Luteranos Santos - Boletim Semanal Nº 167 - 171118 - Eternidade

Se a nossa esperança em Cristo se limita apenas a esta vida, somos os mais infelizes de todos os seres humanos. 1ª Corintios 15,19

18/11/2017

 

Caros Membros e Amigos da Paróquia de Santos!

Este Domingo é o da Eternidadde, quer dizer lembramos dos falecidos do ano, e naturalmente do limite de toda vida nesta terra. Para uma pessoa que perdeu alguém querido este mundo muitas vezes se parece com uma vale de lágrimas. Um túnel sem luz a vista.

Somos chamados neste dia de cuidarmos uns dos outros a luz da esperança que a ressurreição de Cristo nos dá. O Apóstolo Paulo nos instiga para precebermos que esperança de verdade só podemos ter a partir da fé da ressurreição. Não se trata de acreditar numa vida após a morte de algum jeito.

Antes trata em apostar na vida que irrompe da morte pelo poder de Deus. Esta vida já existe por aqui e existirá em toda eternidade. Esta é nossa firme convicção e o nosso pedido a Deus para nos mostrar esta vida!

Saudações até domingo!

P. Guilherme Nordmann


 Novidades em www.luteranos.com.br/santos:

- 500 Anos Reforma - Hallo Luther! - Dia da Igreja da União Paroquial de São Paulo em St. Amaro



AGENDA: veja também www.facebook.com/luteranasantos
 
Plantões na Igreja todas as Terças, Quartas e Quintas-Feiras das 9:00 às 13:00 h
 Domingo
19/11/2017 
Eternidade
19:00 hs: Culto com Santa Ceia (P. Guilherme)
Memória dos Falecidos do Ano 2017

Texto da prédica: 1ª Coríntios 15.12-20
Quarta
22/11/2017
19:30 hs: 8° Encontro Curso de Fé TRILHA8:
Culto de Encerramento - Celebrar o Amor de Deus
 Domingo
26/11/2017
25º Domingo
após
Pentecostes
10:00 hs: Culto com Santa Ceia (P. em. Hans Spring)
Texto da prédica: Ezequiel 34.11-16,20-24


10:00 hs: Culto das Crianças
 
Palavra da Semana - Para nossa reflexão
 
 
Alegres, Jubilai! 35 Anos de Mulheres no Ministério com Ordenação na IECLB
 

2017 é um ano particularmente marcante para a IECLB. Além de comemorar o Jubileu de 500 anos da Reforma Protestante, a IECLB – Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil celebra os 35 anos de atuação de mulheres no Ministério com Ordenação. Em 12 de novembro de 1982, Edna Moga Ramminger era ordenada a primeira mulher na IECLB para atuar como Pastora.

Entre a primeira mulher a matricular-se na Faculdade de Teologia (Eva Wysk - 1952), a primeira mulher a se formar bacharel em teologia (Elisabeth Dietschi – 1970) e a primeira mulher a ser ordenada (Edna Ramminger – 1982) passaram-se 30 anos. Nesse período, algumas mulheres desistiram e outras tantas assumiram funções pastorais na condição de voluntárias. Catequistas, Missionárias, Diáconas e Diaconisas foram ordenadas somente a partir de 1994, a partir da aprovação do Ministério Compartilhado. Antes disso, as Diaconisas já recebiam uma “bênção ao Ministério”, chamada de consagração. Certamente essa prática contribuiu decisivamente para a posterior ordenação de mulheres.

Atualmente, a IECLB conta com um quadro de 1.224 Ministros e Ministras, sendo que 230 são Pastoras, 52 Catequistas, 62 Diáconas, 47 Diaconisas e 16 Missionárias.

Como Igreja sempre em Reforma, a história da IECLB em relação à ordenação de mulheres apresenta mudanças, avanços e desafios. Por isso, dentro das comemorações dos 500 anos da Reforma, pontuar como IECLB o caráter inclusivo do Ministério com Ordenação é necessário e salutar. É resultado de convicção bíblica! É coerência com a vontade do Criador, pois Ele criou homem e mulher, mulher e homem, ambos à Sua imagem.

Na IECLB, a ordenação de mulheres não é uma questão periférica. Trata-se de uma questão teológica, de uma concepção de Ministério, de um modo de ser Igreja. Trata-se de corresponder ao espírito da Bíblia e de fazer jus ao Evangelho em seu todo. Nessa perspectiva, a IECLB, em conjunto com a FLM – Federação Luterana Mundial, reafirma que a ordenação de mulheres é um chamado e não um direito adquirido. Deus chama homens e mulheres para participarem no exercício do Ministério com Ordenação na IECLB, dentro do sacerdócio geral, a serviço da Missão de Deus, com liberdade, alegria e gratidão.

Parabéns, mulheres ordenadas, na IECLB e em todo o povo de Deus!

Carmen Michel Siegle Pastora, Coordenadora de Gênero, Gerações e Etnias
Dr. Nestor Paulo Friedrich Pastor Presidente


Autor(a): P. Guilherme Nordmann
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Santos (SP)
Testamento: Novo / Livro: Coríntios I / Capitulo: 15 / Versículo Inicial: 12 / Versículo Final: 20
ID: 44785
COMUNICAÇÃO
+
O Senhor é cheio de bondade e de misericórdia.
Tiago 5.11b
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br