Lucas 12.49-56 - 10º Domingo Após Pentecostes - 14/08/2022

Caderno de Cultos 2022 - Sínodo Mato Grosso

14/08/2022

14/08/2022 - 10º Domingo Após Pentecostes
Pregação: Lucas 12.49-56
Leituras: Salmo 82; Hebreus 11.29-12.2
Pastor Adriel Raach – Comunidade de Cuiabá - MT


LITURGIA DE ABERTURA

ACOLHIDA
A palavra de Deus nos acolhe neste culto, conforme Hebreus 4.1 que diz: “Deus nos deixou a promessa de que podemos receber o descanso de que ele falou.”
Bom dia (boa noite)! Sejam bem-vindos, bem-vindas a este culto, neste 10º domingo após Pentecostes. Tem algo especial para comemorar hoje? Tem! Claro! Dia dos pais! Vamos lembrar neste culto, de forma carinhosa, dos pais e, contar, naturalmente com a companhia do nosso Pai Celeste, o nosso Deus. Que a graça e o amor do Bondoso Deus esteja conosco! Amém!

Neste culto nós nos encontramos com o próprio Deus. Ele está aqui. Assim, todas as pessoas que nos visitam, sintam-se acolhidas também pelo Deus bondoso!

CANTO DE ENTRADA
Nº 03 - LCI – Em nome do Pai
Ou: Nº __26 – LCI – Reunidos aqui_____

SAUDAÇÃO
Nós celebramos este culto em nome e na presença do Trino Deus, o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Amém.

CANTOS DE INVOCAÇÃO
Nº 01 - LCI – Saudação apostólica
Ou: Nº _________________________

CONFISSÃO DE PECADOS
Confessemos os nossos pecados a Deus. Em silêncio, cada um pode colocar diante de Deus os seus pecados. Em especial, os pais podem lembrar das vezes que falharam como pais na educação dos seus filhos... e os filhos podem lembrar das vezes que aborreceram seus pais desmerecendo-os em muitos momentos. E, por fim, todos nós somos filhos do Pai Celeste... e a ele devemos o nosso pedido de perdão. Deixo um momento... (após o silêncio) - Senhor Deus, nosso bondoso Pai Celeste, confessamos que, como pais, muitas vezes, não ouvimos nossos filhos, não os entendemos e não os acolhemos em suas necessidades. Causamos dor, desentendimentos e mágoas. Estamos arrependidos, por isso te pedimos PERDÃO. Como filhos confessamos que exigimos demais de nossos pais e família. Somos insatisfeitos com o tipo de relação que estabelecemos e deixamos de fazer a nossa parte nesta relação. Estamos arrependidos. Precisamos da tua ajuda, por isso te pedimos PERDÃO. Confessamos também nossa indiferença frente aos problemas familiares, problemas de relacionamento e convivência de nossos membros. Quando não nos colocamos à disposição, e ainda, quando o fazemos, por sermos moralistas e falsos. Confessamos que não temos colocado o teu Reino em primeiro lugar em nossas vidas, mas queremos ser teus filhos amados, tuas filhas amadas, por isso, de agora em diante, com a tua ajuda, ó Deus, queremos ser filhos e filhas melhores. Perdoa-nos e renova-nos. Por Cristo Jesus, Amém.
ANÚNCIO DO PERDÃO
O amor gracioso de nosso Deus, sempre acolhe a nossa confissão sincera e por sua graça e misericórdia podemos recomeçar nossa vida, perdoados e perdoadas. Amparados na Palavra de Deus podemos crer que nossos pecados foram perdoados em nome do Deus Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.
KYRIE
Lembramos das situações de sofrimento que o mundo enfrenta. Uma Pandemia devastadora e angustiante que assolou o mundo inteiro. Famílias sofrendo com a dor do luto, pessoas com dificuldades financeiras. Desempregados, imigrantes, vítimas de conflitos armados, falta de amor e uma crescente desumanidade, brigas nas famílias, discórdia e falta de paz, além do descaso com a natureza. Deus de amor, tem compaixão, apressa-te em socorrer-nos!
Cantemos, Nº 56 – LCI – Pelas dores deste mundo

GLÓRIA IN EXCELSIS
Rendamos glórias a Deus nas alturas dos céus, cantando: Nº 171 – LCI – Ontem, hoje e sempre

ORAÇÃO DO DIA
Deus, Todo Poderoso, Tu que enviaste teu filho, Jesus Cristo, e o Espírito Santo para transformar e encher de esperança este mundo, em todos os tempos e em todos os lugares, nós te pedimos: capacita-nos com este espírito para proclamarmos a reconciliação entre todas as pessoas, principalmente entre pais e filhos e ilumina nosso coração e nossa mente para reconhecermos tua palavra orientadora também aqui entre nós. Por teu filho, Jesus Cristo, que contigo e com o Espírito Santo vive e reina eternamente. Amém.

