Luteranos Santos - Boletim Semanal Nº 162 - 171006 - 500 Anos da Reforma

Não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê. Romanos 1,16a

06/10/2017

 

Caros Membros e Amigos da Paróquia de Santos!

Neste domingo comemoramos um aniversário duplo em nossa comunidade! 111 anos da nossa Paŕoquia (fundada 14/10/1906) e 500 anos da Reforma Protestante (a rigor datada em 31/10/1517). Números razoavelmente redondos que nos inspiram a cortar um bolo e cantar parabéns.

É só isto ou podemos ganhar mais com este momento? Com aniversários normais agradecemos a atenção recebida e continuamos com a nossa vida normal. Especialmente o Aniversário da Reforma nos instiga para não fazermos isto. Lutero e seus companheiros no movimento da Reforma resgataram a liberdade dos filhos e filhas de Deus justamente por se sentirem atingidos diretamente pelo amor dele.

Assim desencadearam um processo que mudou o mundo medieval que parecia imutável. Hoje estamos de novo num tempo cheio de problemas e com escassez de saídas plausíveis. Somente atingidos pelo amor de Deus diretamente podemos desenvolver a liberdade de espírito para achar os caminhos que o mundo tanto nescessita. Que Deus nos ajude nesta empreitada.

Neste domingo recebemos com muita alegria o Coral Mensageiro da Paróquia de Santo Amaro e em seguida podemos saborear um delicioso churrasco com chope artesanal! Paralelo e culto será ofericida uma oficina para as crianças.

Participe com sua família!
Saudações até domingo!
Agenda de Cultos e Atividades:
 
Plantões na Igreja todas as Terças, Quartas e Quintas-Feiras das 9:00 às 13:00 h
Domingo
Fraterno
08/10/2017
500 Anos
da
Reforma
10:00 hs: Culto Ecumênico em Memória dos 500 Anos da Reforma
com o Coral Mensageiros da Paz
(P. Guilherme)


10:00 hs: Oficina do Dia das Crianças

Em seguida: Churrasco com Chope Artesanal (R$ 35,00)
Segunda
09/10/2017
19:30 hs: 3° Encontro Curso de Fé TRILHA8:
Fé - como encontrá-la apesar das dificuldades?
Domingo
15/10/2017
19º Domingo
após
Pentecostes
19:00 h: Culto com Santa Ceia (P. Guilherme)
 
Texto da prédica: Filipenses 4,1-9
Segunda
16/10/2017
19:30 hs: 4° Encontro Curso de Fé TRILHA8:
Pecado - o que ele tem a ver comigo?

 

Palavra da Semana - Para nossa reflexão

 
500 anos da Reforma – Voltemos a Essência!

Estamos no grande ano do Jubileu da Reforma! Nós, luteranos, que no Brasil muitas vezes nos sentimos invisíveis por causa do nosso pequeno número, estamos finalmente em evidência.

Isto porque todos falam da Reforma “Luterana” o que não é bem correto porque os outros reformadores Calvin e Zwingli eram importantes tanto quanto.

O que está trazendo para nos este ano de memórias deste movimento profundo do século 16 que mudou o mundo?

Primeiramente surpreende a força desta memória que conseguiu superar os muros das igrejas e comunidades e penetrou no mundo secular.

Muito bonito também o caráter ecumênico das comemorações. Iniciou com a presença do Papa Francisco na Celebração inicial em Upsala na Sécia e tem sequência aqui no Brasil onde os irmãos católicos quase pedem para serem convidados.

Até aqui, tudo bem mas será que é só isto? O jubileu da Reforma como veiculo de afirmação dos luteranos? Uma oportunidade para uma vez cantar todas as muitas estrofes dos hinos de Lutero? O que ele, Lutero, pensaria a respeito?

Ele seria um grande crítico a este Oba Oba, e nos chamaria para voltarmos a essência dos conteúdos da Reforma para buscar aplicá-las ao nosso mundo de hoje!

Reforma como resgate da emancipação das pessoas através do contato direto com a palavra sagrada. Reforma como movimento de libertação de uma religiosidade repressora. Reforma como movimento de igualdade no Sacerdócio Geral de Todos os Crentes.

Vivemos um momento de grande apatia e indiferença diante da grande crise que o Brasil está vivendo. A espiritualidade da reforma nos chama ao testemunho público a partir dos valores evangélicos!

Vivemos um tempo onde a prática religiosa comercial prolifera para além do imaginável, enquanto igrejas comprometidas com os valores da Reforma lutam por sua viabilidade.  A herança da reforma nos chama para sermos cristãos não só na teoria mas comprometidos com a prática comunitária!

Vivemos uma grande crise de liderança com políticos em descrédito e líderes religiosos se autonomeando com toda espécie de título bombástico. Extrair liderança da memória da reforma significa abraçar o jeito democrático de gestar a vontade comum a partir da comunidade e de ser líder como expressão de serviço ao próximo!

Vamos viver a preciosidade do espírito da reforma que nos instiga para uma vida de liberdade libertada: “Foi para a liberdade que Cristo nos libertou.” (Gálatas 5,1a)

Guilherme Nordmann


Autor(a): P. Guilherme Nordmann
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Santos (SP)
Testamento: Novo / Livro: Romanos / Capitulo: 3 / Versículo Inicial: 21 / Versículo Final: 24
ID: 44187
COMUNICAÇÃO
+
Foi assim que Deus mostrou o seu amor por nós: Ele mandou o seu único Filho ao mundo para que pudéssemos ter vida por meio dele.
1João 4.9
© Copyright 2020 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br