Lucas 2.15-21 - Ano Novo (Nome de Jesus) - 01.01.2017

Caderno de Cultos 2017

01/01/2017

LITURGIA DE ABERTURA

ACOLHIDA
Bom dia/ Boa noite!
É com grande alegria que nós reunimos em culto, na presença de Deus para celebrar o Primeiro culto do ano de 2017. Sendo gratos por tudo o que passou no ano de 2016 e colocando este ano que se inicia nas mãos do nosso bondoso Deus.
Nesta perspectiva, gostaria de saudar a cada uma/um de vocês com as palavras de Hebreus12.20, proposta nas Senhas Diárias para o dia de hoje: “Que o Deus de paz lhe dê tudo de bom que vocês precisam para fazer a sua vontade. E que ele, por meio de Jesus Cristo, faca em nós tudo o que lhe agrada. E a Cristo seja dada a glória para todo o sempre!”.
Que a glória, e sua humildade se façam presentes neste culto e guiem o nosso pensar e o nosso agir. Amém.

Acolher os/as visitantes

CANTO DE ENTRADA
332 - HPD – Deus está aqui
Ou: Nº ____________________________________________________

SAUDAÇÃO
Neste primeiro Culto do ano de 2017 queremos celebrar em nome daquele que nos criou e nos trouxe a este mundo. Celebramos em nome do Trino Deus: Pais, Filho e Espírito Santo. Amém (+)

CANTOS DE INVOCAÇÃO
318 - HPD – Vem Espírito de Deus
Ou: Nº ____________________________________________________

CONFISSÃO DE PECADOS
Senhor nosso Deus, diante de Ti viemos neste inicio de culto para colocar o nosso ser e a nossa vida aos teus cuidados. Com isso Senhor, reconhecemos que nem sempre agimos conforme o teu ensinamento e a Tua vontade. Somos egoístas e muitas vezes pensamos somente em nós e em nossos interesses. Mas ao iniciar este novo ano pedimos-te, ó Pai, transforma a nossa vida à luz da Tua Palavra e Tua vontade. Nos ensine a andar nos caminhos corretos e dedicarmos nossa vida somente a Ti. Por tudo, Senhor, pedimos o teu Perdão, e pedimos isto em nome de Jesus Cristo, o nosso Deus irmão. Amém.

ANÚNCIO DO PERDÃO
Como palavra de Perdão e de Graça de Deus nos é dito em Colossenses 1.13: “Jesus Cristo é quem nos liberta, e é por meio dele que nossos pecados são perdoados”.
A todos os que com sinceridade se voltam a Deus em oração e pedem perdão pelo seu erro e pelo seu pecado, tem o perdão do Deus: Pai, Filho e Espírito Santo. Amém (+).

KYRIE
A vinda do Deus menino a terra demonstrou o quanto Deus se importa com o ser humano. Envia o seu próprio filho para mostrar à humanidade a misericórdia e o amor supremo, e com isso nos chama a olharmos para nosso semelhante com o mesmo carinho e amor. Cantemos a Deus pela sua misericórdia e para que ele abra nossos olhos para ver o nosso irmão.
408 - HPD – Tem misericórdia

GLÓRIA IN EXCELSIS
Por tudo o quê recebemos das mãos de Deus, somos convidados a sermos gratos a Ele e a bendizer o seu nome. Cantemos bendizendo o nome do senhor:
263 - HPD – Bendirei o Senhor em todo o tempo


ORAÇÃO DO DIA
Obrigado Deus pela oportunidade de estarmos aqui celebrando este primeiro culto do Ano, entregando aos teus cuidados tudo o que temos pela frente: planos, projetos e desejos; Sejas Tu conosco ó Deus!
Agora neste momento onde queremos nos prostrar diante da Tua Palavra, sopras o teu Santo Espírito sobre nós, abrindo ouvidos e corações para receber esta tua palavra de Graça e Salvação, assim como receberam os pastores em Belém. Por Cristo Jesus, nosso Senhor e Salvador, que contigo e com o Espírito Santo, vive e reina de eternidade a eternidade. Amém.

