Marcos 1.21-28 - 4º Domingo Após Epifania - 31/01/2021

Caderno de Cultos 2021 - Sínodo Mato Grosso

31/01/2021

31/01/2021 - 4º Domingo Após Epifania
Prédica: Marcos 1.21-28
Leituras bíblicas: Deuteronômio 18.15-20 * Salmo 111 * 1 Coríntios 8.1-13
Cor litúrgica: verde
Pa. Camila Laís Karsten

Lema da semana: Jesus leu no livro do profeta Isaías: O Espírito do Senhor está sobre mim, pelo que me ungiu para evangelizar os pobres; enviou-me para proclamar libertação aos cativos e restauração da vista aos cegos, para pôr em liberdade os oprimidos. Lucas 4.18
Acolhida: Bom dia/ Boa tarde/ Boa noite. Como é bom estarmos nesta manhã reunidos e reunidas para celebrarmos culto ao nosso Deus. Ele que em Jesus Cristo se mostrou poderoso, capaz de muitos milagres. Somente Deus pode realizar os milagres em nossa vida, nós precisamos acreditar e louvar a Ele com alegria e gratidão.
Sejam todas as pessoas bem vindas a esta casa de Deus.
- Acolher visitantes
Saudação Trinitária: Estamos aqui em nome de Deus Pai, filho e Espírito Santo. Amém

♫ Hino: LCI 15 – Em tuas mãos

Oração de confissão dos pecados: Grandioso Deus, obrigada pela oportunidade de podermos aqui nos reunir com irmãos e irmãs na fé. Reconhecemos que nem sempre agimos com bondade para com eles e elas e pecamos. Pecamos contra Ti e contra a pessoa próxima. Erramos com pensamentos, palavras, ações e omissões. Reconhecemos que somos pessoas pecadoras e por isso te pedimos humildemente teu perdão.

Absolvição: Se dizemos que não temos pecados, estamos nos enganando, e não há verdade em nós. Mas, se confessarmos os nossos pecados a Deus, ele cumprirá a sua promessa e fará o que é correto: ele perdoará os nossos pecados e nos limpará de toda maldade. (1João 1.9) Que assim seja! Em nome do Pai, do Filho e Espírito Santo. Amém.

Kyrie: Irmanados e irmanadas pela mesma fé em Cristo Jesus, queremos clamar a Deus pelas muitas dores que estão a nossa volta. Pessoas estão sofrendo por mais diversos motivos. Clamamos a Deus cantando:
♫ Hino: LCI 60 – Tem piedade, Senhor

Glória: Leitura do Salmo 111

Oração do dia: Grandioso Deus, graças por tudo que temos e somos. Reconhecemos que tudo vem das tuas bondosas mãos. Senhor, te pedimos, prepara nosso coração e mente para ouvirmos a Tua palavra, que ela possa nos fazer pensar e refletir sobre nossa vida e assim que possamos buscar por transformação. Por Jesus Cristo, Teu filho amado, que Contigo e com o Espírito Santo vive e reina de eternidade a eternidade. Amém.
♫ Hino: LCI 171 – Ontem, hoje e sempre

1ª Leitura Bíblica: Deuteronômio 18.15-20 – Através de Moises, Deus promete que irá escolher dentre as pessoas do seu povo, um profeta e este dirá tudo o que ele ordenar.

2ª Leitura Bíblica: 1 Coríntios 8.1-13 – Paulo ensina sobre a questão de comer ou não os alimentos oferecidos aos ídolos. Todas as pessoas tem conhecimento, mas nem sempre usam desse conhecimento para amar a Deus. Deus conhece apenas os que o amam. Deus é o único digno de toda nossa honra e louvor. Qualquer outra adoração ofende a Deus.

