Luteranos Santos - Boletim Semanal Nº 161 - 170929 - Isaías 58,7-12

Em ti esperam os olhos de todos, e tu, a seu tempo, lhes dás o alimento. Salmo 145,15

29/09/2017

 

Caros Membros e Amigos da Paróquia de Santos!

Israel finalmente retornou do exílio da Babilônia para Jesrusalém. Muito tempo eles haviam sonhado com este momento! Este sonho do retorno havia concedido forças na vida dura no exílio.

Mas agora de volta tudo era diferente. Tudo quebrado, falta de tudo, desânimo e resmungo se espalham. »Será que Deus está zombando de nós?«

Neste clima desanimado irrompe a palavra do profeta: »O jejum que me agrada é que vocês repartam a sua comida com os famintos, que recebam em casa os pobres que estão desabrigados, que dêem roupas aos que não têm e que nunca deixem de socorrer os seus parentes. Então a luz da minha salvação brilhará como o sol, e logo vocês todos ficarão curados.« (Isaías 58,7-12)

A chave para o sucesso da vida está na partilha. É esta a mensagem de 2500 anos atrás e ela é verdadeira até hoje. Os problemas do Brasil sõa problemas causadas pela falta de partilha. Esta não é fácil de alcançar mas mesmo assim é verdadeiro.

É para aprender a partilhar que somos comunidade cristã!

Saudações até domingo!

Agenda de Cultos e Atividades:
 
Plantões na Igreja todas as Terças, Quartas e Quintas-Feiras das 9:00 às 13:00 h
Domingo
01/10/2017
17º Domingo
após
Pentecostes
19:00 h: Culto com Santa Ceia (P. Guilherme)
 
Texto da prédica: Isaías 58,7-12
Segunda
02/10/2017
19:30 hs: 2° Encontro Curso de Fé TRILHA8:
Sentido - como descobrí-Io?
Domingo
Fraterno
08/10/2017
500 Anos
da
Reforma
10:00 hs: Culto Ecumênico em Memória dos 500 Anos da Reforma
com o Coral Mensageiros da Paz
(P. Guilherme)


10:00 hs: Oficina do Dia das Crianças

Em seguida: Churrasco com Chope Artesanal
Segunda
09/10/2017
19:30 hs: 3° Encontro Curso de Fé TRILHA8:
Fé - como encontrá-la apesar das dificuldades?

 

Palavra da Semana - Para nossa reflexão

 
500 anos da Reforma – Voltemos a Essência!

Estamos no grande ano do Jubileu da Reforma! Nós, luteranos, que no Brasil muitas vezes nos sentimos invisíveis por causa do nosso pequeno número, estamos finalmente em evidência.

Isto porque todos falam da Reforma “Luterana” o que não é bem correto porque os outros reformadores Calvin e Zwingli eram importantes tanto quanto.

O que está trazendo para nos este ano de memórias deste movimento profundo do século 16 que mudou o mundo?

Primeiramente surpreende a força desta memória que conseguiu superar os muros das igrejas e comunidades e penetrou no mundo secular.

Muito bonito também o caráter ecumênico das comemorações. Iniciou com a presença do Papa Francisco na Celebração inicial em Upsala na Sécia e tem sequência aqui no Brasil onde os irmãos católicos quase pedem para serem convidados.

Até aqui, tudo bem mas será que é só isto? O jubileu da Reforma como veiculo de afirmação dos luteranos? Uma oportunidade para uma vez cantar todas as muitas estrofes dos hinos de Lutero? O que ele, Lutero, pensaria a respeito?

Ele seria um grande crítico a este Oba Oba, e nos chamaria para voltarmos a essência dos conteúdos da Reforma para buscar aplicá-las ao nosso mundo de hoje!

Reforma como resgate da emancipação das pessoas através do contato direto com a palavra sagrada. Reforma como movimento de libertação de uma religiosidade repressora. Reforma como movimento de igualdade no Sacerdócio Geral de Todos os Crentes.

Vivemos um momento de grande apatia e indiferença diante da grande crise que o Brasil está vivendo. A espiritualidade da reforma nos chama ao testemunho público a partir dos valores evangélicos!

Vivemos um tempo onde a prática religiosa comercial prolifera para além do imaginável, enquanto igrejas comprometidas com os valores da Reforma lutam por sua viabilidade.  A herança da reforma nos chama para sermos cristãos não só na teoria mas comprometidos com a prática comunitária!

Vivemos uma grande crise de liderança com políticos em descrédito e líderes religiosos se autonomeando com toda espécie de título bombástico. Extrair liderança da memória da reforma significa abraçar o jeito democrático de gestar a vontade comum a partir da comunidade e de ser líder como expressão de serviço ao próximo!

Vamos viver a preciosidade do espírito da reforma que nos instiga para uma vida de liberdade libertada: “Foi para a liberdade que Cristo nos libertou.” (Gálatas 5,1a)

Guilherme Nordmann


Autor(a): P. Guilherme Nordmann
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Santos (SP)
Testamento: Antigo / Livro: Isaías / Capitulo: 58 / Versículo Inicial: 7 / Versículo Final: 12
ID: 44073
COMUNICAÇÃO
+
Nada pode nos separar do amor de Deus: nem a morte nem a vida; nem o presente nem o futuro.
Romanos 8.38
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br