Luteranos Santos - Boletim Semanal Nº 30 - 141125

Alegra-te muito, ó filha de Sião; exulta, ó filha de Jerusalém: eis aí te vem o teu Rei, justo e salvador. Zacarias 9,9b

25/11/2014

Caros Membros e Amigos da Paróquia Santos!

Neste domingo começa tudo de novo. Para a igreja é o início de um novo ano que sempre se inicia com o 1º Domingo do Advento. Até Domingo passado ainda estávamos em tempo de observar no final do ano litúrgico as últimas questões da vida. Lembramos dos falecidos e nos sintonizamos com o Deus da vida cujo poder vai além dos nosso limites.

Agora mudamos os ponteiros! É tudo expectativa: Advento, chegada, espera pelo nascimento de Cristo. Espera por Deus num mundo tão carente dele. É um assunto próprio, não é Natal ainda. Nos tempo antigos o Advento era um tempo de jejum, eis aqui uma motivação original da Ceia de Natal. Jejum porque? Para apoiar a reflexão sobre a distância de Deus que ainda precisa chegar.

Isto não mudou. Deus continua distante dos negócios de nosso mundo. O amor ao próximo, a justiça o respeito pela vida continuam valores escassos. Estranhamente vivemos num mundo cheio de religião, fala-se muito de Deus, tem a té bancada evangélica no Congresso Nacional. Mas continua um mistério: Tanta religião, mas tão pouco Deus na vida das pessoas e da sociedade.

Por isso torna-se necessário, treinar o nosso olhar pela chegada de Deus tão diferente das expectativas. Deus não chega fazendo uma queda de braço pelo poder com o mundo. Ele não conheçe Louvorzão ou Power-Evangelism, ele chega humilde para servir, mudando discretamente a vida ao seu redor, fazendo valer o poder do amor. Precisamos re-aprender a apostar as fichas nele, para que ele possa chegar em nossas vidas. Precisamos admitir o quanto somos carente de Deus para que o Natal depois chegue em nossos corações.

Feliz 1º Advento!

Até Domingo e Saudações!

P. Guilherme Nordmann


Chamamos antenção pelas matérias em nosso espaço www.luteranos.com.br/santos:

 

Planejamento de Cultos e Atividades
Quarta-feira
19/11/2014
9:00 - 13:00 h: Plantão na Igreja
Quinta-feira
20/11/2014
9:00 - 13:00 h: Plantão na Igreja
Domingo
30/11/2014
1°  Domingo
do Advento
10:00 h: Culto com Santa Ceia (P. em. Hans Spring)
 
10:00 h: Culto Infantil com Ensaio do Teatro de Natal
Segunda-feira
01/12/2014
19:00 h: Reunião de Diretoria
Terça-Feira
02/12/2014
9:00 - 13:00 h: Plantão na Igreja
Quarta-feira
03/12/2014
9:00 - 13:00 h: Plantão na Igreja
Quinta-feira
04/12/2014
9:00 - 13:00 h: Plantão na Igreja
Domingo
07/12/2014
2 ° Domingo
do Advento
19:00 h: Culto com Santa Ceia (P. Guilherme)
 
Lucas 21,25-33: Ler o sinais do tempo

 

Luz da Semana - Para nossa reflexão

 

ADVENTO: o que é?

 

Estamos no Advento. Mas o que é o Advento? Conta-se que alguns dias antes do Natal, um menino sai correndo para o supermercado da esquina e pergunta, ofegante, a um funcionário: - Você tem algum Advento aí?

Não sei... Advento? O que é isso?

Eu também não sei o que é, mas a minha mãe disse que nós não poderemos ter Natal, se não tivermos advento. Então eu queria comprar um.

Na lógica do menino (como na de muita gente), o Advento deveria ser algo comprável, como era comprável em supermercado o Natal que ele conhecia. Sabemos que as lojas não vendem Advento. Mas, já no início de novembro, rodam músicas natalinas, para vender o “natal”. Para muitos, esta época acaba virando negócio, festa e não tempo de refletir sobre o verdadeiro significado do Natal – nascimento do Salvador! A mãe do menino tinha razão: Sem Advento, não há Natal. É no Advento que encontramos a razão do Natal verdadeiro. Mas afinal, o que é e para que serve o Advento?

Com o Advento inicia-se o Ano Litúrgico da Igreja. Isso significa que o ano não inicia no dia 01 de janeiro e sim 4 domingos antes do Natal. É um tempo de preparação, de meditação, onde devemos analisar a nossa vida e refletir principalmente sobre a nossa relação com o próximo e também com Deus.

Advento também é um tempo de alegria. E a razão dessa alegria é Cristo. Pois Advento significa vinda, chegada. Para nós cristãos, significa a época antes da vinda de Jesus Cristo; daquele que há mais de 2000 anos veio pobre e humilde para ensinar o amor, a paz, a esperança e a justiça às pessoas; que pregou o Evangelho do Reino de Deus e colocou sinais de sua presença entre nós. Por isso, o Advento anuncia a chegada de Cristo para dentro de nossas vidas - para dentro do nosso coração.

Seja essa a nossa esperança no Advento e Natal. E que assim, todos possam ter um período abençoado de advento e Natal. Amém.

P. Rubeval Küster – Paróquia de Alto Bela Vista – Sínodo Uruguai.


Autor(a): P. Guilherme Nordmann
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Santos (SP)
ID: 30901
COMUNICAÇÃO
+
Cantai ao Senhor, bendizei o seu nome: proclamai a sua salvação, dia após dia.
Salmo 96.2
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br