LITURGIA DA PALAVRA

LEITURAS BÍBLICAS
1ª Leitura Bíblica: Números 6.22-27

2ª Leitura Bíblica: Filipenses 2.5-11

(Em pé, aclamemos o Evangelho cantando Aleluia)
3ª Leitura Bíblica: Lucas 2. 15-21

CÂNTICO INTERMEDIÁRIO
379- HPD – Estou pronto, Senhor

PREGAÇÃO
Texto da Pregação

Que a graça, a paz e o amor de Deus esteja com tod@s vocês. Amém

É com muita alegria que hoje festejamos o começo e a entrada de Um Novo Ano Civil. A data de hoje é muito especial e festiva, não só porque celebramos o Natal há uma semana atrás, nem por causa do início de um novo ano, mas, porque o Menino Jesus no oitavo dia, cumprindo a Lei da Circuncisão, recebeu o seu nome: Jesus – que significa: O Senhor é Salvação.
A circuncisão é uma ordem do próprio Deus, e representava a aceitação oficial da criança no seio do povo de Deus. Este ato deveria acontecer sempre no oitavo dia de vida. Neste dia era oficializado o nome do menino, e ele passava a fazer parte do acordo que o Senhor havia feito com o seu povo.
E, o Menino de Belém, cujo nascimento havia sido profetizado centenas e de anos antes, anunciado por anjos à Maria e José, aos pastores dos campos de Belém, foi circuncidado ao oitavo dia, e recebeu o nome de JESUS.
Pelo fato de o Ano da Igreja (o calendário Litúrgico) e o Ano Civil seguirem calendários diversos, a data festiva de 1 de janeiro, tornou-se secundária, inclusive entre os cristãos, pois a ênfase desta data sempre fica sobre o Ano Novo.
Porém, a data festiva e as leituras bíblicas propostas para este dia, abrem o Novo Ano Civil, com uma perspectiva muito bonita, já que o nome Jesus assegura a bênção de Deus para o ano que se inicia. Através de Jesus, Deus está conosco.
INICIEMOS ESTE NOVO ANO OLHANDO PARA JESUS.
Um Novo Ano sempre chega carregado de muitas expectativas, afinal é um novo ano que se inicia. Quais são os nossos desejos para este 2017? Qual é o meu sonho para este ano? E em nossos planos, estamos deixando algum espaço para Jesus? Estamos olhando para ele agora, ou vamos esperar até o próximo natal para fazer isso novamente?
Conta-se que uma pequena menina, de nome Joana, havia terminado o seu primeiro mês de aula. Depois de dizer “até amanhã” para a professora, ela saiu correndo junto com as coleguinhas, e desapareceu de vista.
Poucos minutos depois ela estava de volta e, com o rostinho molhado de lágrimas, dirigiu-se para a professora, entre soluços, dizendo: Perdi a minha torre.
Sem entender, a professora enxugou as lágrimas dos olhos e pediu que Joana explicasse o que havia acontecido. A menina, então explicou dizendo que no primeiro dia de aula, quando a mãe lhe trouxe na escola, lhe havia mostrado a torre alta que ficava em direção de sua casa. Assim, sempre que Joana andasse em direção daquela torre, ela estaria no caminho certo para casa.
Acontece, porém, que Joana saíra da escola por uma porta diferente naquele dia, e quando buscou seu ponto de referência, a Torre de Orientação, ela se viu completamente perdida, sem rumo e sem orientação.
A pequena Joana com sua história da “Torre perdida” retrata muito bem a nossa realidade e do nosso mundo, onde, na verdade, são muitas as pessoas, que como a exemplo de Joana, andam completamente perdidas, sem rumo, sem orientação. Não têm marco seguro e permanente, pelo qual possam se guiar e orientar sua caminhada em direção a casa do Pai Celestial.
Sem a “Torre de Orientação” passam a vida inteira, ano após ano, perdidos, sem rumo, sem alvo para o qual dirigir as suas esperanças, e buscar forças e alento para a vida. Em nosso texto, Deus nos apresenta a “Torre segura de Orientação” a qual Ele nos convida olharmos em busca de Segurança e Orientação para nossa vida. Para nossa vida, perdida e desorientada: “deram-lhe o nome de JESUS, como lhe chamara o anjo antes de ser concebido”
O nome JESUS descreve a missão pela qual Ele foi enviado ao mundo, ou seja, salvar e guiar as pessoas perdidas; trazer de volta as pessoas a verdadeira comunhão com Deus; torná-los parte do povo de Deus, um povo santo, cuidado carinhosamente por Deus, que é amoroso e gracioso.
Em Cristo Jesus, portanto, não somos mais condenados, pois Ele, sendo inocente, foi condenado em nosso lugar. Morreu e ressuscitou em nosso lugar, e é a esperança e certeza de nossa ressurreição.
Cristo é a nossa “Torre de Orientação e Segurança” também. Ele é o nosso guia, orientador e companheiro de jornada. Como “luz do mundo” Cristo quer guiar-nos de dia e de noite também.
Neste Novo Ano, iluminando o nosso caminho, brilhando em nossas vidas com a Sua Palavra e Sacramentos, fazendo-nos assim também de nós, sal e luz para refletir e anunciar a paz e o amor que vem do próprio Deus, em Cristo Jesus.
Em neste novo ano, possamos todos nos guiar e nos orientar no nome e na Palavra daquele que é que é a nossa Torre de Orientação, Jesus Cristo – o Filho de Deus, nosso irmão. Amém.

