Mateus 11.25-30

Caderno de Celebrações 2014 - Pa. Ivanda Keller Schreiber

01/07/2014

CULTO PARA JULHO 2014
Departamento de Música e Liturgia do Sínodo da Amazônia
Leitura Bíblica: Zacarias 9.9-12; Romanos 7.15-25ª. Pregação Mateus 11.25-30.

Pa. Ivanda Keller Schreiber – Rolim de Moura/RO

LITURGIA DE ABERTURA
ACOLHIDA
Bom dia/Boa noite a todos. Sejam bem vindos/as a este culto. Saúdo a todos/as com a palavra bíblica que se encontra no evangelho de Mateus 11.28 que diz: “Venham a mim, todos vocês que estão cansados de carregar suas pesadas cargas, e eu lhes darei descanso” Com estas palavras de ânimo e conforto, Deus nos acolhe para que em confiança e esperança possamos Nele confiar todos os nossos tremores e temores.
Querida Comunidade. Foi Deus quem nos trouxe até aqui. “Quando estamos reunidos/as em comunidade, estamos no céu” dizia Martim Lutero. Em Timóteo 1.10 se lê: “Jesus acabou com poder da morte e, por meio do Evangelho, revelou a vida que dura para sempre”. É exatamente isso que Deus faz conosco, aqui e agora, neste lugar: Deus enche o nosso coração de alegria pelo fato de não precisarmos ter medo da morte. Alegria essa que queremos sentir neste culto e animados/as repartir com os nossos irmãos e irmãs.


CANTO DE ENTRADA
Nº 154- ENE – Senhor, meu Deus, quando eu maravilhado.
Ou: Nº ____________________________________________________


SAUDAÇÃO.
Iniciamos este Culto em nome do Deus Pai, Filho e Espírito Santo. Amém
Louvemos ao Deus Pai de Jesus Cristo! Por causa da sua grande misericórdia, ele nos deu uma vida nova pela ressurreição de Jesus Cristo. Por isto o nosso coração está cheio de esperança viva! (1 Pedro 1.3). E por termos esperança e confiança que Deus está junto de nós, queremos em uma só voz glorificar o seu santo nome cantando. Glorificado seja teu nome.


CONFISSÃO DE PECADOS (em pé)
Todo poderoso e Amado Deus, vivemos tão cheios de preocupações que muitas vezes não nos lembramos de olhar para além de nosso próprio umbigo. Tu vês o Deus, mais do que nós pessoas humanas vemos. Vês tudo o que nós gostamos de esconder diante dos outros; onde faltamos e nos tornamos culpados; onde faltamos e desobedecemos. Estamos tão afogados em afazeres e angústias, que não vemos o brilho de tuas estrelas. Perdoa, Senhor, nosso cansaço e desanimo; perdoa tantas reclamações, tão poucas acompanhadas de sugestões que criam e promovem a paz. Tu que nos enviaste teu mais amado Filho para que, vivendo entre nós, e conosco experimentando dores, temores e alegrias, nos salvastes de toda angústia e pecado, ouve nossa confissão, e dá que aceitemos, sem temor, tudo o que nos vem de tuas mãos. Por Cristo Jesus, o nosso Senhor e Salvador te suplicamos cantando: Tem piedade de nós senhor...


ANÚNCIO DO PERDÃO
Jesus Cristo disse: “Bem aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia”. Alegrem-se porque é grande o vosso galardão nos céus; pois assim todo aquele que diante de Deus confessa e se arrepende de seus pecados Deus em sua misericórdia lhes perdoa. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.


ORAÇÃO DO DIA
Amado e Bondoso Deus, viste a nós em Jesus Cristo: renova a nossa fé em ti, para que possamos testemunhar o teu Evangelho, servindo o próximo e carregando os fardos uns dos outros, superando solidão, medo, angustia, para, dessa forma, experimentar a graça de que, se tu és por nós, ninguém poderá ser contra nós. É o que te pedimos em nome de teu filho amado, que contigo e com o Espírito Santo vive e reina de eternidade a eternidade. Amém.


HINO: Nº 191 - ENE – Palavra não foi feita.


LITURGIA DA PALAVRA
LEITURAS BÍBLICAS
1ª Leitura Bíblica: Zacarias 9.9-12
2ª leitura Bíblica: Romanos 7.15-25a


Aclamemos o Evangelho cantando: aleluia... (ficar em pé para ouvir o evangelho)
3ª Leitura Bíblica: Mateus 11.25-30


HINO: Nº 105 – Quem só em Deus, o Pai, Confia.


