Mary Artemesia Lathbury (1841-1913)

Obra e Biografia

29/06/2012

Mary Artemesia Lathbury (1841-1913) HPD nº 201

Nasceu: 10 de agosto de 1841, Manchester, Nova Yorque, EEUU.

Faleceu: 20 de outubro de 1913, East Orange, Nova Jersey, EEUU.

Sepultado: Cemitério de Rosedale, Orange, Nova Jersey. Perto do Compositor Lowell Mason .

Filha de um pastor metodista, Mary Artemêsia estudou arte em Worcester, Massachusetts, e ensinou arte e francês na Academia de Newbury, Vermont, e em Nova Iorque. Abandonou sua carreira de artista para assumir o trabalho de assistente do Secretário Executivo da União das Escolas Dominicais Metodistas, Bispo John H. Vincent. Mais tarde, o Bispo Vincent fundou o famoso Movimento Chautauqua, um movimento literário que, por volta de 1880, era muito popular nos EEUU. Mary é co-autora junto com Frances Elizabeth Willard, em 1883, de A Mulher e Temperança; ou, O Trabalho e os Trabalhadores da ala feminina da União Cristã de Temperança, e contribuiu com artigos em vários outros livros. Mary era conhecido como a Poetisa laureada de Chautauqua. Ela ilustrava freqüentemente seus livros e versos com seus próprios desenhos.

A respeito do seu dom artístico e poético, ela disse que certo dia ela ouviu uma voz, que ela acreditou era Deus, que disse: Lembre-se, minha filha, que você tem um dom de tecer fantasias em verso e um dom de tornar visível com o lápis o que vêm a seu coração; consagre estes a mim tão completamente quanto você o faz no seu íntimo.

Uma de suas lindas canções é o hino HPD nº 201 Enquanto, ó Salvador, teu livro ler..., na tradução de Henry Maxwell Wright (1849-1931), com melodia de William Fisk Sherwin (1826-1888), melodia essa que recebeu o nome de Bread of Life = Pão da Vida. [No hinário Evangelisches Gesangbuch 18ª ed., São Leopoldo,1995, o hino consta sob nº 447 Brich mir das Lebensbrot, du grosser Herr] . A narrativa bíblica do milagre de Cristo ao alimentar os cinqüenta mil foi a inspiração para a escritora deste belíssimo hino. O Pão da Vida foi escrito como um hino de meditação, para ser cantado pelos membros de Chautauqua. É uma prece ao Senhor suplicando-lhe que conceda a visão para enxergar o sentido profundo das santas Escrituras “além da mera letra”! O hino tem sido uma benção para muitas pessoas, desde que foi composto em 1877, às margens de um pequeno lago no sudoeste de Nova York.

Fonte: www.cyberhymnal.org/ e Histórias de Hinos e Autores - CMA - Conservatório Musical Adventista
 


Autor(a): Leonhard Creutzberg
Âmbito: IECLB
Natureza do Texto: Música
Perfil do Texto: Autor Letra
ID: 15602
REDE DE RECURSOS
+
As pessoas podem fazer seus planos, porém é o Senhor Deus quem dá a última palavra.
Provérbios 16.1
© Copyright 2019 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br