HINO
312 - HPD – Natal é vida que Nasce

CONFISSÃO DE FÉ
Confessemos juntos a nossa fé com as palavras do Credo Apostólico. Assim como milhares de cristãos no mundo inteiro, dizemos juntos:
Creio em Deus Pai, ...

CANTO PÓS CONFISSÃO (proceder motivação e o recolhimento das ofertas)
460 - HPD – Conta as Bênçãos


ORAÇÃO DE INTERCESSÃO
Motivos de Oração:
1. Aniversariantes
2._______________________________________________________
3._______________________________________________________
4._______________________________________________________
5._______________________________________________________
6._______________________________________________________

PAI NOSSO
Pai nosso ...

LITURGIA DE DESPEDIDA

AVISOS
Próximo Culto: ___/___/______ às ___:___ h.
Oferta último Culto: R$ _________ - destinada para ...
______________ _________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________

BÊNÇÃO
O Senhor te abençoe e te guarde; O Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti; O Senhor sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz!
Que assim te abençoe o Trino Deus: Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.


ENVIO
Vamos em Paz e Sirvamos ao nosso Deus com muita Alegria.
Uma ótima semana e um abençoado Ano Novo.

CANTO FINAL
181 - HPD – Viver com Jesus é cantar

LITURGIA DE ABERTURA

ACOLHIDA
Bom dia/ Boa noite!
É com grande alegria que nós reunimos em culto, na presença de Deus para celebrar o Primeiro culto do ano de 2017. Sendo gratos por tudo o que passou no ano de 2016 e colocando este ano que se inicia nas mãos do nosso bondoso Deus.
Nesta perspectiva, gostaria de saudar a cada uma/um de vocês com as palavras de Hebreus12.20, proposta nas Senhas Diárias para o dia de hoje: “Que o Deus de paz lhe dê tudo de bom que vocês precisam para fazer a sua vontade. E que ele, por meio de Jesus Cristo, faca em nós tudo o que lhe agrada. E a Cristo seja dada a glória para todo o sempre!”.
Que a glória, e sua humildade se façam presentes neste culto e guiem o nosso pensar e o nosso agir. Amém.

Acolher os/as visitantes

CANTO DE ENTRADA
332 - HPD – Deus está aqui
Ou: Nº ____________________________________________________

SAUDAÇÃO
Neste primeiro Culto do ano de 2017 queremos celebrar em nome daquele que nos criou e nos trouxe a este mundo. Celebramos em nome do Trino Deus: Pais, Filho e Espírito Santo. Amém (+)

CANTOS DE INVOCAÇÃO
318 - HPD – Vem Espírito de Deus
Ou: Nº ____________________________________________________

CONFISSÃO DE PECADOS
Senhor nosso Deus, diante de Ti viemos neste inicio de culto para colocar o nosso ser e a nossa vida aos teus cuidados. Com isso Senhor, reconhecemos que nem sempre agimos conforme o teu ensinamento e a Tua vontade. Somos egoístas e muitas vezes pensamos somente em nós e em nossos interesses. Mas ao iniciar este novo ano pedimos-te, ó Pai, transforma a nossa vida à luz da Tua Palavra e Tua vontade. Nos ensine a andar nos caminhos corretos e dedicarmos nossa vida somente a Ti. Por tudo, Senhor, pedimos o teu Perdão, e pedimos isto em nome de Jesus Cristo, o nosso Deus irmão. Amém.

ANÚNCIO DO PERDÃO
Como palavra de Perdão e de Graça de Deus nos é dito em Colossenses 1.13: “Jesus Cristo é quem nos liberta, e é por meio dele que nossos pecados são perdoados”.
A todos os que com sinceridade se voltam a Deus em oração e pedem perdão pelo seu erro e pelo seu pecado, tem o perdão do Deus: Pai, Filho e Espírito Santo. Amém (+).

