Luteranos Santos - Boletim Semanal Nº 117 - 160923 - Lucas 16,19-31

Ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai. Filipenses 2,10-11

23/09/2016

 

Caros Membros e Amigos da Paróquia de Santos!

O Brasil é um pais com um contraste social enorme: Se por um lado existem por aqui lojas de todas as marcas de luxo porque há uma demanda que justifica, por outro lado continuam existindo pobreza extrema e subnutrição. Mesmo com os avanços dos último 20 anos convivemos com uma desigualdade muito forte.

A Palestina no tempo de Jesus era semelhante neste ponto. Por isso o Novo Testamento em diversos momentos espelha esta realidade de forma crítica a luz do evangelho. Muitos destes textos encontramos em Lucas como texto da prédica deste domingo e, Lucas 16,19-31, que conta a história conhecida do Homem Rico e Lázaro.

Quanto questionados sobre a questão da riqueza material a luz da fé, costumamos responder que a riqueza não é o problema, mas sim o que alguém faz com ela. Isto em si é correto e Jesus há de concordar, mas ele conta a história do Homem Rico e Lázaro justamente para mostrar o quanto o riqueza pode afetar negativamente o carater de uma pessoa. Tanto que nem o sofrimento no mundo dos mortos consegue mudar a forma de pensar. Mesmo lá o rico acha que Lázaro deve serví-lo!

Creio que Jesus não conta esta história para nos desanimar, mas nos motivar de buscarmos caminhos da mudança de já na vida antes da morte porque depois pode ser tarde!

Saudações até Domingo!

Agenda de Cultos e Atividades:
veja também www.facebook.com/luteranasantos
 
Plantões na Igreja todas as Terças, Quartas e Quintas-Feiras das 9:00 às 13:00 h
Domingo
25/09/2016
19º Domingo
após
Pentecostes
10:00 h: (P. Guilherme) Culto com Santa Ceia
Texto da prédica: Lucas 16,19-31
 
10:00 h: Culto das Crianças
Domingo
02/10/2016
Ação
de Graças
19:00 h: (P. Guilherme) Culto com Santa Ceia
 
Texto da prédica: 2ª Coríntios 9,6-15
 

Palavra da Semana - Para nossa reflexão


Céu e Inferno

Um Rabbi pediu a Deus para ver o céu e o inferno. Deus permitiu e destinou o profeta Elias como guia. Elias levou o Rabbi para uma sala grande em cujo estava uma panela com um prato delicioso no fogo. Ao redor da panela estavam sentadas pessoas com colheres compridos e com os quais estavam se servindo da panela. Mas eles estavam pálidos, magros e com aspecto sofrido. Era um silêncio tumbal. Porque os cabos das coleheres eram tão compridos que as pessoas não conseguiam levar a comida a boca.

Quando os visitantes haviam saido o Rabbi perguntou ao Profeta que lugar estranha que foi este. Foi o inverno. Depois Elias levou o Rabbi numa outra sala que parecia igual a primeira. No centro queimava um fogo com uma panela com comida deliciosa cozinhando encima. As pessoas estavam sentadas ao redor do fogo com colheres de cabo comprido igual a primeira sala. Mas todos pareciam bem nutridos, saudáveis e felizes. Estavam conversando animadamente. Não estavam tentando levar a colher a própria boca, mas usavam os cabos compridos para se alimentar mutuamente. Esta sala foi o céu.


Autor(a): P. Guilherme Nordmann
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Santos (SP)
Testamento: Novo / Livro: Lucas / Capitulo: 16 / Versículo Inicial: 19 / Versículo Final: 31
ID: 39598
COMUNICAÇÃO
+
Devemos orar com tanto vigor como se tudo dependesse de Deus e trabalhar com tanta dedicação como se tudo dependesse de nosso esforço.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br