Lucas 2.41-52 - 1º Domingo após Natal - 26/12/2021

Caderno de Cultos 2021 - Sínodo Mato Grosso

26/12/2021

26/12/2021 – 1º Domingo após Natal
Pregação: Lucas 2.41-52; Leituras: 1 Samuel 2. 18-20,26; Colossenses 3.12-17
Min. Cand. Abraão Cruz – Cuiabá – MT


LITURGIA DE ABERTURA

ACOLHIDA
“Que a paz que Cristo dá dirija vocês nas suas decisões, pois foi para essa paz que Deus os chamou a fim de formarem um só corpo. E sejam agradecidos. Colossenses 3.15.
Sejam bem-vindos(as)! Celebremos com alegria o amor de Deus que por Jesus Cristo, seu Filho, vem ao nosso encontro e nos dá a paz e com isso possibilita a vivência em união e adoração em comunidade.
- Alguém está aqui hoje pela primeira vez? – Nós acolhemos com alegria quem vem à casa de Deus. Ele convida a todas as pessoas para fazer parte da sua comunhão! Bem-vinda(o). A casa de Deus também é sua!

CANTO DE ENTRADA
Nº 27 - LCI – Teu povo
Ou: Nº 26 – Reunidos aqui

SAUDAÇÃO
Celebramos este culto em nome e na presença do Trino Deus que é Pai, Filho e Espírito Santo.

CANTOS DE INVOCAÇÃO
Nº 03 - LCI – Deus Trino
Ou: 02 – Bênção

CONFISSÃO DE PECADOS
- Senhor Deus, Pai de amor, queremos nesse momento entregar em tuas mãos a nossa vida e confessar que somos falhos e pecadores. Perdão porque muitas vezes pecamos por pensamentos e palavras, atos e omissões. Falhamos com nosso próximo, com o cuidado da criação e contigo. Por isso, precisamos de ti, da tua graça e do teu amor.
Perdão por muitas vezes não darmos valor ao que tu nos deste, e muitas vezes não valorizamos e entristecemos o teu Espírito Santo que habita em nós.
Por isso e muito mais, pedimos, tem misericórdia de nós e perdoa os nossos pecados, por teu Filho Jesus Cristo, amém.

ANÚNCIO DO PERDÃO
Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça. (1Jo 1.9). Aquele que, de forma sincera, reconhece sua condição de pecador diante de Deus tem os seus pecados perdoados. Por isso em nome de Jesus Cristo eu declaro que cada pecado confessado está perdoado. Amém.

KYRIE
Agraciados com o perdão de Deus, rogamos pelas dores que a humanidade enfrenta: o sofrimento, a injustiça, doenças, desemprego e a fome e demais consequências nefastas causadas pelo pecado, ganância, egoísmo e pela maldade humana que cresce a cada dia trazendo sofrimento, miséria, dor e destruição de relacionamentos.
Cientes do teu amor te pedimos humildemente Senhor tem piedade e ouve a nossa oração, quando cantamos:

HINO: LCI nº 209 – Senhor oramos agora…

ORAÇÃO DO DIA
Pai de amor, tu destes o teu testemunho na maior prova de amor por nós quando nos enviou o teu Filho Jesus para nos mostrar o centro da tua vontade e restabelecer a união e comunhão contigo, com as pessoas e com a criação. Nos ajuda a aceitar e testemunhar esse amor para que as pessoas se submetam a tua boa, perfeita e agradável vontade e se unam ti. Desse modo possamos, todos nós sem distinção, desfrutar do seu amor, e por meio de Cristo e nos tornemos seus filhos e filhas. Que o teu amor, ó Pai, nos fortaleça nas dificuldades e desafios que enfrentaremos no nosso dia a dia, por Jesus Cristo Nosso Senhor e Salvador. Amém.

LITURGIA DA PALAVRA

LEITURAS BÍBLICAS
1ª Leitura Bíblica: 1 Samuel 2. 18-20,26

2ª Leitura Bíblica: Colossenses 3.12-17

3ª Leitura Bíblica: Lucas 2.41-52

CÂNTICO INTERMEDIÁRIO
Nº 165 – LCI – Estou pronto, Senhor.