KYRIE
A vinda do Deus menino a terra demonstrou o quanto Deus se importa com o ser humano. Envia o seu próprio filho para mostrar à humanidade a misericórdia e o amor supremo, e com isso nos chama a olharmos para nosso semelhante com o mesmo carinho e amor. Cantemos a Deus pela sua misericórdia e para que ele abra nossos olhos para ver o nosso irmão.
408 - HPD – Tem misericórdia

GLÓRIA IN EXCELSIS
Por tudo o quê recebemos das mãos de Deus, somos convidados a sermos gratos a Ele e a bendizer o seu nome. Cantemos bendizendo o nome do senhor:
263 - HPD – Bendirei o Senhor em todo o tempo


ORAÇÃO DO DIA
Obrigado Deus pela oportunidade de estarmos aqui celebrando este primeiro culto do Ano, entregando aos teus cuidados tudo o que temos pela frente: planos, projetos e desejos; Sejas Tu conosco ó Deus!
Agora neste momento onde queremos nos prostrar diante da Tua Palavra, sopras o teu Santo Espírito sobre nós, abrindo ouvidos e corações para receber esta tua palavra de Graça e Salvação, assim como receberam os pastores em Belém. Por Cristo Jesus, nosso Senhor e Salvador, que contigo e com o Espírito Santo, vive e reina de eternidade a eternidade. Amém.

LITURGIA DA PALAVRA

LEITURAS BÍBLICAS
1ª Leitura Bíblica: Números 6.22-27

2ª Leitura Bíblica: Filipenses 2.5-11

(Em pé, aclamemos o Evangelho cantando Aleluia)
3ª Leitura Bíblica: Lucas 2. 15-21

CÂNTICO INTERMEDIÁRIO
379- HPD – Estou pronto, Senhor

PREGAÇÃO
Texto da Pregação

Que a graça, a paz e o amor de Deus esteja com tod@s vocês. Amém

É com muita alegria que hoje festejamos o começo e a entrada de Um Novo Ano Civil. A data de hoje é muito especial e festiva, não só porque celebramos o Natal há uma semana atrás, nem por causa do início de um novo ano, mas, porque o Menino Jesus no oitavo dia, cumprindo a Lei da Circuncisão, recebeu o seu nome: Jesus – que significa: O Senhor é Salvação.
A circuncisão é uma ordem do próprio Deus, e representava a aceitação oficial da criança no seio do povo de Deus. Este ato deveria acontecer sempre no oitavo dia de vida. Neste dia era oficializado o nome do menino, e ele passava a fazer parte do acordo que o Senhor havia feito com o seu povo.
E, o Menino de Belém, cujo nascimento havia sido profetizado centenas e de anos antes, anunciado por anjos à Maria e José, aos pastores dos campos de Belém, foi circuncidado ao oitavo dia, e recebeu o nome de JESUS.
Pelo fato de o Ano da Igreja (o calendário Litúrgico) e o Ano Civil seguirem calendários diversos, a data festiva de 1 de janeiro, tornou-se secundária, inclusive entre os cristãos, pois a ênfase desta data sempre fica sobre o Ano Novo.
Porém, a data festiva e as leituras bíblicas propostas para este dia, abrem o Novo Ano Civil, com uma perspectiva muito bonita, já que o nome Jesus assegura a bênção de Deus para o ano que se inicia. Através de Jesus, Deus está conosco.
INICIEMOS ESTE NOVO ANO OLHANDO PARA JESUS.
Um Novo Ano sempre chega carregado de muitas expectativas, afinal é um novo ano que se inicia. Quais são os nossos desejos para este 2017? Qual é o meu sonho para este ano? E em nossos planos, estamos deixando algum espaço para Jesus? Estamos olhando para ele agora, ou vamos esperar até o próximo natal para fazer isso novamente?
Conta-se que uma pequena menina, de nome Joana, havia terminado o seu primeiro mês de aula. Depois de dizer “até amanhã” para a professora, ela saiu correndo junto com as coleguinhas, e desapareceu de vista.
Poucos minutos depois ela estava de volta e, com o rostinho molhado de lágrimas, dirigiu-se para a professora, entre soluços, dizendo: Perdi a minha torre.
Sem entender, a professora enxugou as lágrimas dos olhos e pediu que Joana explicasse o que havia acontecido. A menina, então explicou dizendo que no primeiro dia de aula, quando a mãe lhe trouxe na escola, lhe havia mostrado a torre alta que ficava em direção de sua casa. Assim, sempre que Joana andasse em direção daquela torre, ela estaria no caminho certo para casa.
Acontece, porém, que Joana saíra da escola por uma porta diferente naquele dia, e quando buscou seu ponto de referência, a Torre de Orientação, ela se viu completamente perdida, sem rumo e sem orientação.
A pequena Joana com sua história da “Torre perdida” retrata muito bem a nossa realidade e do nosso mundo, onde, na verdade, são muitas as pessoas, que como a exemplo de Joana, andam completamente perdidas, sem rumo, sem orientação. Não têm marco seguro e permanente, pelo qual possam se guiar e orientar sua caminhada em direção a casa do Pai Celestial.
Sem a “Torre de Orientação” passam a vida inteira, ano após ano, perdidos, sem rumo, sem alvo para o qual dirigir as suas esperanças, e buscar forças e alento para a vida. Em nosso texto, Deus nos apresenta a “Torre segura de Orientação” a qual Ele nos convida olharmos em busca de Segurança e Orientação para nossa vida. Para nossa vida, perdida e desorientada: “deram-lhe o nome de JESUS, como lhe chamara o anjo antes de ser concebido”
O nome JESUS descreve a missão pela qual Ele foi enviado ao mundo, ou seja, salvar e guiar as pessoas perdidas; trazer de volta as pessoas a verdadeira comunhão com Deus; torná-los parte do povo de Deus, um povo santo, cuidado carinhosamente por Deus, que é amoroso e gracioso.
Em Cristo Jesus, portanto, não somos mais condenados, pois Ele, sendo inocente, foi condenado em nosso lugar. Morreu e ressuscitou em nosso lugar, e é a esperança e certeza de nossa ressurreição.
Cristo é a nossa “Torre de Orientação e Segurança” também. Ele é o nosso guia, orientador e companheiro de jornada. Como “luz do mundo” Cristo quer guiar-nos de dia e de noite também.
Neste Novo Ano, iluminando o nosso caminho, brilhando em nossas vidas com a Sua Palavra e Sacramentos, fazendo-nos assim também de nós, sal e luz para refletir e anunciar a paz e o amor que vem do próprio Deus, em Cristo Jesus.
Em neste novo ano, possamos todos nos guiar e nos orientar no nome e na Palavra daquele que é que é a nossa Torre de Orientação, Jesus Cristo – o Filho de Deus, nosso irmão. Amém.

