Marcos 16.1-16 - Domingo da Páscoa

Prédica

12/04/2009


Leitura Bíblica Básica: Marcos 16.1-16
Outras Leituras:
Autor: P. Elton Pothin
e-mail:
Origem: CEJ - Paróquia Martin Luther
Cidade: Joinville - SC
Data da pregação: 12/04/2009
Data Litúrgica: Domingo de Páscoa

Prédica:
Prezada Comunidade aqui reunida.

Páscoa – Jesus ressuscitou. Está vivo!
Páscoa – vitória da vida sobre o poder do mal, da morte, do pecado!

O apóstolo Paulo escreve em 1 Coríntios 15.54-57: “Tragada foi a morte pela vitória. Onde está ó morte, a tua vitória? Onde está, ó morte, o teu aguilhão? Graças a Deus, que nos dá a vitória por intermédio de nosso Senhor Jesus Cristo.”

De tudo isto sabemos. A pergunta que se coloca é: o que significa a ressurreição de Jesus para mim?

1º.
Cumprimentei as pessoas, uma a uma, na entrada da Igreja. Elas vinham para celebrar o culto da Sexta-Feira Santa. Um homem entrou de cabeça baixa, e vi uma sombra fechada envolvendo o seu rosto.
No decorrer da celebração, li o Evangelho de Marcos, onde fala do enterro de Jesus: “... pôs o corpo num túmulo cavado na rocha e rolou uma grande pedra para fechar a entrada”.
Terminada a celebração, aquele homem demorou para erguer-s do banco. Fui até perto dele e fiquei em silêncio.
- Pastor - disse ele, quando a Igreja já estava vazia – uma pedra pesada demais fecha todos os caminhos para mim. Sou um doente do alcoolismo. Perdi os meus bens e a minha família. Minha necessidade de beber sempre foi mais forte do que tudo. Agora, faz algumas semanas, estou seco, mas tenho medo. Os dias feriados me assustam.
- Você pode me acompanhar nas celebrações. Na semana que vem, então, você me ajuda a criar um grupo de Alcoólicos Anônimos em nosso bairro, disse o pastor.
- Sinto-me frágil – disse ele. – Não sei como ajudar.
- Esse nosso encontro, aqui, é uma bênção – encorajei – porque faz tempo que procuro alguém que me ajude. Você vai ser uma bênção para muitos eu estão na mesma situação que você.
O grupo foi criado. Semanalmente, várias pessoas se reuniam para fortalecer-se mutuamente na árdua luta contra a doença.
Na páscoa do ano seguinte, ele veio al culto. Pedi que ele lesse o Evangelho da ressurreição de Jesus: “... quando elas chegaram ao túmulo, viram que a pedra tinha sido removida”.
Terminada a celebração, ele veio a mim, de cabeça erguida, rosto iluinado de alegria e muito animado.
- Pastor – falou ele – encontrei amigos, retornei ao trabalho, encontro-me com minha família, estou em paz. A minha vida tomou um novo rumo. A PEDRA FOI REMOVIDA. A CADA DIA, A PÁSCOA SE FAZ NA MINHA VIDA. (Nervuras do Cotidiano, p. 11).

2º.
O que significa a ressurreição de Jesus para mim?
“ Segunda-feira, depois da Páscoa. Cedo de manhã. Atravesso a pracinha, para ir ao mercado. Vou buscar pão e leite.
Na volta, novamente na pracinha, venho devagar, para admirar algumas rosas, muito amarelas, recém abertas. Vou para petto de uma delas, para apreciar o seu perfume. Sem intenção, toco num pedaço de casca de árvore com o pé. Debaixo da casca, a surpresa: um ninho de ovos coloridos e recheados de amendoim com açúcar. As professoras do jardim de infância tinham escondidos esses ninhos nos esconderijos da pracinha. Um deles não fora encontrado pelas crianças.
O colorido da vida, pensei comigo, encoberto pelo cinza de uma casca sem vida. Mil formas de morte podem encobrir o multicolorido da vida, fui refletindo. O evento da páscoa, no entanto, presente entre nós, pela ressurreição daquele que foi crucificado e vive, não ficará oculto. Mil faces da vida, cedo ou tarde, vencerão tantas faces da morte, porque Jesus rompeu a sepultura.” (Nervuras do Cotidiano, p. 16)

3º.
O que significa a ressurreição de Jesus para mim?

Certa vez, num grupo de jovens, refleti sobre a páscoa com a seguinte pergunta: SABER QUE JESUS RESSUSCITOU AJUDA VOCÊ A VIVER MELHOR? COMO?

A resposta do grupo de jovens foi:

“Sim. Com isso sabemos que não estamos sozinhos, sabemos também que, como Jesus, nós também podemos viver uma vida eterna, pois quando estamos diante de uma grande dificuldade, muitas vezes pensamos que nossa vida não tem mais solução e então lembramo-nos de Jesus que deu sua vida por nós e sabendo que Jesus ressuscitou é uma grande ajuda para nós pararmos pra refletir sobre nossa vida e saber que para tudo tem solução.”

Páscoa – Jesus ressuscitou. Está vivo! A vida prevalece!
Páscoa – vitória da vida sobre o poder do mal, da morte, do pecado!

A pergunta que se coloca é: O que significa a páscoa para mim?

Qual a pedra que é removida na minha vida; qual a casca seca de árvore que é removida na minha vida? SABER QUE JESUS RESSUSCITOU AJUDA VOCÊ A VIVER MELHOR? COMO? Qual a minha resposta?

Que possa ser Páscoa para cada um de nós.

Amém.
Elton Pothin


Autor(a): Elton Pothin
Âmbito: IECLB / Sinodo: Norte Catarinense / Paróquia: Joinville - Martin Luther
Área: Celebração / Nível: Celebração - Ano Eclesiástico / Subnível: Celebração - Ano Eclesiástico - Ciclo da Páscoa
Natureza do Domingo: Páscoa

Testamento: Novo / Livro: Marcos / Capitulo: 16 / Versículo Inicial: 1 / Versículo Final: 16
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 8848
REDE DE RECURSOS
+
Ninguém deve fazer tudo o que tem direito a fazer. Cada qual deve olhar para o que é útil e o que é benéfico para o seu irmão, para a sua irmã.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br