PREGAÇÃO:
Imagine passar 30 dias em um lugar distante do seu, com cultura, comida e hábitos totalmente diferentes. Quando do retorno para casa rever família, seu quarto… Certamente há uma boa sensação de, finalmente estar em casa.
No texto de hoje percebemos isso em Jesus ao ir ao templo pela primeira vez aos 12 anos de idade.
No templo o menino Jesus se sentiu em casa. Lá era possível aos mestres da lei exporem ensinamentos públicos aos peregrinos da festa, de maneira informal, com perguntas e respostas. Eis, portanto, uma oportunidade para Jesus buscar respostas para as perguntas que moviam seu coração e mente (v 46) e também expor a sabedoria que vem do alto (v 47).
Quando sua mãe o encontra no templo e pergunta o que ele estava fazendo lá, Jesus não falou que deveria está na casa do “nosso” pai, mas sim na casa do “meu” Pai. (v 49) É a primeira vez, de forma expressa na Bíblia, que Jesus afirma ser Filho de Deus. Surge o grande contraste entre o pai terreno e o Pai celestial.
Maria foi sábia em não contar ao menino acerca do mistério de sua concepção milagrosa por meio do Espírito Santo, assim como no passado silenciara diante de José, esperando até que o próprio Deus lhe revelasse o mistério da concepção pelo Espírito Santo. Repentinamente, o grande mistério do seu coração também estava claro para aquele menino de doze anos.
De onde ele obtivera essa certeza? O Espírito Santo certamente o revelou. Ou seja, despertada sua consciência humana a respeito de si mesmo, também tinha de despertar em Jesus uma serena intuição de que ele era de modo inigualável e único, o Filho de Deus!
Naquele momento para o menino de 12 anos, o templo representava o lugar que Deus escolheu para habitar entre seu povo. Por isso a pergunta retórica: “Não sabiam que eu devia estar na casa do meu Pai?” (v 48). Jesus deixa claro que sua meta é fazer a vontade de Deus. Tal colocação foi reafirmada mais tarde pelo próprio Jesus: “A minha comida consiste em fazer a vontade daquele que me enviou a realizar a sua obra” (Jo 4.34).
Cumprir a vontade do Pai é o centro de sua vida do qual brotam todos os seus pensamentos, sentimentos, palavras e ações. O “Estar naquilo que é do Pai” (v 49) constitui a marca de toda a sua vida.
Pela vida de Jesus percebemos que entre esse primeiro “Pai”, proferido no templo aos doze anos de idade, e o último “Pai”, dito na cruz, ao entregar sua vida nas mãos do Pai aos trinta e três anos (Lc 23.46), cada palavra, cada milagre, cada agradecimento, cada ação pulsam com o desejo de estar naquilo que é de seu Pai.
Ao mesmo tempo, Jesus continuou submisso a José e a Maria e seguiu com eles para Nazaré (v 51). Isso mostra que mesmo sendo o Filho de Deus a serenidade de seu coração o prendia à obediência.
Desse modo, a casa paterna em Nazaré passou a ser, também, “aquilo que é do Pai”. Ou seja, o amor ao Pai celestial não aniquila, não destrói o amor aos pais terrenos, mas dá um novo significado ao modo que o “estar no que é do Pai”, se reflete na necessidade de viver o dia a dia apontando para Deus. E nessa obediência a Deus e no querer fazer o que é de Deus reside a verdadeira liberdade.
Pelo exposto:
a) Concluímos que quem segue a Jesus aprende em todo o agir e falar a estar “naquilo que é do Pai” e a vontade divina é fator determinante em todas as coisas, que Deus é o primeiro pensamento pela manhã e último pensamento à noite.
b) aprendemos que nosso vínculo com Deus consolida o vínculo com as pessoas, em nossos afazeres e no cuidado da criação. Dito de outro modo, nosso vínculo com Deus nos inspira e se materializa em ações práticas que beneficiam o próximo, seja realizando nosso trabalho com esmero, seja cuidando da nossa família com dedicação, seja evitando danos ao meio ambiente.
c) Tal qual uma pessoa que passa 30 dias em um lugar distante do seu, com cultura, comida e hábitos totalmente diferentes, do mesmo modo, o pecado nos afasta para longe de Deus todos os dias. E a todo momento Deus nos chama a reconhecer nossa condição de pecador e nos convida, pela sua graça em Cristo, a voltar para sua casa.
Que o Espírito Santo de Deus nos ajude a estarmos sempre juntos ao Criador e nos auxilie a cumprir a vontade do Altíssimo para nossa vida. Amém.