PREGAÇÃO
Que a paz e amor de Deus e do nosso Senhor Jesus Cristo e a comunhão no Espírito Santo esteja com todos vocês.
Querida Comunidade!
Estamos reunidos na casa de Deus para ouvir a palavra de Deus. Ouvir uma palavra que nos console, nos fortaleça e nos anime para enfrentarmos os desafios da vida. Pela palavra de Deus queremos reunir forças para enfrentar essa semana que vem pela frente de trabalho, de problemas para serem resolvidos. Estamos aqui reunidos para ouvir a Palavra de Jesus Cristo que é o nosso alimento de sustento e ânimo.
A palavra Bíblica para este culto fala sobre os nossos sentimentos, sobre a nossa vida. São palavras que entram em nosso coração e nos fortalecem para vivermos a vida de forma alegre, animada e compartilhada.
O texto do evangelho de Mateus nos fala do amor de Deus. Inicialmente Jesus Cristo está fazendo uma oração, agradecendo-o por Ele Ter mostrado aos simples, os não instruídos a Palavra e não aos sábios. Em seguida Jesus fala da sua relação com o Pai. Só Pai conhece o Filho e o Filho conhece o pai. Jesus então, olha para aquela multidão de pessoas cansadas, pessoas que estão carregando pesados fardos e diz: venham a mim, eu lhes darei descanso. Venham a mim e eu carregarei o fardo de vocês. Sigam-me, aprendam de mim, sou bondoso e tenho um coração humilde. E vocês vão encontrar descanso. Os deveres que exijo de vocês são fáceis, e a carga que ponho sobre vocês é leve.
Estimados irmãos e irmãs em Cristo Jesus. Comunidade de Jesus Cristo. A palavra de Deus para este culto é de consolo, de esperança e de força. Quando a palavra de Deus fala do nosso cansaço, dos fardos que carregamos, nos sentimos ouvidos e agraciados. Todos nós nas nossas orações pedimos a Deus alívio, proteção, companhia. Estamos cansados. Cansados pela doença. Cansados pelo trabalho. Cansados pelas brigas. Cansados pela violência e a maldade neste mundo. Estamos cansados, às vezes tão cansados, que pensamos que Deus esqueceu-se de nós, que Deus nos abandonou. Assim, gente amiga, olho para o rosto de cada um, posso ver nos olhos de vocês o cansaço de uma semana de trabalho, o cansaço pela incompreensão, o cansaço por batalhar sozinho. E tantos outros cansasos que carregamos nesta vida. Algumas pessoas estão até cansadas de ouvir a palavra de Deus que restabelece e dá vigor.
Todos nós aqui também estamos cansados, mas pela força do Espirito Santo, aqui estamos para ouvir a Palavra de Deus. Esta palavra que é amor, que é ânimo, que é força. Mas também ouvir a palavra de Deus e saber que nele podemos repousar nossas cargas, nossa vida. Saber que este Deus exige pouco da gente, cobra pouco da gente.
E carinhosamente Ele faz o convite: Venham a mim, todos vocês que estão cansados de carregar as suas pesadas cargas. Jesus Cristo convida vocês a se aproximar dele, levando aquilo que está pesado, levando aquilo que está lhes cansando. Deus está te convidando para ouvir a sua palavra e nela encontrar o descanso. Qual é o peso que você tem carregado? O que está te deixando cansando? (Silêncio)
Estamos todos cansados. Cansados de ver um mundo cheio de violência, fome, desemprego. Estamos cansados de carregar o fardo da doença, do luto, do trabalho, da solidão, do abandono, da falta de humanidade. Estamos cansados de gritar, clamar. Estamos cansados.
Se olharmos para o mundo podemos ver multidões de pessoas correndo atrás de cura para a sua doença. Desesperadas com o seu fardo, cansadas pelo peso, procuram ajuda em terreiros de umbanda, nas religiões que prometem curas fáceis, nas filas do INSS. Olhamos e nos vemos neste mundo. As pessoas estão tão cansadas que pagam caro pela ajuda, pela cura.
Nós também estamos cansados. Estamos cansados de tanta violência. Estamos cansados do descaso com a saúde. Estamos cansados de viver numa sociedade, num mundo onde rico e político não são presos, onde o que tem mais ganha mais e o que tem menos cada vez tem menos. Estamos cansados de ver o que é errado vencer, e o que é certo perder. Se pudéssemos agora ouvir o nosso coração, sentiríamos o nó na nossa garganta. A raiva, a revolta chegaria a flor da nossa pela. Estamos cansados disso.
Jesus Cristo nos conhece e sabe das nossas dores. Por isso Ele nos convida: venham a mim vocês que estão cansados. Eu lhes darei descanso. Jesus Cristo lhes dará descanso. Nele vocês encontrarão descanso. Que palavras confortantes e animadoras. Todos/as nós estamos cansados e procuramos a Cristo, palavra que revela o amor de Deus, para ali repousarmos as nossas cargas, a nossa vida.
Querida comunidade! É comum ouvirmos, depois que uma pessoa sofreu muito antes de falecer. “ela descansou. Ela sentia muita dor”. O descanso não é somente encontrado na morte, quando todos nós vamos morar junto de Deus, mas é encontrado aqui, ainda na vida, quando conversamos com Deus nas orações, quando falamos para ele sobre aquilo que está pesando em nossa vida. Cristo promete, a partir da sua palavra, nos descansar.
O fardo que Deus nos dá é fácil, a carga é leve. Hoje, podemos ouvir, a partir das palavras de Deus, o amor de Deus. Um amor que nos convida a dividirmos os nossos fardos pesados. Não só em comunidade, na família e na sociedade. Nós somos convidados por Jesus Cristo não a abandonarmos nossa carga, não a desistirmos da vida, pelo contrário, somos desafiados a parar, a repousar nele o nosso sofrimento, o nosso cansaço e descansar. Nós estamos fazendo isso hoje. Dividindo a nossa vida com Jesus Cristo. Parando e descansando nas suas palavras de consolo, força, ânimo e esperança. E descobrindo o valor da comunhão, do amor e da perseverança. Que Deus em sua graça e seu amor, nos console para junto com Ele buscarmos o descanso. Amém.


