém.

LITURGIA DA PALAVRA

LEITURAS BÍBLICAS
1ª Leitura Bíblica: Salmo 43
Saudemos o Evangelho cantando Aleluia

HINO N°353 HPD, N°188 LCI – Ale, ale, aleluia.
Evangelho do dia (palavra para a pregação) – Lucas 12.13-21 –

CÂNTICO INTERMEDIÁRIO
Nº - 381 HPD 2 Pela Palavra de Deus

PREGAÇÃO

Graça e paz a todos e a todas da parte daquele que é, foi e sempre será. Amém
Prezada Comunidade, prezados irmãos e irmãs em Cristo.
Quem nunca conheceu ou nunca participou de um conflito causado por uma herança? Há um sentimento de que são raras as oportunidades em que qualquer bem ou coisa distribuída seja alcançada de forma justa e pacífica. Um ditado popular diz, com toda a razão: Heranças não são distribuídas, elas são destruídas.
Essa afirmação, de certa forma, pressupõe que o dinheiro e as coisas materiais atingiram tal poder que são capazes de estar acima de nossa vontade e que podem administrar nossas vidas. Então, já no meio de um conflito por dinheiro ou propriedade, dizemos: Nunca imaginei que terminaríamos assim, nem que deixaríamos de nos falar!; e outras coisas assim...
O relato do evangelho de hoje começa referindo-se a alguém que teve algum drama com o irmão, por conta da questão da divisão da herança. Não existiam advogados e nem o negócio dos processos sucessórios, mas havia na comunidade pessoas sábias, anciãos ou autoridades religiosas, que se encarregavam de resolver, talvez por algum pagamento, desavenças entre vizinhos ou parentes e também de julgar mais assuntos complexos e sérios.
O homem da história voltou-se para Jesus porque supunha que, como os outros mestres ou autoridades, estava qualificado para intervir nesse assunto: – “Mestre diz ao meu irmão que reparta comigo a herança”, disse ele. O homem pede a Jesus que faça justiça no assunto, porque eles mesmos, os irmãos, não conseguiram concordar. E parece que o pedido do homem foi como palavras incendiárias para Jesus. – “Quem me nomeou juiz ou árbitro entre vocês?” É como se Jesus lhe perguntasse: - “Não é suficiente para você que, como irmãos, não são capazes de decidir corretamente e tratar uns aos outros com justiça em seus assuntos materiais, mas também querem me fazer participante de seu pecado?” A matéria foi e é um símbolo do que acontece tantas vezes no mundo. Quando cedemos, ou perdemos de vista, nossa responsabilidade de administrar qualquer bem com sabedoria e justiça, corremos o risco de agir com injustiça e preparar o terreno para um clima de conflito. Sem falar na energia, tempo e quantas coisas mais essas questões podem desperdiçar na vida de qualquer pessoa, família ou comunidade.
É por isso que Jesus diz: “cuidado, cuidado com toda a cobiça”; e dá o exemplo do rico, que podemos dizer, construiu seu projeto de vida em torno do dinheiro. Se olharmos para a pequena parábola de Jesus sobre aquele homem, cada detalhe aponta uma coisa muito forte: que alguém pode projetar sua vida tendo como eixo principal a acumulação ou cercando-se de riquezas.
Agora, poderíamos dizer que o que na parábola de Jesus aparece como um caso extremo e para servir de exemplo, pode ser considerado um exemplo comum ou menor, comparado à realidade da ganância no mundo. A magnitude das injustiças geradas pela corrupção em todos os níveis, crimes e todos os tipos, de crimes contra o patrimônio e contra as pessoas. O exemplo de Jesus é uma pequena história que realmente abre nossos olhos para um imenso drama que sofremos como sociedade.
O mandamento diz: “Eu sou o Senhor teu Deus, não terás outros deuses diante de mim”; e encontra-se no fundo das palavras de Jesus. Porque quem troca Deus por outros deuses, seja dinheiro ou outros objetos da nossa ganância humana, perde tudo. Quem acumula riquezas para si torna-se pobre diante de Deus (não tem nada) e onde estiver a nossa riqueza, aí estará o nosso coração.
A ganância rouba os bens de muitas pessoas para depositá-los nas mãos daqueles que são seus escravos. E a ganância gera cada vez mais pobreza, mais angústia e mais injustiças para grande parte da humanidade; É também um dos primeiros responsáveis pela destruição do meio ambiente e pelo esgotamento dos recursos naturais e pelos conflitos na sociedade, conflitos políticos e ideológicos.
A verdadeira riqueza, aquela que Deus quer que prevaleça em nosso mundo, pode ser vista e tem seus frutos, mas não é acumulada, acumulada ou guardada em celeiros. É a riqueza que brota da justiça, da verdade, da solidariedade com os pobres e necessitados. A riqueza que Jesus nos chama a buscar é aquela que vem do céu e quer viver em nós, para iluminar nossos pensamentos e abafar nosso egoísmo e ganância. A riqueza de Deus paga a justiça e a solidariedade, alegra-se com a doação e entristece com o egoísmo. A riqueza que vem de Deus se opõe a essa ideia humana de coração e espírito a serviço dos bens materiais, uma forma conflituosa, injusta e pecaminosa de abordar a vida e as relações entre as pessoas. Assim como as ideias de Deus geralmente não são nossas,
A verdadeira riqueza não pode ser reunida e não deixa ninguém pobre, é a riqueza do reino. Mostra quando o temos, e muito mais quando o compartilhamos, porque não é para ser acumulado nem pode ser entesourado. A verdadeira riqueza, a do Espírito e que faz uma boa mulher e um bom homem diante de Deus, tem poder sobre outras riquezas e possui o dinheiro e os bens materiais desta terra. A verdadeira riqueza nunca acaba, ninguém a rouba e ninguém briga por ela, mas todos são chamados a desfrutá-la em paz.