LITURGIA DA PALAVRA

LEITURAS BÍBLICAS
1ª Leitura Bíblica: Salmo 82

2ª Leitura Bíblica: Hebreus 11.29-12.2


CÂNTICO INTERMEDIÁRIO
Nº 165 – LCI – Estou Pronto, Senhor

Aclamação do Evangelho: ALELUIA

Leitura do Evangelho: Lucas 12.49-56

PREGAÇÃO: Que a graça e a paz do nosso Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus, o Pai, e a comunhão com o Espírito Santo esteja com cada um e cada uma de nós. Amém.
Como você, pai, está construindo sua relação com seu filho, sua filha? Como você imagina que será quando o tempo passar e as discordâncias acontecerem, os incômodos e as diferenças começarem a criar intrigas e discórdia?
Muitas vezes a relação que está sendo construída na família está baseada em resultados frágeis, dando mais valor a tesouros falsos, que não duram, não servem de base sólida para uma boa convivência e a admiração necessária entre pais e filhos.
É claro há também a possibilidade de se construir uma relação sólida, de amor e cumplicidade entre pais e filhos e na família como um todo.
De uma forma ou de outra, os pais de verdade sempre buscam o melhor para os seus filhos. Isso sempre foi assim, tanto no passado, como no presente. Pais buscam o sustento, buscam suprir as necessidades dos filhos e da família. Não gostam que falte alguma coisa em casa.
Então, papais, vêm as cobranças dos filhos que, influenciados pelo mundo atual, os pressionam para ganhar ROUPAS E TÊNIS DE MARCA, BRINQUEDOS MODERNOS, CELULARES COM MAIS E MAIS RECURSOS, TABLET, etc.
Pais sofrem essa pressão dos filhos. Mas os filhos sofrem essa pressão da sociedade. O que o mundo hoje ensina é que importa ter bens materiais, comodidade, conectividade: é preciso estar na rede, na internet, no face, no WhatsApp, Instagram, youtube, Tiktok. Tudo isso provará que eles fazem parte do grupo, da tribo, e compartilham dos mesmos valores que são exigidos pela SOCIEDADE MATERIALISTA.
Com toda essa pressão, e quando têm condições, muitas vezes os pais acabam caindo na tentação de fazer todas as vontades dos filhos. Afirmam que querem dar aos filhos o que não puderam ter... e erram também ao “NÃO PERMITIR QUE O FILHO SE FRUSTRE”. “NÃO PERMITIR QUE A FILHA SE DECEPCIONE”. Talvez por “não ter aquele celular do último modelo”, ou “aquela calça de tal marca”, ou “o videogame dos sonhos”, dependendo da idade, querem um “carro do ano.”
- Os pais acham tão difícil dizer um NÃO! É mais fácil fazer logo a vontade, deixar o filho se alegrar naquele momento. Sim porque vocês sabem que aquela alegria é momentânea, não sabem? Depois não adianta vir com aquela pergunta de sempre: “mas você já enjoou do celular? Comprei não faz nem dois meses!” “Mas pai! É que já saiu o outro modelo! Esse aqui já tá ultrapassado!”
Dizer NÃO, algumas vezes pode ser considerado um gesto de amor! Eles nunca vão admitir, mas os filhos esperam isto dos pais, eles precisam que alguém lhes dê BALIZAS claras, que indiquem limites e, ao mesmo tempo, que mostrem o CAMINHO.
Pois é, pais! Temos que ser justos com vocês: o mundo de hoje exige tanto da gente! Tantas são as “necessidades” da família! Os pais acabam por ficar ESTRESSADOS e cansados demais para tirar tempo para o filho. Brincar, então! Dar atenção: Nem pensar! Tem sempre que se buscar novas qualificações, melhorias, métodos de ganhar mais dinheiro, comprar mais terra, plantar mais e mais, conseguir uma promoção no trabalho. O mercado está cada vez mais competitivo! E quem não consegue COMPETIR, é excluído! Temos hoje o que podemos chamar de “cultura do descartável”: Brincar com o filho, com a filha, não dá lucro, então é descartável. Só não se esqueçam que a vida de uma criança, em certas ocasiões, é apenas brincar.
- Amar é muito mais do que manter as necessidades da família. É ABRAÇAR, BRINCAR, DEDICAR, PASSEAR, CONVERSAR E ORAR.
O anúncio de Jesus nesse texto do Evangelho de hoje é preocupante, e só aumenta a angústia dos pais com relação aos filhos, especialmente no versículo 53: “os pais vão ficar contra os filhos e os filhos vão ficar contra os pais.” Certamente não é esse o resultado que esperamos da relação de pais e filhos, e de nem de nenhum membro da família. De modo algum seria a vontade de Jesus também. Quando ele anuncia que trará divisão ao invés de paz, comparando aos sinais dos tempos, dizendo que podemos prever a chuva quando vemos uma nuvem no horizonte, ele apenas está dizendo como é fácil prever que o ser humano não vai se entender facilmente diante da mensagem que ele tem para trazer, por que, afinal, seus ensinamentos batem de frente e contra interesses de pessoas poderosas.
