Marcos 5.21-43 - 5º Domingo Após Pentecostes - 27/06/2021

Caderno de Cultos 2021 - Sínodo Mato Grosso

13/04/2021


27/06/2021 – 5º Domingo Após Pentecostes
Pregação: Marcos 5.21-43;
Leituras: Lamentações 3.22-33 * Salmo 30 * 2 Coríntios 8.7-15
Íris Pedrotti – Cuiabá MT

LITURGIA DE ABERTURA

ACOLHIDA

Ó Deus de Nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória nos conceda espírito de sabedoria e de revelação no pleno conhecimento dele.
Bem-vindos irmãs e irmãos na fé para o nosso culto ao Trino Deus para ouvirmos a sua Palavra e a sua vontade para nossa vida e comunidade.
Ouçamos inicialmente palavras sábias de Christian Möller quando fala a respeito de comunidade: “Importa que vocês possam ver sua comunidade como dádiva de Deus, antes que associem o termo a tarefa, problemas e encargos que sua responsabilidade acarreta”.
A edificação de Comunidade não tem nada a ver em primeiro lugar com o trabalho de pessoas mas, com aquilo que Deus já tem feito há muito tempo e continua fazendo para construir Comunidade. Se vocês enquadrarem seu trabalho e sua responsabilidade para com a Comunidade na ação de Deus quando constrói, trabalha e cria, então entenderão o que Martim Lutero quis dizer com a sua observação sobre a Igreja: “ Pois não somos nós que podemos preservar a Igreja, também não foram os nossos ancestrais e nossa posteridade não o será, mas foi e será aquele que diz: Eu estou convosco até o fim do mundo. “

Acolhida aos Visitantes
Temos visitas? Pedimos que se levantem e se apresentem.
Sejam bem vindos/as.
Canto de acolhimento pela Comunidade.

CANTO DE ENTRADA
Hino 13 do Livro de Canto da IECLB – Corações em fé unidos.

SAUDAÇÃO (Invocação Trinitária)
Iniciamos este culto em nome de Deus criador do Universo, de Jesus Cristo que dá remissão dos pecados, alegria, salvação e vida e bem-aventuranças eternas. E do Espírito Santo que nos dá a fé, criatividade e sabedoria.

CANTOS DE INVOCAÇÃO
Hino 122 do Livro de Canto da IECLB - Celebrai com Júbilo ao Senhor.

CONFISSÃO DE PECADOS
Inicialmente daremos uns minutos para cada pessoa colocar ao Triúno Deus seus pecados.
Canto de Confissão de pecados número 31 Livro de Cantos da IECLB - Tem Misericórdia de mim.

ANÚNCIO DO PERDÃO
No salmo 32. 1 lemos: “Bem-aventurados aqueles cuja iniquidade é perdoada, cujo pecado é coberto. O Trino Deus perdoa a todos que se arrependem de seus pecados. Amém.”

KYRIE
Canto 63 - Ouve Senhor

GLÓRIA IN EXCELSIS
Canto 68 - Gória in Excelsis

ORAÇÃO DO DIA
Estamos vivendo um tempo de perplexidade: o tempo do corona vírus. Para alguns acontece de uma maneira, para outros de outra. Uns saram e outros partem para o Senhor.
O que Deus quer nos mostrar? É para toda a humanidade. O que podemos pedir é a cura. Que sejam descobertas mais vacinas. E que Deus console os corações doridos por aqueles que foram. Aprendemos muito. Todos carecemos do amor salvífico de Deus independe de raças, credos, costumes, instrução, homens, mulheres, jovens, crianças. É uma oportunidade que temos em unirmos conhecimento, ideias, ajudarmos uns aos outros. Sermos todos irmãos e irmãs. Confiemos portanto que todos nós povos aceitemos o que Jesus ensinou sobre um mundo diferente feito de Amor. “Seca-se a erva e caia a flor, mas a Palavra de nosso Deus permanece eternamente.“ Isaías 40.8

