Mantenha a calma e siga em frente - Gênesis 41.28 - P. Astor Albrecht - 22 de setembro de 2020

Oração em tempos de Coronavírus

21/09/2020

 

Olá! Neste dia eu me dirijo a você para partilhar contigo uma palavra bíblica e um momento de oração.

Tragédias marcam: ataque ao World Trade Center, tsunami no Japão, toda luta nesta pandemia. Dá vontade de ouvir alguém gritar: “Silêncio! Estamos gravando”! Mas não é assim. Calamidades nos fazem perder o equilíbrio, mergulhar em confusão.

Em Gn 41.28 lemos: “É exatamente como eu disse ao faraó: Deus mostrou ao faraó aquilo que ele vai fazer”. Os dias de José eram tempos difíceis, não havia mantimento em toda a região. Eu não sei se ele deu curso de gerenciamento de crises, mas se fez deve ter usado este modelo: ele começou e terminou a avaliação da crise fazendo referência a Deus. Deus precedeu a fome. Deus iria superar a fome. Deus estava lá, o tempo todo. Deus... fome... Deus. E como você descreve a sua crise? Problema... problema... problema. A falta de paz... a falta de paz... a falta de paz. Você recita as suas dores com mais naturalidade do que fala sobre a força do céu? Se a sua resposta for sim, não é de se espantar que se diga que a vida é dura e que Deus não está no meio dessa crise. Mas ele está. A nossa dificuldade está nisto: nós queremos ver! Os resultados são para ontem. As mudanças devem ser rápidas.

E o que José fez? Enfrentou a crise com um plano. Ele juntou o trigo durante os anos de fartura e o distribuiu nos tempos de penúria. Seu plano cabia na palma da mão: “poupe por 7 anos, distribua por 7 anos e administre com cuidado”. José elaborou um plano e o seguiu à risca, a nação e a sua família foram salvos. Dia após dia, mês após mês, ele mantinha a cabeça tranquila e seguia em frente.

Você pode fazer o mesmo. Você não controla o clima, a economia, a política e não desfaz uma tempestade. Mas confie que Deus está no meio da tribulação. Peça que ele te dê um papel do tamanho da palma da mão com um plano que você pode começar hoje mesmo. Uma mudança de atitude para viver melhor, a decisão em lhe servir, abandonar um vício que prejudica. Procure os recursos que vão te ajudar. Não são os extraordinários que sobrevivem, mas os que confiam em Deus e tem mente sóbria.

A soberania de Deus não anula a nossa responsabilidade. Como foi com Neemias: “Mas nós oramos ao nosso Deus e colocamos guardas de dia e de noite para proteger-nos deles” (4.9).

Oramos... e colocamos. Confiamos e agimos. Creia que Deus fará o que você não pode. Mas obedeça e faça tudo o que você puder. Não deixe que a crise paralise você, que a tristeza tome conte ou o medo te intimide. Não fazer nada é a escolha errada. Fazer alguma coisa é a escolha certa. Confiar em Deus é a melhor de todas. Apenas, mantenha a calma e siga em frente. Amém.


Autor(a): P. Astor Albrecht
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste
Área: Missão / Nível: Missão - Coronavírus
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações / Organismo: União Paroquial Região de Campinas
Testamento: Antigo / Livro: Gênesis / Capitulo: 41 / Versículo Inicial: 28
Natureza do Texto: Oração
ID: 58975
MÍDIATECA
REDE DE RECURSOS
+
ECUMENE
+
Quem persiste na fé, verá, ao final, que Deus não abandona os seus.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br