Essas pessoas estarão inseridas em famílias em que alguns tentarão apontar para a mensagem de Cristo como central, mensagem que sempre aponta mais para valores, para a vida das pessoas acima dos interesses, acima de bens materiais e dinheiro. Isso vai causar divisão, não porque é a vontade de Deus, mas, justamente o contrário disso: o mundo quer determinar o consumismo, o materialismo como prazeroso... mas, à medida que vamos experimentando as coisas percebemos que não é isso que nos satisfaz. Assim como uma criança prefere uma hora de brincadeira com o seu pai no lugar de um super e caro brinquedo, Jesus espera que nos dediquemos às pessoas mais do que às coisas. Os sinais dos tempos são fáceis de serem interpretados quando vemos que uma vida humana vale pouco ou nada se comparada aos lucros e exageros que o mundo quer nos empurrar.
Que tipo de relação queremos construir na família, entre pais e filhos e no mundo, com as pessoas? O que nos move como pessoas nesse mundo? Os valores apregoados pela sociedade? O consumismo, que aprisiona, escraviza? Ou o nosso tesouro está nos valores da fé? Da espiritualidade? E aqui podemos lembrar do que já falamos e ainda citar vários outros valores: como por exemplo vir ao culto, participar na comunidade de fé, etc. Poderíamos então substituir os sinais dos tempos por esses valores, e certamente a previsão seria outra.
Quais os valores que estamos passando para as gerações seguintes: filhos e netos? Que previsão podemos fazer ao analisar os sinais dos tempos que nós estamos produzindo como pais e como filhos?
FILHOS e FILHAS: pra vocês, pra nós, deixo uma frase de GOETHE, que diz o seguinte: Aquilo que herdaste de teus pais conquista-o para fazê-lo teu. (leio novamente)
PAIS, e MÃES TAMBÉM!
A tarefa não é fácil... e nem é para ser! Para vocês (para nós)... deixo uma história, que certamente nos serve de consolo na difícil tarefa de criar um filho, uma filha:
O primeiro Pai
Pais. Quando os filhos de vocês parecerem insuportáveis, talvez essa história sirva de consolo.
Depois de criar o céu e a terra, Deus criou Adão e Eva. E a primeira coisa que lhes foi dita foi: “não devem!”
Não devo o quê? Perguntou Adão.
Não devem comer o fruto da árvore do bem e do mal, respondeu Deus.
Não podemos comer o fruto da árvore do bem e do mal? Quer dizer que existe uma árvore com frutos? Eva! Temos uma árvore do bem e do mal com o frutos.
De jeito nenhum! Disse Deus.
Sim, sim, queremos! Insistem em coro Adão e Eva.
Vocês não devem comer o fruto! Reafirmou Deus.
Por quê? Perguntaram.
Porque eu sou o criador de vocês e estou dizendo que não devem! Disse Deus, perguntando a si mesmo por que ele não tinha parado depois de criar os elefantes.
Poucos minutos depois, Deus viu Adão e Eva comendo o fruto.
Eu não havia dito para não comerem o fruto desta árvore! Disse indignado o Primeiro Pai.
Sim, sim, respondeu Adão.
E, então, por que o fizeram? Perguntou Deus.
Eu não fiz nada, respondeu Eva.
Ela começou! Disse Adão.
Eu não! Gritou Eva!
Sim! Você começou!
Não fui eu!
Deus, então, aplicou uma punição para os dois: a paritir de então, eles iriam ter e criar filhos sozinhos. Foi assim estabelecido um padrão que nunca mudou.
Mas esta história tem um consolo.
Não se recrimine se seus filhos não aproveitam os seus esforços para torná-los mais sábios. Pois, se Deus teve dificuldades para a educação de suas criaturas, por que essa tarefa seria mais fácil para nós?
Queridos pais! Nessa data que se lembra da tarefa (punição) que vocês receberam de Deus, desejo que encontrem também nEle (Deus) a sabedoria necessária para exercer bem o papel de pai. O primeiro e maior dos pais é Deus. Busquem nEle a orientação. Que haja mais tempo para os filhos, para entender o mundo e o universo deles. Um pai não precisa ser um super-herói, capaz de dar tudo ao filho... precisa apenas ser um pai, que esteja presente... ore com seu filho, sua filha, cante, brinque, conviva com ele, com ela... é assim que você vai construir uma boa e duradoura relação com seu filho, sua filha. A melhor que um Pai e um filho, uma filha, podem querer: “os valores e os exemplos da fé, o próprio Cristo, Jesus, o nosso Deus.”.