LITURGIA DA PALAVRA
Leituras bíblicas: Lamentações 3.22 a 33.
O livro contém Lamentações sobre a destruição de Jesusalém em 536 antes de Cristo e os sofrimentos suportados pela população antes e depois do assédio à capital da Palestina. Reconhece-se no livro que a catástrofe foi resultado das contínuas transgressões do povo eleito contra Javé; por isso encontram -se misturadas com as lamentações humildes, confissões de culpabilidade e jogos de misericórdia pela libertação do cativeiro Babilônico. Apesar da crise por que passa o povo Judaico, o poeta mantém iluminada a grande esperança de restauração e por isso reza confiante em seu Deus. Sabe que Javé é justo, mas também misericordioso: se chegou a hora do castigo, chegará o momento do perdão. Além disso, a dor purifica os indivíduos e os povos. Por isso nesses admiráveis desabafos lírico – dramáticos há um altíssimo nível espiritual reflexo de uma alma cheia de fé e esperança em Deus.
Salmo 30 - Este Salmo de Petição não é senão um longo apelo confiante terminando pela certeza de que a prece é atendida por uma ação de graças.
2 Coríntios 8.7-15 - Conforme Lutero “A graça é o próprio favor e benefício que provém de Deus , que perdoa os pecados e deles não se lembra.“ É preciso que o próprio ser humano seja cerceado, a fim de que deixe de pecar. É isso que operam a fé e o amor. A graça suscita um Deus favorável, a fé e o amor suscitam o ser humano santo. A primeira é inútil sem a segunda. Que se adotem outras palavras, obras e intenções, mas é isso que a dádiva opera. A graça não está só; ela vem de tal modo que a fé e o amor se juntam a ela. Ela cria uma pessoa nova de sorte que eu creia em Cristo! Ela me torna mais eficaz, pois eu recebo uma fé que é eficaz através do amor em Cristo.
Canto Intermediário - Número 168: Vede que grande amor. Livro do canto da IECLB.

PREGAÇÃO

Oração. Que a palavra de Deus nos atinja em toda plenitude de nosso ser para que possamos, como no texto, sermos chamados Filhos e Filhas de Deus.
Leitura do texto para pregação. Marcos 5:21 a 43.

Pregação.
Como no tempo de Jesus Cristo até hoje as doenças e morte nos assolam. Apesar de avanços na medicina que muito ajudam somos surpreendidos com o corona vírus que dizimou tantas vidas no mundo todo. Esperamos que as vacinas pesquisadas tragam soluções e que outras doenças também sejam solucionadas. Cristo, nosso Salvador, mostrou- nos através desses dois episódios como o mundo pode ser melhor e justo quando imperam a fé, esperança e amor. São duas pessoas totalmente diferentes que procuram ajuda. Temos Jairo, chefe da Sinagoga, respeitado pelo cargo que exerce e uma mulher condenada por sua doença considerada na época imunda. Para Jesus a diferença social e o tipo de doença da mulher não existem.
De acordo com o texto, ao tocar as vestes de Jesus, Ele sente uma energia saindo dele. Nós mulheres podemos entender plenamente o sofrimento dessa mulher. “É preciso que a mulher seja conduzida da fé mágica para uma fé consciente e pessoal em Jesus. Ali estava um rabino conhecedor da Lei Judaica. Ela transgrediu a lei e até contaminou o Mestre que se dirigia à casa do Chefe da Sinagoga. Ao lançar se aos pés do Mestre e confessar- lhe toda a verdade dá a Jesus a oportunidade de estabelecer com ela um relacionamento de pessoa a pessoa e, com isso, de fé verdadeira que reconhece nele o Salvador da pessoa toda. Em atitude soberana Jesus chama essa mulher de filha, embora pudesse ter mais idade do que ele. Mas agora pela fé em Jesus tornou -se filha do Pai Celeste. Concedeu lhe paz pelo perdão. Só agora está definitivamente livre do seu mal´, pois agora a crendice se transformou pela intervenção de Jesus, em fé pessoal. Foi certamente, para dar uma lição a todos nós. Não basta a saúde física. Saúde integral é mais do que isso. É saúde em corpo, alma e espírito. Para ser um “ filho ou filha “ amado/a de Deus é preciso de saúde de fé. Isso significa ter um relacionamento de confiança e amor com Jesus como Salvador. Essa é uma fé que espera muito de Deus, uma fé que também pede cura de doenças e males que nos acometem, mas que também se sabe na mão e no amor de Deus quando a dor for para a morte.
Jairo foi atendido, Jesus ressuscitou sua filha. Com a ressurreição de Cristo, o poder da morte acaba. Também seremos ressuscitados.
Temos um compromisso Cristão de cuidar de nossa própria saúde, da nossa família e do nosso próximo.
É importante o trabalho da Capelania Hospitalar no processo da cura. Orarmos pelos doentes na Comunidade e das pessoas que precisam de nós.
Lembramos também que na Constituição do Brasil lemos; “A saúde é um direito de todos e um dever do Estado”.Vamos sempre cobrarmos das nossas autoridades para que a Lei seja cumprida.
Visita a pessoas doentes é muito importante.
Encerramos com um texto muito significativo de um livro para Catequese dos Confirmandos de 1964, página 149. “A significação dos Milagres de Jesus“. Os sinais e milagres do Novo Testamento dizem- nos:
Jesus Cristo – é o Senhor sobre toda a criação, sobre o diabo e os espíritos malignos, sobre a morte.
JESUS CRISTO É O SALVADOR que faz os cegos ver, os surdos ouvir, os mudos falar, os coxos andar e leprosos ficar limpos, ressuscita os mortos e alimenta os famintos; consola os tristes e alegra os pobres. Jesus Cristo é o SOCORRO PODEROSO.
Em todo perigo,
Em toda necessidade,
Quando falta o sustento,
Nas enfermidades,
Na angústia da morte.
JESUS CRISTO É MISERICORDIOSO PORQUE
Ele é o único que dá remissão dos pecados,
Gozo salvação e vida.
E bem- aventuranças eternas.
JESUS CRISTO É O EVANGELHO
Para todos os que estão em necessidade,
Angústia e tristeza,
Para os pecadores,
PARA NÓS TODOS.
Hino 89 - Salmo 23 ou 90 - Pelos prados e campinas. Livro de Canto da IECLB.