HINO
312 - HPD – Natal é vida que Nasce

CONFISSÃO DE FÉ
Confessemos juntos a nossa fé com as palavras do Credo Apostólico. Assim como milhares de cristãos no mundo inteiro, dizemos juntos:
Creio em Deus Pai, ...

CANTO PÓS CONFISSÃO (proceder motivação e o recolhimento das ofertas)
460 - HPD – Conta as Bênçãos


ORAÇÃO DE INTERCESSÃO
Motivos de Oração:
1. Aniversariantes
2._______________________________________________________
3._______________________________________________________
4._______________________________________________________
5._______________________________________________________
6._______________________________________________________

PAI NOSSO
Pai nosso ...

LITURGIA DE DESPEDIDA

AVISOS
Próximo Culto: ___/___/______ às ___:___ h.
Oferta último Culto: R$ _________ - destinada para ...
______________ _________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________

BÊNÇÃO
O Senhor te abençoe e te guarde; O Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti; O Senhor sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz!
Que assim te abençoe o Trino Deus: Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.


ENVIO
Vamos em Paz e Sirvamos ao nosso Deus com muita Alegria.
Uma ótima semana e um abençoado Ano Novo.

CANTO FINAL

181 - HPD – Viver com Jesus é cantarhttp://www.luteranos.com.br/conteudo_organizacao/matogrosso/conteudo_organizacao.php?idContudo=40713&idOrg=10


Autor(a): Diácono Vanderlei Hüther
Âmbito: IECLB / Sinodo: Mato Grosso
Natureza do Domingo: Ano Novo

Testamento: Novo / Livro: Lucas / Capitulo: 2 / Versículo Inicial: 15 / Versículo Final: 21
Título da publicação: Caderno de Cultos - Sínodo Mato Grosso / Ano: 2017
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 40713
REDE DE RECURSOS
+
Vocês foram batizados para ficarem unidos com Cristo e assim se revestiram com as qualidades do próprio Cristo.
Gálatas 3.27
© Copyright 2020 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br