Luteranos Santos - Boletim Semanal Nº 74 - 151029 - Mateus 5,2-10: de onde vem a felicidade

Ninguém pode lançar outro fundamento, além do que foi posto, o qual é Jesus Cristo. 1ª Coríntios 3,11

29/10/2015

Caros Membros e Amigos da Paróquia de Santos!

Neste domingo comemoramos o Dia da Reforma, por ser o domingo mais próximo ao dia 31/10, o dia em que Martim Lutero a 498 anos atrás, pregou suas 95 teses na porta Igreja de Wittenberg na Alemanha, onde ele era Professor de teologia.

Se para muitos este evento fica distante na história, é o texto da prédica sugerido para este domingo que nos aproxima às descobertas de Lutero: Mateus 5,2-10.

É do famoso sermão da montanha de Jesus, e neste trecho ele fala sobre num tema que nos toca todos profundamente: A felicidade.

Muitass pessoas diriam que estão em busca da felicidade. Num outro sentido Lutero também se encaixa nesta busca.

Por ele ser muito sincero e sensível aos auto-enganos tipícos do seu tempo, ele viu com clareza que a felicidade só vem como presente de Deus, não pode ser comprada por nenhma boa obra.

Maior ainda a felicidade dele ao ver que realmente Deus em Cristo nos concedeu este presente! É de graça e é somente de graça que a felicidade nos alcança.

Eis uma diferença com o pensamento contemporâneo: Os cristão não estão em busca da felicidade, mas ficam felizes porque encontraram um motivo para isto: A salvação que Deus nos dá de graça!

Saudações!

P. Guilherme Nordmann


 
 
 
 
 
 
 

- Visite nossa página no Facebook e curta ela: www.facebook/luteranasantos


Agenda de Cultos e Atividades:
 
veja também www.facebook.com/luteranasantos
 
Plantões na Igreja todas as Terças, Quartas e Quintas-Feiras das 9:00 às 13:00 h
01/11/2015
Domingo
Memória da
Reforma
19:00 h: (P. Guilherme,) – Culto com Santa Ceia
Mateus 5,2-10: de onde vem a felicidade?
08/11/2015
23° Domingo
após
Trindade
10:00 h: (P. em. Hartmut Hachtmann) Culto com Santa Ceia

10:00 h: Culto Infantil (Ensaio do Teatro de Natal)
09/11/2015
Segunda
19:30 h: Curso Básico Biblico: 9° Encontro: História de Israel na Monarquia: de Daví até o Exílio

 

Palavra da Semana - Para nossa reflexão


 
Reforma em Meditação – Temas da Fé Luterana para o dia a dia
 
Meditação para 26/10/2015
 
 
O VlVER NO MUNDO: SER SAL (Mateus 5,13)
 

 

Introdução: Deus fez uma opção muito corajosa para o testemunho do seu evangelho: confia em nós, pessoas frágeis e instáveis. Se por um lado isso é um gesto de confiança de Deus em nós, por outro nos confere responsabilidade. Como posso, então, cumprir a expectativa de Deus? Em Mateus 5.13 temos uma sugestão: seja sal.

Lutero, falando aos pastores e líderes, diz: ”com a palavra 'sal', ele [Jesus] mostra, como disse, qual deve ser sua função [da pessoa cristã]. Pois sal não e sal para si mesmo, não pode salgar a si mesmo, mas serve para salgar carne e o que mais é necessário na cozinha, para que preserve seu gosto, se mantenha conservado e não apodreça. Assim, também vocês são sal, diz ele, não um sal para a cozinha, e, sim, para, com ele, salgar a carne, ou seja, o mundo inteiro. Na verdade, é uma função maravilhosa e uma grande e esplêndida honra que Deus os chama de seu sal, acrescentando que devem salgar tudo o que existe na terra. Para isso, porém, se exige um homem que esteja disposto a ser pobre, miserável, sedento, manso, etc., e a sofrer toda sorte de perseguição, injúria e ofensa. Sem isso, não haverá pregador que saiba salgar de verdade, pelo contrário, será um sal insosso, que não tem nenhuma utilidade. (ObrasSelecionadas,vol9,p.68-69).

O que aprendo disso com Lutero? Aprendo que a pessoa cristã faz a boa diferença no mundo. Aprendo que ser sal implica em ser pessoa profética, em dizero que precisa e deve ser dito com o critério do amor de Deus.

Oração: Óh, Deus! Nem sempre consigo ser este ”sal e realçar o sabor da vida para as outras pessoas. Ensina-me continuamente como e quando devo me transformar no ”sal como lhe convém que seja. Amém.


Autor(a): P. Guilherme Nordmann
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Santos (SP)
ID: 35585
COMUNICAÇÃO
+
Um coração repleto de alegria vê tudo claro, mas, para um coração triste, tudo parece tenebroso.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br