CONFISSÃO DE FÉ
Confessemos a nossa fé por meio do Credo Apostólico.

CANTO PÓS-CONFISSÃO
Hino 113 salmo 90 .1,2 Livro de Canto da IECLB.

MOTIVAÇÃO E RECOLHIMENTO DAS OFERTAS
O nosso egoísmo não permite que olhemos para o nosso irmão/ã necessitados. Deus mova nosso coração para ajudar. Do livro 532 arrumando o mundo cantamos: você também pode ajudar a vida aqui melhorar. De mãos dadas podemos fazer o mundo melhor para viver. Deus abençoe ofertantes e as ofertas.

ORAÇÃO DE INTERCESSÃO (Orações Locais)
Agradecemos-te Deus Pai que criaste o universo e a nós.
Agradecemos-te Jesus Cristo nosso irmão que morreu na cruz e ressuscitou para que tenhamos a vida eterna.
Agradecemos-te ó Espírito Santo que nos dá a fé, força e ânimo para colocarmos sinais de vida no mundo.
Perdoa-nos Senhor as nossas omissões, a falta de fé e a falta de disposição a colaborarmos no teu reino com nosso dinheiro, dons e tempo.
Pedimos por aquelas pessoas que passam fome e sede de justiça.
Pedimos-te por aquelas pessoas que vivem a morte já aqui na terra.
Pedimos-te pelas pessoas doentes, enlutadas, depressivas.
Pedimos-te pelas pessoas sem trabalho, exploradas e discriminadas pela sua raça e cor e invisibilidade.
Pedimos-te pelos médicos/as e colaboradores da Saúde.
Pedimos-te que a pandemia acabe e vacinas possam ajudar.
Faça com que o amor, a paz e a esperança imperem no nosso mundo.
E tudo mais colocamos na oração que Jesus nos ensinou: Pai Nosso.

LITURGIA DA DESPEDIDA

AVISOS
Benção: Hino 290 - Chuvas de benção.
Envio: Hino 305 - Caminhando pela Luz de Deus.
Canto Final: 566 - Que estou fazendo. Livro Canto da IECLB.

 


 


Autor(a): Sra. Íris Pedrotti
Âmbito: IECLB / Sinodo: Mato Grosso
Área: Celebração / Nível: Celebração - Ano Eclesiástico / Subnível: Celebração - Ano Eclesiástico - Ciclo do Tempo Comum
Natureza do Domingo: Pentecostes
Perfil do Domingo: 5º Domingo após Pentecostes
Testamento: Novo / Livro: Marcos / Capitulo: 5 / Versículo Inicial: 21 / Versículo Final: 43
Título da publicação: Caderno de Cultos - Sínodo Mato Grosso / Ano: 2021
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 62041
REDE DE RECURSOS
+
Bom é o Senhor para os que esperam por ele, para a alma que o busca.
Lamentações 3.25
© Copyright 2021 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br