HINO
Nº 321 - LCI – Tua vontade

CONFISSÃO DE FÉ
Voltados para a cruz, lembramos que Cristo em irrestrita obediência ao Pai, se doou para que hoje tivéssemos a salvação e nos mostrou o caminho de acesso a Deus. Por isso, confessemos esse amor por meio das palavras do Credo Apostólico.

Creio em Deus Pai, ...

CANTO PÓS CONFISSÃO (proceder motivação e o recolhimento das ofertas)
Nº 168 - LCI – Vede quão grande amor


ORAÇÃO DE INTERCESSÃO
Motivos de Oração:
1. Aniversariantes
2._______________________________________________________
3._______________________________________________________
4._______________________________________________________
5._______________________________________________________
6._______________________________________________________
Senhor Deus e querido Pai. Agradecemos por este culto, pela palavra e por poder direcionar hinos e louvores a ti em comunhão com os irmãos na fê. Agradecemos por Jesus ter se doado por nós na cruz e nos mostrado que a obediência a Deus em fazer “aquilo que é do Pai” é a verdadeira liberdade. Mostrou que a vinculação a Deus não elimina, nem nos separa das pessoas ou da criação. Pelo contrário, nos mostra a necessidade de traduzir em atos e palavras de amor a vontade divina de restaurar todo o mundo, fazendo com que a vontade de Deus seja o centro de todas as coisas. Por isso clamamos: Recebe nossa oração em favor das pessoas que sofrem em consequência do pecado e que estão longe de ti. Oramos para que elas reconheçam Jesus como seu Senhor e salvador e assim, também, se tornem filhas tuas.
Oramos pelas pessoas que sofrem com o luto, depressão, medo, falta de esperança. Rogamos pela tua Igreja no mundo: que cada cristão mostre e viva o amor de Deus e inspirados em Jesus e com a ajuda do Espírito Santo obedeça a Deus e faça da vontade divina o centro de todas as coisas. Pedimos pelo nosso país e pelas autoridades no mundo para que zelem pela paz, sem corrupção, maldades e governem para o bem do povo sem distinção de pessoas. Sê com as nossas famílias e comunidades ajudando e fortalecendo no que for necessário para que Jesus Cristo seja o centro de todas as coisas. Que nele nossas ações sejam vistas e palavras sejam ouvidas gerando nosso arrependimento e que pela aceitação diária do sacrifício de Jesus todos sejamos salvos. O mais que temos em nossos corações incluímos na oração que teu Filho nos ensinou:
PAI NOSSO
Pai nosso ...

LITURGIA DE DESPEDIDA

AVISOS
Próximo Culto: ___/___/______ às ___:___ h.
Oferta último Culto: R$ _________ - destinada para ...
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________

BÊNÇÃO
Que o Senhor te abençoe e te guarde. Que ele faça resplandecer seu rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti. Que, sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

ENVIO
Vão em paz e que o Senhor os acompanhe,
- Demos graças a Deus!

CANTO FINAL
Nº 571 - LCI – Viver Jesus.
 


Autor(a): Ministro Candidato Abraão Cruz
Âmbito: IECLB / Sinodo: Mato Grosso
Área: Celebração / Nível: Celebração - Ano Eclesiástico / Subnível: Celebração - Ano Eclesiástico - Ciclo do Natal
Natureza do Domingo: Natal
Perfil do Domingo: 1º Domingo após Natal
Testamento: Novo / Livro: Lucas / Capitulo: 2 / Versículo Inicial: 41 / Versículo Final: 52
Título da publicação: Caderno de Cultos - Sínodo Mato Grosso / Ano: 2021
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 63901
REDE DE RECURSOS
+
Se reconhecemos as grandes e preciosas coisas que nos são dadas, logo se difunde, por meio do Espírito, em nossos corações, o amor, pelo qual agimos livres, alegres, onipotentes e vitoriosos sobre todas as tribulações, servos dos próximos e, assim mesmo, senhores de tudo.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br