Aclamação do Evangelho
♫ Aleluia
Prédica: Marcos 1.21-28
Que a graça do nosso Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a comunhão com o Espírito Santo estejam com todas as pessoas. Amém.
Querida comunidade, o texto do evangelho deste domingo, 4º após Epifania, nos relata um dos primeiros milagres realizado por Jesus, segundo Marcos. Jesus está no início de seu ministério, a pouco tempo havia se deixado batizar por João Batismo. Depois chamou os seus primeiros discípulos para ir com Ele. Quando então chegamos à parte do nosso texto.
Jesus vai a sinagoga para ensinar. As pessoas ficaram muito admiradas com seu jeito de falar a respeito das coisas de Deus, isso porque os mestres da Lei, na época, ensinavam aquilo que tinham decorado, e Jesus ensinava com o coração. Ele passa às pessoas aquilo que ele sentia e sabia de seu Pai – Deus. Por isso, seu jeito de ensinar cativou muitas multidões.
Quando tudo estava indo bem, um homem levanta e começa a gritar contra Jesus: O que quer de nós, Jesus de Nazaré? Você veio para nos destruir? Sei muito bem quem é você: é o Santo que Deus enviou! (NTLH). O primeiro milagre de Jesus foi a expulsão de um espírito mau. Cabe a nós nos perguntar sobre o que era esse espírito mau.
Para Marcos e para as pessoas da época, um “espírito mau” era um poder do mal, algo hostil a Deus. As pessoas viviam com medo, sempre ameaçadas por coisas e pessoas que colocavam as suas vidas em perigo. A pessoa possuída pelo “espírito mau” não poderia estar em comunhão com Deus, nem mesmo com as outras pessoas. Por isso elas eram afastadas e excluídas do convívio social.
Nos nossos dias, o que seria este “espírito mau”? O que nos afasta de Deus? (Deixar a comunidade responder) O pecado!
Na sociedade em que vivemos podemos ser facilmente levados por coisas erradas. Por exemplo: a ganância acaba levando a pessoa a mentir, roubar, se achar mais importante que outras, menosprezar, humilhar... Levando a pessoa a viver em uma bola de neve enorme. E conforme essa bola de neve cresce fica mais difícil de se libertar dos poderes malignos.
Como disse Paulo, no texto da carta aos Coríntios: todas as pessoas recebem o conhecimento, mas algumas são persuadidas pelos poderes do mau e não usam seu conhecimento com sabedoria. É comum hoje em dia, vermos as pessoas se apegando a crenças e fazendo delas o seu deus. Acreditam que, fazendo simpatias, podem reconquistar um amor perdido ou até mesmo resolver os conflitos em casa. Acreditam que os horóscopos podem mostrar o seu futuro e oferecer-lhes orientação. Fazem de amuletos e fitinhas o seu deus protetor. Sempre que o ser humano coloca a sua confiança em algo além de Deus, está se afastando do Deus verdadeiro e passa a viver possuído de “outros espíritos”
Vimos no ato de Jesus, para com aquele homem possuído pelo espírito mau, que Ele tem poder para fazer milagres. Jesus é o único que pode nos livrar desses poderes que nos aprisionam e também é o único que nos reaproxima ou aproxima de Deus.
Que possamos diariamente lutar contra estes espíritos maus que convivem conosco. E que para isso possamos contar o nosso auxiliador, o Espírito Santo de Deus, enviado para nos fortalecer, animar e consolar. Que assim seja, amém.

Confissão de fé

♫ Hino: LCI 405 – Agradecemos-te, Jesus

Oração de Intercessão:
Motivos de Oração:
1. Aniversariantes
2._______________________________________________________
3._______________________________________________________
4._______________________________________________________
5._______________________________________________________
6._______________________________________________________
Gracioso Deus, como é bom podermos estar reunidos e reunidas sob a tua palavra. Que os ensinamentos deixados por Jesus Cristo nos inspirem a vivermos nossas vidas de uma forma mais correta. Que possamos nós, diariamente nos libertar de poderes malignos, e que confiemos que Tu és verdadeiro e único Deus.
Intercedemos pelos motivos de dor e sofrimento em nosso mundo. Pelas pessoas e situações aqui lembradas em palavras ou pensamentos. Seja Tu, amparo, consolo, mão que guia, acolhe e cura... Intercedemos pelo nosso mundo e nossa Igreja espalhada por diversos lugares. Que teu Santo Espírito continue soprando o teu evangelho nas mais diversas localidades.
Entregamos toda a nossa vida em tuas mãos, confiantes que Tu nos dás tudo aquilo que necessitamos a cada novo dia. Assim oramos a uma só voz: PAI NOSSO...

Avisos:
Próximo Culto: ___/___/______ às ___:___ h.
Oferta último Culto: R$ _________ - destinada para ...
______________ _________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
Benção: O Senhor te abençoe e te guarde; o Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti; o Senhor sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz + Amém.

Envio: Vamos em paz e sirvamos ao nosso único Deus.
♫ Hino: LCI 309 – Despedida


Autor(a): Pastora Camila Laís Karsten
Âmbito: IECLB / Sinodo: Mato Grosso
Área: Celebração / Nível: Celebração - Ano Eclesiástico / Subnível: Celebração - Ano Eclesiástico - Ciclo do Natal
Natureza do Domingo: Epifania
Perfil do Domingo: 4º Domingo após Epifania
Testamento: Novo / Livro: Marcos / Capitulo: 1 / Versículo Inicial: 21 / Versículo Final: 28
Título da publicação: Caderno de Cultos - Sínodo Mato Grosso / Ano: 2021
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 60378
REDE DE RECURSOS
+
Assim diz o Senhor: Não se glorie o sábio na sua sabedoria nem o forte na sua força nem o rico nas suas riquezas, mas o que se gloriar, glorie-se nisto: em me conhecer e saber que Eu sou o Senhor e faço misericórdia.
Jeremias 9.23-24
© Copyright 2021 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br