Manifesto Por um futuro ético da nação brasileira – 1992

12/08/1992

Multiplicam-se os sinais indicando encontrar-se a Nação Brasileira numa encruzilhada de sua história. Mobiliza-se a sociedade para recuperar a dignidade ética de suas instituições, articulando veemente protesto contra o repugnante quadro de corrupção, cinismo e mentira que lhe vem sendo desvendado a cada dia e que responde por grave crise política e social.

A Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil – IECLB vem associar-se a este reclamo, comprometida que está com a promoção de vida condigna para todos e, por conseguinte, com o bem comum. Insiste na penalização do crime, na prioridade da ética por sobre interesses político-partidários e no respeito aos direitos civis da população. Conclama suas Comunidades, Igrejas irmãs, parceiros ecumênicos, enfim a sociedade em seu todo, a unir forças para libertar o País do cativeiro em que vive imerso. A livre e corajosa denúncia das irregularidades nas instituições políticas do País representa um momento novo, animador e inspirador de esperança. Sua frustração, por falta de determinação e coragem, lançará a sociedade em crise ainda pior e acarretará seríssimos perigos à paz social.

Importa, pois, não parar a meio caminho. Espera-se da Comissão Parlamentar de Inquérito, do Congresso Nacional, do Poder Judiciário, das demais entidades sociais e de cada cidadão individualmente o decidido empenho por reversão deste quadro que tanto fere a dignidade da Nação e a envergonha. A exigência da condução ética dos assuntos políticos é extensiva a todos os níveis e terá, entre outras, nas eleições municipais que se avizinham, um de seus testes mais importantes. Anelamos pelo fim das fraudes, dos “fantasmas”, do abuso do poder, do tráfico de influência, do desprezo à vida e dos outros males que tanto repúdio merecem.

Como cristãos e pessoas responsáveis não podemos senão emprestar o apoio a quem nesta causa se engaja. Queira Deus conceder ao povo brasileiro a capacidade de, a tempo, reconhecer o que serve à paz e agir de acordo. Este mandato de Deus é superior a qualquer mandato humano, e de seu cumprimento depende o futuro da Nação.

Gottfried Brakemeier
Pastor Presidente
 


Âmbito: IECLB
Área: Missão / Nível: Missão - Sociedade
Natureza do Texto: Manifestação
Perfil do Texto: Manifestação oficial
ID: 34060
REDE DE RECURSOS
+
Portanto, estejam preparados. Usem a verdade como cinturão. Vistam-se com a couraça da justiça e calcem, como sapatos, a prontidão para anunciar a Boa Notícia de paz.
Filipenses 6.14-15
© Copyright 2019 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br