HINO
Nº 574 - LCI – Pai de amor

CONFISSÃO DE FÉ
Confessemos juntos a nossa fé no Trino Deus, através das palavras do Credo Apostólico.
Creio em Deus Pai, ...

CANTO PÓS CONFISSÃO (proceder motivação e o recolhimento das ofertas)
Nº 165 - LCI – Há sinais de paz e de graça

ORAÇÃO DE INTERCESSÃO
Motivos de Oração:
1. Aniversariantes
2._______________________________________________________
3._______________________________________________________
4._______________________________________________________
5._______________________________________________________
6._______________________________________________________
Querido e amado Deus! Achegamo-nos a Ti com alegria e esperança, pois, Tu mesmo crias, sustentas e impulsionas a Igreja. Tu nos redimiste de nossos pecados através de Jesus Cristo e nos acolhes como Teus filhos e filhas, através do batismo. Suplicamos, nosso Deus, para que nunca nos deixes esquecer como tu és um Pai amoroso. Intercedemos pela nossa Igreja, para que os membros estejam sempre firmes na fé em ti. Intercedemos pelo mundo e pelas autoridades. Esteja com elas nas decisões que conduzem este país e este mundo como influências que devem servir ao bem, somente. Pedimos pelo fim das guerras em todo mundo. Intercedemos para que todos os pais sintam-se abençoados por ti com sabedoria para que eduquem os seus filhos de acordo com a sua santa vontade.
Oramos, Pai, pelas pessoas enfermas, com dificuldades e privações. Usa-nos como instrumentos de amor ao nosso próximo. A Tua mão bondosa ampare cada uma e restaure suas forças e suas esperanças, dando ânimo para continuar a vida. Tudo o que temos em nossos corações e mentes queremos juntar à oração que Jesus ensinou:
PAI NOSSO
Pai nosso ...

LITURGIA DE DESPEDIDA

AVISOS
Próximo Culto: ___/___/______ às ___:___ h.
Oferta último Culto: R$ _________ - destinada para ...
______________ _________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________

BÊNÇÃO
Que Deus te abençoe e te guarde. Que Ele faça resplandecer o seu rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti. Que Deus, sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

ENVIO
Vão em paz e sirvam ao Senhor com alegria!
Demos graças a Deus!

CANTO FINAL
Nº 300 - LCI – Deus vos guarde
 


Autor(a): Pastor Adriel Raach
Âmbito: IECLB / Sinodo: Mato Grosso
Área: Celebração / Nível: Celebração - Liturgia
Natureza do Domingo: Pentecostes
Perfil do Domingo: 10º Domingo após Pentecostes
Testamento: Novo / Livro: Lucas / Capitulo: 12 / Versículo Inicial: 49 / Versículo Final: 56
Título da publicação: Caderno de Cultos - Sínodo Mato Grosso / Ano: 2022
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 67521
REDE DE RECURSOS
+
O maior erro que se pode cometer na cristandade é não zelar corretamente pelas crianças, pois, se queremos que a cristandade tenha um futuro, então, precisamos preocupar-nos com as crianças.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br