Mateus 18.1-5 e 19.13-15 - Dia das Crianças

Prédica

12/10/2008


Leitura Bíblica Básica: Mateus 18.1-5 e 19.13-15
Outras Leituras:
Autor: P. Elton Pothin
e-mail:
Origem: CEJ - Paróquia Martin Luther
Cidade: Joinville - SC
Data da pregação: 12/10/2008
Data Litúrgica: 21º Domingo Após Trindade / Dia Da Criança

Prédica:
Prezada Comunidade aqui reunida.

Quando comemoramos o dia das crianças, refletimos, paramos para pensar e vemos quão valiosas são as crianças em nossas vidas - todas elas, mas principalmente nossos filhos e filhas. Como faz bem ver uma criança brincando - ou várias crianças brincando juntas. Como faz bem ver o sorriso de uma criança. E, quando uma criança chora, isto nos parte o coração e logo fazemos de tudo para que pare de chorar e volte a sorrir.

Como ouvimos nos textos de Mateus 18 e 19, também Jesus ama as crianças, dá atenção a elas, as abençoa e as coloca como exemplo diante dos adultos, dizendo que delas é o reino dos céus.

Quando Jesus diz que o reino dos céus é das crianças e que devemos nos tornar como crianças para entrar no reino dos céus, nos perguntamos: o que isto quer dizer?

Quer dizer que devemos ter características de uma criança para herdarmos o reino dos céus. Quais são estas características?

1. Em primeiro lugar, NÃO É a inocência e a pureza de uma criança.

2. Aqui, se faz alusão à DEPENDÊNCIA da criança em relação ao adulto. A razão porque o reino pertence às crianças ... acha-se justamente na sua condição objetivamente incapaz. (Dicionário Internacional de Teologia do Novo Testamento, Volume I, p. 469). Uma criança morre sem o cuidado, sem o amor, o carinho e a proteção de um adulto. Ela é TOTALMENTE DEPENDENTE do adulto para viver. E ela também não pode pagar nada ao adulto em troca deste cuidado. Assim deve ser nossa relação com Deus. Nada devemos nem podemos exigir dele como se tivéssemos direito. Nada podemos oferecer em troca, nada podemos pagar a Deus por sua bênção e sua salvação em Jesus Cristo. Por isso, no Evangelho de Mateus, após os textos que lemos, dos capítulos 18 e 19, nos é relatado o texto do homem rico, onde Jesus conclui que, para os homens, é impossível alcançar a salvação por méritos, por obras, mas que para Deus tudo é possível. (Mateus 19.26). Colocar-se totalmente dependente de Deus como uma criança é totalmente dependente do adulto chama-se FÉ.

3. A criança CONFIA PLENAMENTE no pai, na mãe, no adulto responsável que cuida dela. Podemos ver isso de forma clara quando uma criança dorme nos braço do adulto. Ela não se preocupa nem pensa: será que o pai/mãe vai me segurar direito?, será que ele não vai me deixar cair? A criança simplesmente CONFIA. Assim, quando Jesus diz que devemos ser como crianças, ele quer nos lembrar que devemos nos ENTREGAR TOTALMENT EM CONFIANÇA EM SEUS BRAÇOS, como nos recomenda o Salmo 37.5: Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais ele fará.

4. E Jesus, ao dizer que nós devemos nos converter e nos tornar como uma criança para herdar o reino dos céus também quer dizer que nos devemos OBEDECER aos mandamentos dele como as crianças obedecem aos seus pais adultos. Isto é também dito pela carta aos Efésios 5.1,2: Sede, pois, imitadores de Deus, como FILHOS AMADOS; e andai em amor, como também Cristo nos amou e se entregou a si mesmo por nós. Ser como uma criança é permitir-se ser guiado por Deus, seguindo sua palavra e ensinamentos. E seguir os mandamentos de Deus é amar, é viver em amor.

5. Gostaria de encerrar com uma observação que a Pa. Carin Rahmeier faz em relação aos nossos filhos/as: se fôssemos fazer o cálculo de quanto nossos filhos e filhas nos custam - tempo, noites sem sono, dinheiro, esforço, incômodo... - RACIONALMENTE, nós não iríamos ter filhos. Por outro lado, nós não venderíamos nossos filhos/as por nenhum ouro deste mundo. Por quê? Porque existe AMOR. E O AMOR NÃO TEM PREÇO. Isto nos diz a Bíblia de forma clara em Cantares 8.7: Nenhuma quantidade de água pode apagar o amor, e nenhum rio pode afogá-lo. Se alguém quisesse comprar o amor e por ele oferecesse as suas riquezas, receberia somente o desprezo. Da mesma forma, Deus não abre mão de nenhum de nós por preço nenhum. A palavra de Deus diz em João 3.16: Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu filho unigênito para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

Que assim, confiando plenamente em Deus, seguindo seus mandamentos, em fé e amor, possamos viver como cristãos. Amém.


 


Autor(a): Elton Pothin
Âmbito: IECLB / Sinodo: Norte Catarinense / Paróquia: Joinville - Martin Luther
Natureza do Domingo: Pentecostes
Perfil do Domingo: 22º Domingo após Pentecostes
Testamento: Novo / Livro: Mateus / Capitulo: 18 / Versículo Inicial: 1 / Versículo Final: 5
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 8833
REDE DE RECURSOS
+
A palavra 'orai' nada mais significa do que 'pedi, clamai, buscai, batei, fazei barulho!' É preciso que assim façamos a cada momento, sem cessar.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br