Luteranos Santos - Boletim Semanal Nº 72 - 151015 - Isaías 53,4-12: O sofrimento do outro me fala

Segundo o seu querer, ele nos gerou pela palavra da verdade, para que fôssemos como que primícias das suas criaturas. Tiago 1,18

15/10/2015

Caros Membros e Amigos da Paróquia de Santos!

 Convidamos toda comunidade a valorizar o culto neste domingo às 19:00 h! Temos a honra de acolher em nossa comunidade os participantes de um seminário internacional de Culto e Liturgia. São Pastores e Pastoras da Alemanha, Argentina, do Chile e do Brasil. No primeiro dia do seminário eles irão conhecer o culto da nossa comunidade. Venha e prestigie este momento especial! 

Vamos mergulhar numa história muito antiga e conhecida de Isaías 53,1-12. É o famoso canto do servo sofredor. É texto central e importante, tanto para judeus como para cristãos. Muitos já queriam ser donos deste trecho do profeta. É preciso aproximar-se com mente e coração aberto.

Sabemos que Isaías 53 surge no exílio de Israel na Babilônia. Fala de alguém que sofreu e morreu em função de sua mensagem. Carregou dores por sua convicção.

Ele precisou morrer para cair a ficha dos seus ouvintes que ele estava falando a verdade e eles ficaram culpados pelo sofrimento dele. Mas desta forma ele abriu seus olhos.

Talvez foi um passo importante para esta comunidade de exilados recuperar a fé e esperança. Mais tarde os discípulos presenciaram a morte de Jesus na cruz, e para entendê-la recorreram a esta história e perceberam que o mesmo havia se repetido., só que em escala e profundidade muito maior.

Foi este entendimento que levou a fé na ressurreição.

Assim pode acontecer em nossa vida. A dor pode tirar o ânimo para viver, quando não sabemos dar nenhum sentido a ela. Mas ela pode se tornar um caminho de Deus até nós, e nos colocar de volta no caminho da vida.

Saudações!

P. Guilherme Nordmann


 
 

- Visite nossa página no Facebook e curta ela: www.facebook/luteranasantos


Agenda de Cultos e Atividades:
 
veja também www.facebook.com/luteranasantos
 
Plantões na Igreja todas as Terças, Quartas e Quintas-Feiras das 9:00 às 13:00 h

18/10/2015

20° Domingo

após

Trindade

19:00 h: (P. Guilherme) Culto com Santa Ceia em conjunto com

os participantes do Seminário internacional de Culto e Liturgia

Isaías 53,4-12: O sofrimento do outro me fala

25/10/2015

 

Dia

 

da

 

Igreja

Não haverá Culto em Santos!

-----------------------------------------------------
Dia da Igreja na Igreja Martin Luther

10:00 h: Culto festivo com Santa Ceia e Corais

12:00 h: Almoço e concerto de Orgão

13:00 h: Apresentações dos Corais das Paróquias

14:00 h: Palestra sobre Música na Igreja

15:00 h: Concerto do Coral OSESP

16:00 h: Encerramento

Av. Rio Branco, 34; Centro/ SP 
26/10/2015
Segunda
19:30 h: Reunião do Presbitério
27/10/2015
Terça
19:00 h: Ensino Confirmatório

 

Palavra da Semana - Para nossa reflexão


 
Reforma em Meditação – Temas da Fé Luterana para o dia a dia
 
Meditação para 01/10/2015
 

 

 

QUEM É DEUS (Êxodo 20,1-16)

Introdução: Lutero define Deus a partir do primeiro mandamento e afirma que tanto as pessoas que creem como as que não creem esperam dele o bem, a felicidade e a salvação de toda a desgraça, especialmente na necessidade.

Deus designa aquilo de que se deve esperar todo o bem e em que devemos refugiar-nos em toda apertura (necessidade). Portanto, ter um Deus outra coisa não é senão confiar e crer nele de coração. Repetidas vezes já disse que apenas o confiar e crer de coração faz tanto Deus como o ídolo. Se é verdadeira a fé e a confiança, verdadeiro também é o teu Deus. Inversamente, onde a confiança é falsa e errônea, aí também não está o Deus verdadeiro. Fé e Deus não se podem divorciar. Aquilo, pois, a que prendes o coração e te confias, isso, digo, é propriamente o teu Deus.” (Obras Selecionadas, vol 7, p. 334).

O que aprendo disso com Lutero? O sentido deste (1°) mandamento é exigir fé verdadeira e confiança de coração, que se dirigem ao verdadeiro e único Deus e se apegam unicamente a ele. É como se Deus dissesse: Tome cuidado no sentido de apenas eu ser o seu Deus e não procure nenhum outro. Isto significa: Se lhe falta alguma coisa, espere-a de mim e procure-a junto a mim; se está sofrendo desgraça e aflição, venha para junto de mim e apegue-se a mim. Eu, eu quero dar-Ihe o suficiente e livrá-lo de todo aperto, desde que seu coração não se apegue a nenhum outro, nem descanse em outro qualquer. (www.lutero.com.br).

Oração: Amado Pai, neste mundo tentador, somos animados a nos desviar de ti e confiar em coisas que não podem nos dar sossego e paz ao coração. Pedimos-te: não permitas que sejamos iludidos por aquilo que não tem poder - só tu, Deus Criador, tens poder de nos redimir e salvar. Guarda-nos com tua poderosa mão e ampara-nos em nossas angústias, te pedimos em nome de Jesus. Amém...


Autor(a): P. Guilherme Nordmann
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Santos (SP)
Testamento: Antigo / Livro: Isaías / Capitulo: 53 / Versículo Inicial: 1 / Versículo Final: 12
ID: 35410
COMUNICAÇÃO
+
Portanto, a fé é assim: se não vier acompanhada de ações, é coisa morta.
Tiago 2.17
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br