CONFISSÃO DE FÉ
Fortalecidos pela graça e misericórdia de Deus por nós convido a nos colocarmos de pé e confessarmos a nossa fé com o Credo Apostólico.
Creio em Deus Pai, ...

CANTO PÓS CONFISSÃO (proceder motivação e o recolhimento das ofertas)
Nº286 HPD, N° 477 LCI – Obrigada Pai Celeste

ORAÇÃO DE INTERCESSÃO
Motivos de Oração:
1. Aniversariantes
2._______________________________________________________
3._______________________________________________________
4._______________________________________________________
5._______________________________________________________
6._______________________________________________________

Querido Deus e Pai! Servidos e servidas pela tua Palavra, trazemos agora diante de ti as nossas preces e as nossas súplicas. Ouve-as, Senhor, e concede-nos a graça de sermos atendidos. Nós te pedimos por tua igreja no mundo inteiro, guia-ade acordo com a tua Palavra e a tua vontade. Faze com que os teus mandamentos estejam acima de interesses e interpretações pessoais. Abençoa e conduze seus obreiros e suas obreiras na pregação de tua Palavra e na reta administração de teus sacramentos. Acompanha suas lideranças nas decisões que devem ser tomadas. Pedimos-te por nosso povo e por nossa pátria. Mostra o teu caminho às nossas autoridades federais, estaduais e municipais. Livra-as do mal e da corrupção. Ilumina-as na hora da tomada de decisões, para que concorram para o bem do teu povo. Pedimos-te, enfim, por nossa comunidade e por todas as suas famílias. Abençoa-as, guarda-as e protege-as do mal. Por Jesus Cristo, teu Filho, nosso Senhor e Salvador, que reina contigo e com o Espírito Santo, agora e sempre. Amém

PAI NOSSO
Pai nosso ...

LITURGIA DE DESPEDIDA

AVISOS
Próximo Culto: ___/___/______ às ___:___ h.
Oferta último Culto: R$ _________ - destinada para ...
______________ _________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________

BÊNÇÃO:
A bênção do Deus de Sara, Abraão e Hagar, a bênção do Filho, nascido de Maria, a bênção do Santo Espírito de amor, que cuida com carinho qual mãe cuida da gente, esteja sobre todos nós. Amém

ENVIO:
Vamos em paz e servir ao Senhor com alegria.
CANTO FINAL
N°181 HPD, N°571 LCI – Viver com Jesus é cantar


Autor(a): Pastor Armin Andreas Hollas
Âmbito: IECLB / Sinodo: Mato Grosso
Área: Celebração / Nível: Celebração - Liturgia
Natureza do Domingo: Pentecostes
Perfil do Domingo: 8º Domingo após Pentecostes
Testamento: Novo / Livro: Lucas / Capitulo: 12 / Versículo Inicial: 13 / Versículo Final: 21
Título da publicação: Caderno de Cultos - Sínodo Mato Grosso / Ano: 2022
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 67519
REDE DE RECURSOS
+
Sejam bons administradores dos diferentes dons que receberam de Deus. Que cada um use o seu próprio dom para o bem dos outros!
1Pedro 4.10
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br