CONFISSÃO DE FÉ
Confessemos nossa fé com as palavras do Credo Apostólico...

HINO: (anunciar que as ofertas serão recolhidas)
Nº 68- ENE – Senhor, se tu me chamas


ORAÇÃO DE INTERCESSÃO.
Motivos de Oração:
1. Aniversariantes
2._______________________________________________________
3._______________________________________________________
Oremos: Senhor nosso Deus. Com a tua palavra somos fortalecidos e com o teu Espirito Santo podemos levar diante de ti os nossos fardos e buscar alivio. Obrigado pelo teu amor que revigora e fortalece a todos os teus filhos e filhas. Senhor, tu concedes os mais diferentes dons para a tua comunidade. Cada filho/a teu/tua recebe um dom especial. Agradecemos-te por isso. Pedimos-te que estas capacidades sejam usadas para que a tua vontade se realize em favor de todas as pessoas. Faze com que o nosso servir seja agradável a ti e que a nossa comunidade seja um exemplo vivo de fé, comunhão, testemunho e serviço.
Como comunidade cristã reunida, queremos interceder por aquelas pessoas que sofrem (mencionar os pedidos da comunidade). Que tu abençoes a nossa semana, nos dando ânimo e forças para continuarmos em teus caminhos. Bondoso Deus, tudo o que temos no nosso coração e não expressamos com estas palavras, ou os pedidos que a comunidade tem e que não sabemos colocar diante de ti, incluímos na oração que Cristo nos ensinou a orar dizendo: Pai nosso...
PAI NOSSO

LITURGIA DE DESPEDIDA
AVISOS:

Próximo Culto: ___/___/______ às ___:___ h.
Oferta último Culto: R$ _________ - destinada para ...
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________


BÊNÇÃO
Que o Senhor te acompanhe ao partires deste lugar;
Que vá à tua frente para iluminar teu caminho;
Que caminhe ao teu lado para ser sempre teu amigo;
Que vá atrás de ti para proteger-te de qualquer dano;
Que seus braços carinhosos estejam debaixo de ti para te sustentar quando o caminho for difícil e estiveres muito cansado; que esteja sobre ti para te cuidar, a ti e todos que amas.
E, sobretudo, que Deus viva em teu coração para dar-te sua alegria e sua paz para sempre. Amém.


ENVIO
Ide na paz e no amor de Deus servindo a Ele com alegria. Amém.


CANTO FINAL
Nº 176 - ENE – Para os montes olharei.
 


Autor(a): Pa. Ivanda Keller Schreiber
Âmbito: IECLB / Sinodo: Amazônia
Testamento: Novo / Livro: Mateus / Capitulo: 11 / Versículo Inicial: 25 / Versículo Final: 30
Título da publicação: Caderno de Celebrações - Sínodo da Amazônia / Ano: 2014
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 26472
REDE DE RECURSOS
+
Que cada um use o seu próprio dom para o bem dos outros!
1Pedro 4.10b
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br