Marcos 13.24-37 - 1º Domingo de Advento - 29/11/2020

Caderno de Cultos 2020 - Sínodo Mato Grosso

29/11/2020


29/11/2020 - 1º Domingo de Advento
Pregação: Marcos 13.24-37; Leituras: Sl 80.1-7, 17-19; 1 Co 1.3-9
Pa. Raquel K. Lopes – Rondonópolis- MT


LITURGIA DE ABERTURA

ACOLHIDA
Bom dia/ Boa noite! Hoje é o primeiro domingo de advento, um tempo de espera e preparação, tempo em que nos lembramos que Deus é Emanuel, é Deus conosco! E eu quero te acolher e saudar com a palavra do salmista que nos diz:
“Mostra-nos, Senhor, a tua misericórdia e concede-nos a tua salvação.” Sl 85.7
Que aqui, na casa de Deus, possamos nos sentir como se estivéssemos em nossa própria casa, e que juntos possamos louvar e adorar ao nosso Deus! Saúdo aqueles e aquelas que nos visitam nesse dia, que vocês possam se sentir bem e acolhidos entre nós! E juntos nós queremos louvar ao nosso Deus, porque se vens de longe ou de bem perto, esta é tua casa e faremos festa de peito aberto!

CANTO DE ENTRADA
Nº 9- LCI – Esta é tua casa

Ou: Nº ____________________________________________________

SAUDAÇÃO
Aqui estamos reunidos em nome e na presença do Trino Deus, Pai, Filho e Espírito Santo, amém.

CANTOS DE INVOCAÇÃO
Nº 365 - HPD – Vem, Espírito Santo, vem

Ou: Nº ____________________________________________________

CONFISSÃO DE PECADOS

O Profeta Isaías (64.1-9), em oração, nos lembra que Deus estava irado conosco, e que ainda assim, nós continuamos a pecar; mas que só seremos salvos se andarmos nos caminhos antigos. A palavra do profeta nos lembra que precisamos voltar aos caminhos do Senhor. Por isso, nós queremos com humildade reconhecer a nossa culpa, os nossos pecados diante do nosso Deus. Oremos:
Bondoso e misericordioso Deus, nós estamos aqui diante do teu altar para reconhecer que temos pecado. Pecamos ó Pai, em pensamentos, palavras e ações, mas também pecamos quando nos omitimos diante de situações em que deveríamos intervir. Pecamos ao não vivermos o Evangelho em nosso dia a dia, pecamos ao não amarmos os nossos irmãos e irmãs como deveríamos. Sabemos que os nossos pecados nos afastam de ti, e por isso, estamos aqui. Porque queremos e precisamos estar na tua presença ó Pai. Por isso, pedimos, tem misericórdia de nós e perdoa os nossos pecados, em nome do nosso Senhor. Amém.

ANÚNCIO DO PERDÃO
O Anúncio do Perdão dos nossos pecados é feito pelo profeta Miquéias que nos lembra que Deus, não fica irado para sempre, pois tem prazer em demonstrar o seu amor! Eis o motivo de alegria e esperança para cada um de nós!

KYRIE
Kyrie
Como comunidade reunida os nossos olhos também se voltam para as dores e o sofrimento do mundo e por isso, nós queremos clamar cantando: Pelas dores deste mundo, ó Senhor.

GLÓRIA IN EXCELSIS
Glória in excelsis

ORAÇÃO DO DIA
Oração do Dia
É o primeiro domingo de Advento, e aqui na coroa vemos a primeira vela acesa junto aos ramos verdes! Deus está entre nós e nos traz esperança! E em confiança ao nosso Deus nós queremos orar:
Senhor Deus, vem, acende e nos ajuda a manter acesas as chamas da fé e da esperança! Auxilia-nos por meio do teu Santo Espírito para que os nossos ouvidos estejam atentos ao ouvir Tua palavra, e que animados e fortalecidos, possamos agir em busca da paz e da justiça. Amém.

