Marcos 4.35-41

Prédica para Sepultamento

09/05/2019

Prédica para Sepultamento
Texto base: Marcos 4.35-41

Prezada comunidade, estimada família enlutada,

É com pesar e tristeza que nos reunimos hoje para se despedir de __________, uma companheira na travessia do mar da vida (seguem alguns dados pessoais da pessoa falecida). Mas em meio à tempestade, ___________ parte e nós permanecemos. Permanecemos com nossos sentimentos de tristeza e desamparo. Talvez nosso rosto expressa força e firmeza, mas dentro de nós existe um turbilhão de sentimentos e pensamentos.

Em meio à nossa tempestade, eis que o Cristo vivo se aproxima com sua palavra – a tão conhecida história em que Jesus acalma uma tempestade. É uma história muito rica de imagens que podem nos ajudar a continuar a travessia no mar da vida. 

Depois de ensinar o povo, Jesus chama os discípulos para navegarem ao outro lado do lago da Galileia. O lago da Galileia é uma extensão de água tão grande que também é chamado de Mar da Galileia. E muitas vezes as condições climáticas são adequadas para criar tempestades fortes e repentinas. E naquele dia, um destes temporais atinge o lago, fazendo balançar o barco em que Jesus e seus discípulos estão. Jesus permanece dormindo, mas os discípulos, ao contrário, estão tomados pelo medo. Dentre os discípulos alguns são pescadores experientes e conhecem o perigo pelo qual estão atravessando. O medo contagia o grupo, “Mestre, nós vamos morrer! O Senhor não se importa com isso?”.

O medo é uma resposta natural, uma reação normal diante de um perigo que nos ameaça. Acho, penso que a raiz do medo é esta – o que nós realmente tememos é não ter a situação sob nosso controle. Temos medo de enfrentar forças maiores do que nós e não sermos capazes de fazer nada para mudar a situação. Muitas vezes nós ainda insistimos em segurar o leme, agarrar os remos, quando as ondas agitam o barco de um lado para o outro. Entretanto, existem águas muito mais poderosas do que nós. Esta é a situação que os discípulos estão enfrentando. Esta é a situação que nós muitas vezes temos de enfrentar quando a tormenta se abate sobre nós na travessia do mar da vida. “Mestre! Nós vamos morrer! O senhor não se importa com isso?”.

Curiosamente os discípulos precisam acordar Jesus. Em meio à grande tempestade, o mestre está dormindo. Em meio à tormenta, sua cabeça repousa sobre um travesseiro como o sono profundo de um bebê que dorme no colo de sua mãe. Justamente quando todos os passageiros a bordo precisam ajudar para evitar que o barco afunde, Jesus parece não estar colaborando. “Mestre! Nós vamos morrer! O senhor não se importa com isso?”.

Mas eis a surpresa. Jesus acorda. Jesus acorda, porém não age como é esperado. Ao invés de ajudar a retirar a água do barco ou agarrar os remos, Jesus vai direto à origem do problema. Ele ordena que as águas do mar se acalmem. Jesus contém as águas tempestuosas e os ventos fortes. Tudo fica calmo. Tudo fica calmo, exceto o coração dos discípulos. Surge agora uma nova pergunta. Os discípulos dizem uns aos outros, “Que homem é este que que manda até nos ventos e nas ondas?”. Se antes os discípulos se perguntavam se iriam sobreviver à tempestade, agora os discípulos se perguntam, “Quem é este homem?”. Se antes eles confiavam em Jesus a ponto de seguir Jesus como mestre e professor, agora surge a dúvida. “Quem é Jesus?”.

O evangelho nos dá a resposta. Jesus não é indiferente ao sofrimento e medo das pessoas. Pelo contrário, Jesus permanece no barco e sua voz tem o poder para acalmar as águas agitadas – a sua voz tem o poder para consolar corações abatidos e alimentar a esperança. Jesus não é indiferente quando a situação foge de nosso controle. Pelo contrário, Jesus ainda está no controle da situação e nas noites vazias, quando a saudades bate forte, sua Palavra e presença na oração nos ajudam a continuar a travessia no mar da vida. Jesus não é indiferente quando surgem dúvidas e perguntas na travessia do mar da vida. Pelo contrário, Jesus se importa com as pessoas, conduzindo as pessoas à fé, nos fortalecendo e nos sustentando na travessia.

Não importa quão forte os ventos, quão agitadas as águas, quão violenta a tempestade, Jesus não abandona seus discípulos. Jesus não abandona a sua comunidade amada. Jesus não abandona as pessoas que clamam para segurar suas mãos quando as águas do mar da vida ficam agitadas e querem nos afogar. Jesus venceu a morte, a pior tormenta que temos de atravessar, e nesta confiança entregamos __________ nas mãos de Deus. Nesta confiança entregamos nossas vidas nas mãos de Deus. Deus em Cristo tem mãos firmes para nos segurar e sustentar durante toda a travessia até o nosso destino final. Amém.

P. Me. Alexander R. Busch - IECLB
Maripá – Paraná (Brasil)
E-mail: pastoralexbusch@yahoo.com.br
 


Autor(a): P. Ms. Alexander R. Busch - IECLB
Âmbito: IECLB / Sinodo: Rio Paraná / Paróquia: Maripá (PR)
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Testamento: Novo / Livro: Marcos / Capitulo: 4 / Versículo Inicial: 35 / Versículo Final: 41
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 51783
REDE DE RECURSOS
+
Quem persiste na fé, verá, ao final, que Deus não abandona os seus.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br