Luteranos Santos - Boletim Semanal Nª 26 - 141028

Porque ninguém pode lançar outro fundamento, além do que foi posto, o qual é Jesus Cristo. 1ª Coríntios 3.11

28/10/2014

Caros Membros e Amigos da Paróquia Santos!

Energia - disto trata a foto aqui. É o rack de entrada da nossa igreja que estava ruido pela ferrugem colocando em risco o fornecimento de energia e a segurança, e foi substituido por uma nova peça. Agora tem energia!

A assunto da fé trata também de uma energia especial que vem de Deus até o nosso coração. A fé é como um cabo de força que nos liga ao gerador de energia, que é Deus. O bonito é que ele mesmo se encarrega na instalação do cabo. Da nossa parte só é preciso aceitar com gratidão a conexão com o nosso coração, todo resto recebemos de graça.

É isto que vamos comemorar neste Domingo no culto do Dia da Reforma. A data correta é 31 de outubro onde lembramos da colocação das 95 teses que Martim Lutero pregou na porta da Igreja de Wittenberg em 31/10/1517, desencadeando todo movimento da reforma protestante, da qual nos, luteranos, somos filhas e filhos.

Vamos refletir a partir de Filipenses 2.12-13, que fala da ação de Deus dentro de nos. Se somos salvos, o somos pela ação divina e não pelos nossos méritos. Esta mensagem aparece em meio a uma recomendação do Apóstolo Paulo a comunidade dos Filipenses que a primeira vista nos parece ser muito estranho. Ele quer que eles permanecem obedientes a ele, mesmo na situação atual de prisioneiro na qual ele se encontra.

Como vamos entender isto? A nossa tradição não fala muito da liberdade, e agora da obediência? A solução está, como muitas vezes, no conteúdo: Paulo pede obediência, e com isto quer dizer, que ele pede que eles permaneçam fieís aos seus ensinamentos que abriram o acesso ao evangelho da liberdade cristã para eles. Isto para não se submeterem a nenhuma moda nova onde lhes é sugerido que podem conseguir a salvação em troca do cumprimento de algumas regras e normas.

Isto fala diretamente a nós, Luteranos, que somos filhos e filhas da reforma. Quantas vezes não ficamos na dúvida se esta nossa igreja, quase 500 anos após a reforma, ainda nós atende em nossos anseios e buscas. Olhamos para diversos lados, ou as vezes simplesmente relaxamos. Ouçamos a palavra do Apóstolo porque temos muita riqueza em nossa tradição que sempre está pronta para nos e que a cada culto, cada evento, cada momento de confraternização na comunidade nos permite vivenciar e resgatá-la para nossas vidas!

Até Domingo e Saudações!

P. Guilherme Nordmann


Chamamos antenção pelas matérias novas em nosso espaço www.luteranos.com.br/santos:

 
- Visite nossa nova página no Facebook e curta ela: www.facebook/luteranasantos
 
 

Planejamento de Cultos e Atividades
Quarta-feira
29/10/2014
9:00 - 13:00 h: Plantão na Igreja
Quinta-feira
30/10/2014
9:00 - 13:00 h: Plantão na Igreja
Domingo
02/11/2014
Reforma

19:00 h: Culto da Reforma com Santa Ceia (P. Guilherme)

Filipenses 2,12-13: Fidelidade de Deus - a nossa resposta?

Segunda-feira
03/11/2014
19:00 h: Ensaio do Teatro de Natal
Terça-Feira
04/11/2014
9:00 - 13:00 h: Plantão na Igreja
Quarta-feira
05/11/2014
9:00 - 13:00 h: Plantão na Igreja
Quinta-feira
06/11/2014
9:00 - 13:00 h: Plantão na Igreja
Domingo
09/11/2014
21º Domingo após
Trindade

10:00 h: Culto com Santa Ceia (P. Guilherme)

1ª Coríntios 12,12-14.26-27: O vínculo é tudo!

 

Luz da Semana - Para nossa reflexão

 

O Charme de ser Luterano

 

 

Por tudo isto quero encorajar a (re-)descobrir o encanto da confissão luterana. Seu charme não se limita a alguns dogmas e axiomas de fé. Diz respeito a uma maneira de ser. Residem numa compreensão bíblica que sabe distinguir entre letra e espírito; num realismo antropológico que se recusa a divinizar como também a demonizar o ser humano; numa liberdade comprometida que se distancia tanto do legalismo quanto da permissividade; numa estrutura eclesial participativa que exclui hierarquia humana de qualquer tipo.

A confissão luterana me convida à fé sem proibir o raciocínio crítico. Ela quer “crentes pensantes”, gente que sabe julgar as coisas e que, mesmo assim, não permanece presa ao criticismo. O luteranismo me ensinou uma determinada visão da realidade que é um pouco mais complicada do que muitos simplismos querem fazem crer. Subdividir o mundo em bandidos e mocinhos, em ganhadores e perdedores, em crédulos e incrédulos, em justos e pecadores, ora isto é construção de hipócritas ou de ingênuos.

É estupidez a que a sabedoria do evangelho se opõe. Por isto mesmo sou grato por ser luterano e convido ao empenho para garantir viabilidade à IECLB. 

(de: Gottfried Brakemeier, A Viabilidade da IECLB)


Autor(a): P. Guilherme Nordmann
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Santos (SP)
Testamento: Novo / Livro: Filipenses / Capitulo: 2 / Versículo Inicial: 12 / Versículo Final: 13
ID: 30487
COMUNICAÇÃO
+
Deus diz: sou o seu Criador e o tenho ajudado desde o dia em que você nasceu. Não fique com medo, pois eu o amo e o escolhi para ser meu.
Isaias 44.2
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br