LITURGIA DA PALAVRA

LEITURAS BÍBLICAS
1ª Leitura Bíblica: Sl 80.1-7, 17-19

2ª Leitura Bíblica: 1Co 3.1-9

3ª Leitura Bíblica: Mc 13.24-37

CÂNTICO INTERMEDIÁRIO
Nº 165 - LCI – Estou pronto, Senhor

PREGAÇÃO
Texto da Pregação
Que a graça e a paz do nosso Senhor Jesus, o amor de Deus o Pai, e a comunhão do Espírito Santo estejam com todos vocês!
Queridos irmãos e irmãs em Cristo,
Hoje é um domingo especial, é o primeiro domingo de advento! Ao mesmo tempo em que iniciamos um novo tempo e que o nosso coração se enche de esperança pelo que está por vir; o inicio do advento nos chama a parar e refletir em preparação para o Natal, a celebração do nascimento de Jesus!
O texto do profeta Isaías, faz parte de uma oração onde o profeta proclama que Deus se escondeu por causa do pecado do ser humano e ao mesmo tempo em que há o reconhecimento dos pecados cometidos, há também o clamor a Deus, para que ele não se lembre dos pecados para sempre! O clamor é para que Deus não esqueça que somos o seu povo e que sobre o povo derrame a sua misericórdia!
Já no texto de 1Co 1.3-9, o apóstolo Paulo louva a Deus pela forma como ele tem agraciado a comunidade através dos dons concedidos, mas também porque a mensagem a respeito de Cristo está firme naquele povo. Eles já receberam todos os dons e agora podem permanecer firmes até o final.
E por sua vez, o texto do Evangelho de Marcos, base dessa pregação, nos fala sobre vigiar! Esse texto é uma resposta ao questionamento que Pedro, Tiago, João e André fazem em relação a destruição citada por Jesus no inicio do capitulo 13. E na resposta dada aos discípulos e também a nós hoje Jesus deixa claro que nós veremos sinais, mas ninguém sabe o dia, nem a hora em que tudo irá acontecer, por isso, é necessário vigiar e fica alertas! Jesus afirma: “O que eu lhes digo a todos, fiquem vigiando.”
Estimada comunidade, entre o tempo das palavras do profeta Isaias, e as palavras do Apóstolo Paulo, algo acontece! E o que acontece é que Deus ouve o clamor do seu povo e envia Jesus! Se com o profeta Isaías víamos um povo perdido em pecado, que clamava a Deus por misericórdia; nas palavras de Paulo encontramos um povo que recebe muitos dons, que pratica os ensinamentos, anuncia e permanece firme em Jesus!
Mas também para esse povo é dito: fiquem vigiando! Vigiem o seu coração, não pensem que sabem de tudo, que está tudo resolvido, vocês também precisam vigiar para não cair na tentação de achar que já não precisam mais do amor e da misericórdia do nosso Deus! Não se ensoberbeçam em relação a Cristo, antes sejam humildes e continuem fazendo aquilo que ele lhes ensinou! E essa é a palavra viva para nós hoje! A palavra de Deus que nos coloca em oração aos pés de Jesus! Ela nos diz claramente que nós precisamos nos preparar, preparar o nosso coração para celebrar o natal! Em alguns lugares ainda hoje, na época que antecede o natal, as casas são limpas, os entulhos são retirados, os telhados são lavados, as paredes são pintadas, os jardins são renovados e depois são enfeitados para anunciar que o Natal está chegando. E isso que nós precisamos fazer com os nossos corações: precisamos desentulhar, retirar aquilo que nos faz mal, retirar os rancores e deixar que a palavra do Senhor nos lave por completos! E assim, que possamos nos pintar com as cores da alegria e da esperança e, que através de nós luz de Cristo brilhe e anuncie que esse menino que veio, e vem, precisa continuar vindo falar aos nossos corações! Pois ele tem, e sempre terá, algo novo a nos dizer e ensinar até que ele mesmo venha em plenitude! Amém!

HINO
Nº 358- LCI – Advento é tempo de preparação

CONFISSÃO DE FÉ
Como igreja, queremos confessar nossa fé nas palavras do Credo Apostólico:
Creio em Deus Pai, ...

CANTO PÓS CONFISSÃO (proceder motivação e o recolhimento das ofertas)
Nº 363- LC – Então se verá

ORAÇÃO DE INTERCESSÃO
Motivos de Oração:
1. Aniversariantes
2._______________________________________________________
3._______________________________________________________
4._______________________________________________________
5._______________________________________________________
6._______________________________________________________

PAI NOSSO
Querido e bondoso Deus, mais uma vez viestes ao nosso encontro, para nos alimentar com a Tua palavra e renovar a nossa fé. Te louvamos e agradecemos pelo advento, esse tempo de preparo e reflexão em nossas vidas e que nos chama a estarmos em constante vigilância. A chama da primeira vela foi acesa, e ela nos lembra que é a tua luz que aquece os nossos corações e que me ilumina os nossos passos. E nós lembramos aqui de tantas pessoas e /ou situações que precisam da tua luz: as pessoas doentes, as famílias enlutadas, a violência, a fome, o governo, a igreja... Agradecidos pelo teu amor, teu cuidado e tua misericórdia, nos entregamos confiantes em tuas mãos ao orarmos como Jesus nos ensinou dizendo: Pai nosso ...

LITURGIA DE DESPEDIDA

AVISOS
Próximo Culto: ___/___/______ às ___:___ h.
Oferta último Culto: R$ _________ - destinada para ...
______________ _________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
Bênção
“O Senhor te abençoe e te guarde;
O Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti, e tenha misericórdia de ti;
O Senhor sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz.”

ENVIO
Envio
Sigamos em paz, e sirvamos ao Senhor com alegria e em gratidão.


CANTO FINAL
Nº 287 - LCI – Cuida bem, Senhor


Autor(a): Pastora Raquel Kralike Lopes
Âmbito: IECLB / Sinodo: Mato Grosso
Área: Celebração / Nível: Celebração - Ano Eclesiástico / Subnível: Celebração - Ano Eclesiástico - Ciclo do Natal
Testamento: Novo / Livro: Marcos / Capitulo: 13 / Versículo Inicial: 24 / Versículo Final: 37
Título da publicação: Caderno de Cultos - Sínodo Mato Grosso / Ano: 2020
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 58887
REDE DE RECURSOS
+
Não sei por quais caminhos Deus me conduz, mas conheço bem o meu guia.
Martim Lutero
© Copyright 2020 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br