Luto: tempo de se estar aí um/a para @ outr@ - João 11 e 19 - Pastor Klaus Dieter Wirth - 15 de fevereiro de 2021

Oração em tempo de coronavírus

15/02/2021

Querida irmã, querido irmão em Cristo!

Que a graça do nosso Senhor Jesus Cristo, o grande amor de Deus Pai e a comunhão do Espírito Santo seja com você, com sua família e com sua Comunidade de Fé.

Essa semana Noeme e eu passamos, junto com toda a família, por um momento muito, muito difícil. Foi a perda do irmão mais novo da Noeme. A partir disso me vieram algumas reflexões na mente e no coração que eu gostaria de compartilhar com vocês.

A morte de qualquer pessoa, de qualquer ente querido, de qualquer familiar é muito dura para o nosso coração, de forma especial quando isso acontece quando a pessoa ainda é bastante nova. Samuel tinha apenas 47 anos.

Lá no cemitério, Samuel foi sepultado ao lado da primeira esposa que faleceu com câncer e ao lado do filho que faleceu no acidente de moto, a mais ou menos 1 ano e 7 meses atrás. Mas Samuel também teve o seu segundo casamento e, depois de viúvo, ele encontrou uma nova companheira que agora está, junto com duas filhas e dois filhos, em luto. Assim também, a minha sogra e meu sogro e mais dois irmãos. É um sofrimento muito grande. E, às vezes, a gente fica se perguntando: “ah, se a gente tivesse feito isso ou aquilo”. O Samuel veio a falecer por causa de um apêndice inflamado e viemos descobrir depois que o apêndice já tinha supurado há muito tempo. Ele foi quatro vezes ao Pronto Socorro e sempre deram um remédio para ele para a questão do estômago e também davam um remédio muito forte por causa da dor. Mas nunca fizeram exames para averiguar a origem da dor. Isso traz para dentro da gente um pouco de revolta e a gente fica no “Ah, se a gente tivesse feito assim ou assado”.

E a história que eu gostaria de trazer para vocês é história do Lázaro. Lázaro era um grande amigo de Jesus, assim como Maria e Marta, suas duas irmãs. A Bíblia nos conta, nos fala dessa amizade profunda que Jesus tinha por esses três irmãos. A Bíblia também fala que “tem amigo mais chegado do que irmão”. Essa amizade que Jesus tinha por esses três irmãos era isso mesmo. Era uma amizade muito, muito profunda. Jesus tinha dificuldade com seus irmãos e irmãs. Quem conhece bem os Evangelhos sabe que eles às vezes achavam que Jesus estava meio doido. E com Marta, Maria e Lázaro, Jesus tinha uma amizade muito profunda. Diz a Bíblia, quando a gente olha lá em João 11, que esse amor era um amor ágape, um amor incondicional que Jesus tinha por Marta, Maria e Lázaro.

Pois é, Jesus estava com seus discípulos e ficou sabendo da notícia de que Lázaro estava doente. E quando, então, finalmente veio a notícia de que ele havia falecido (vale a pena ler você tirar um tempo para isso e ler o texto), aí Jesus e os seus discípulos vão até Betânia onde moravam Marta e Maria e onde Lázaro tinha sido sepultado.

A primeira coisa que Marta diz para Jesus é: “se o Senhor tivesse aqui isso não teria acontecido”. É esse tal do “se”, que a gente olha para trás e se tivéssemos feito diferente, tivesse feito isso ou aquilo, não teria acontecido. Infelizmente as coisas acontecem depois de nós termos deixado de fazer algumas coisas ou mesmo tendo feito algumas coisas. Não é fácil aceitar a morte de um ente querido. A gente sempre tenta buscar uma justificativa. E então Marta fez isso: jogou na cara de Jesus “se o Senhor tivesse aqui, com certeza Lázaro não teria falecido!”.

E aí Jesus trava um diálogo com Marta e pergunta a ela se ela acredita na ressurreição. Ela diz que sim, que acredita, e aí Jesus diz uma palavra que nós conhecemos como uma das mais conhecidas do Novo Testamento. Essa palavra é citada em qualquer sepultamento. Jesus vai virar para a Marta e dizer: “Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra viverá!”

Essa palavra é muito importante para todas e todos nós que estamos passando por esse momento difícil.

Quando eu cito a questão do meu cunhado, eu penso também em milhares e milhares e milhares de pessoas que estão sofrendo porque perderam algum ente querido por conta do Covid. É muito sofrimento. E eu quero dizer para você que o momento do velório foi muito difícil, mas ainda tivemos a oportunidade de velar o corpo do Samuel. Quantas e quantas famílias não estão podendo ter a oportunidade de velar e se despedir do ente querido que faleceu por causa do Covid.

E quando eu estava pensando nessa situação de despedida de alguém muito querido, eu me lembrei também de uma palavra de Jesus que eu acho muito significativa. Essa palavra a gente encontra lá em Jo 19.25-27. Jesus está pregado à cruz. Mesmo pregado na cruz, mesmo sofrendo, Ele se preocupa com as pessoas. Por que? Porque aos pés da cruz estavam Maria, sua mãe, e também o discípulo amado, o João. E aí Jesus vira para o João e vai dizer: “Olha, João, aqui está a sua mãe. A partir de hoje você vai cuidar dela como se ela fosse sua mãe”. Jesus vira para Maria e diz: “Olha, Maria, aqui está o João. A partir de hoje você vai cuidar dele como se ele fosse seu filho”.

Com isso Jesus quer nos ensinar que, nesse momento muito doloroso de despedida, nós precisamos cuidar uns dos outros. Olhar para todas as pessoas enlutadas e perceber quem mais precisa agora do meu cuidado, do meu estar ao lado, de uma palavra que traga consolo ou, quando palavras não resolvem, do nosso ombro amigo, do nosso estar junto, simplesmente por estar, por chorar junto. 

Que a gente possa, neste tempo de tantas mortes, seja de Covid ou por outro motivo, estar cuidando uns dos outros.

Convido você para orar:

Nosso querido Deus, nem sempre é fácil compreender o que acontece quando alguém muito próximo de nós perde a vida. Às vezes uma certa revolta se acende dentro de nós. Mas ao mesmo tempo, Senhor, a Tua palavra fala que esta pessoa está junto a Ti para toda a eternidade e isso acalma o nosso coração, traz alegria de sabermos que essa pessoa descansa junto contigo, aí na eternidade. E assim queremos pedir por todas as pessoas enlutadas que estão sofrendo, de forma especial por tantos e tantos parentes de pessoas que já perderam a vida por conta do Covid ou também por causa de outras doenças. Senhor, dá-nos forças para olharmos para estas pessoas e estarmos ao lado delas, apoiando elas nesse momento tão difícil, consolando-as com a nossa presença ou com uma palavra amiga ou com uma palavra confortadora que vem do Teu Evangelho. Como é bom saber, Senhor, que Teu Filhos Jesus Cristo é a ressurreição e a vida e que qualquer pessoa que crer nele, mesmo que venha a morrer, viverá eternamente. Nós Te somos gratos por Teu cuidado eteno em nossa vida. Amém!  

MÍDIATECA
REDE DE RECURSOS
+
Foi assim que Deus mostrou o seu amor por nós: Ele mandou o seu único Filho ao mundo para que pudéssemos ter vida por meio dele.
1João 4.9
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br