Mateus 10.40-42, Um Sermão!

28/06/2020

Amados no Senhor! “Quem vos recebe, a mim me recebe; e quem me recebe, recebe aquele que me enviou” (Mateus 10.40). Todos nós que somos discípulos e testemunhas de Jesus Cristo somos envolvidos nessa expressão de proteção e encorajamento de Jesus. Ele sabia que muitos não receberiam seus discípulos, que muitos iriam apontar os dedos acusando-os. Nos primeiros séculos da fé cristã, não foi diferente. Muitos cristãos não foram recebidos, muitos morreram por causa da fé em Jesus Cristo. Os anos passaram e, ainda hoje, tem sido um desafio, especialmente nas cidades, ser recebido para evangelizar ou até mesmo fazer uma visita. Precisamos levar em consideração que essa palavra de Jesus também pode significar que é necessário recebe-lo em nosso coração e em nosso convívio familiar. O v. 41 é bastante delicado: “Quem recebe um profeta na qualidade de profeta receberá a recompensa de profeta. Quem recebe um justo na qualidade de justo receberá a recompensa de justo”. O ser humano aspira por poder, saber e ter. A competição é ensinada desde de cedo e parece ser tratada como algo normal. As crianças já são ensinadas a fazer para poder receber. As pessoas estão carentes e acham que tudo se resume numa troca. Acontece que Deus não faz trocas. Ele não negocia. Deus nos salvou e nos salva por graça. Receber alguém em seu nome é resultado da gratidão. O galardão, ou seja, a recompensa é andar diante de Deus com a consciência e o coração limpos e certos de que está fazendo a vontade de Deus. Como cristãos, todos os nossos atos, todas as nossas atitudes - como dar um copo de água fresca a alguém que nos pede (v.42) - é um gesto de gratidão e amor a Deus pois Ele nos amou primeiro. Assim, cada pessoa na Comunidade é chamada a servir e a dar do que tem à disposição. O verso 42 fala em água. A água é o elemento básico. Porém, em nossas Comunidades nem sempre temos pessoas dispostas a dar um pouco do seu “básico” para o engrandecimento do Reino de Deus, do anúncio do Evangelho. Parece que a vida perde a sua dignidade, perde o seu sentido frente aos nossos olhos sem que compartilhemos o que temos e sentimos. Por outro lado, muitos tem sentido o amor de Deus e por gratidão ofertam e compartilham do que tem proposto no coração e com isso terão a verdadeira recompensa, a Vida Eterna. Amém!


Autor(a): P. Elton Bender
Âmbito: IECLB / Sinodo: Norte Catarinense / Paróquia: Garuva-SC (Martinho Lutero)
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Testamento: Novo / Livro: Mateus / Capitulo: 10 / Versículo Inicial: 40 / Versículo Final: 42
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 57457
REDE DE RECURSOS
+
Nenhum pecado merece maior castigo do que o que cometemos contra as crianças, quando não as educamos.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br