Mateus 18.15-20 - 13º Domingo após Pentecostes - 07.09.2014

Caderno de Cultos 2014

07/09/2014

07/09/2014 – 13º Após Pentecostes
Pregação: Mateus 18.15-20; Leituras: Salmo 119.33-40; Romanos 13.8-14
Ministro P. Neomar W. Matte – Paróquia Evangélica de Confissão Luterana em Nova Mutum

ACOLHIDA
“Alegrem-se sempre no Senhor; outra vez digo: alegrem-se”. Com estas palavras do apóstolo Paulo acolhemos a todos (as). Que neste culto a Palavra de Deus possa alegrar nossos corações, pois a alegria do Senhor é a nossa força. Amém

Acolhemos os/as visitantes, que se sintam bem em nosso meio. Que o amor de Cristo possa ser vivenciado na vida de vocês através de nossa comunidade, alegrando os vossos corações.

CANTO DE ENTRADA
Nº 337 – HPD – Reunidos Aqui

Ou: Nº ____________________________________________________

LITURGIA DE ABERTURA
SAUDAÇÃO
A graça de nosso Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus o Pai e a comunhão do Espírito Santo sejam com todos vocês.

CANTOS DE INVOCAÇÃO
Nº 318 - HPD – Vem Espírito de Deus

Ou: Nº ____________________________________________________

CONFISSÃO DE PECADOS
Confessemos nossos pecados: Trino Deus, achegamo-nos diante de ti reconhecendo o nosso pecado. Sabemos que nem sempre deixamos a Tua palavra alegrar nossos corações. Por vezes buscamos a alegria passageira que o mundo nos oferece. Reconhecemos-te, oh Senhor, que devido ao egoísmo do pecado, entristecemos os corações das pessoas e irmãos a nossa volta. Assim, pedimos-te, oh Deus, perdoamos, lava-nos mediante o lavar regenerador e renovador do Teu Santo Espírito.

ANÚNCIO DO PERDÃO
“Meus filhinhos, escrevo isto a vocês para que não pequem. Porém, se alguém pecar, temos Jesus Cristo, que faz o que é correto; ele nos defende diante do Pai. É por meio do próprio Jesus Cristo que os nossos pecados são perdoados” (1Jo 2.1-2b). Em gratidão ao perdão recebido, cantemos:
Nº 161 – HPD – Em nada ponho a minha fé

KYRIE
Gratos diante da misericórdia do Senhor, queremos nos lembrar das pessoas que sofrem, daqueles (as) que são perseguidos (as) por causa da fé em Cristo Jesus. Como uma única igreja de Jesus Cristo em toda à terra, intercedemos por nossos irmãos mundo a fora, a fim de que recebam a proteção do nosso Deus, para que seus corações se encham de paz, alegria e esperança.
Nº 166 - HPD- Dá-nos olhos claros

GLÓRIA IN EXCELSIS
Louvamos a Deus que houve nossa oração e nosso clamor, pois seus ouvimos estão atentos e inclinados diante de nossa prece:
Nº 346 – HPD - Glória

ORAÇÃO DO DIA
Oremos: Pai querido, é com gratidão que nos achegamos à Tua presença para render graças ao teu nome. Envia o teu Santo Espírito para falar aos nossos corações mediante a Tua palavra. Que esta possa encher os nossos corações da alegria que vem de Ti. Por Jesus Cristo, Rei dos reis e Senhor dos senhores, que reina contigo para todo o sempre. Amém

LITURGIA DA PALAVRA
LEITURAS BÍBLICAS

1ª Leitura Bíblica: Salmo 119.33-40

2ª Leitura Bíblica: Epístola de Romanos 13.8-14

Aclamemos o Evangelho cantando “Aleluia”
3ª Leitura Bíblica: Mateus 18.15-20

CÂNTICO INTERMEDIÁRIO
Nº 380 - HPD – A Tua Palavra é Semente

PREGAÇÃO

Que a graça do nosso Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus o Pai, e a comunhão do Espírito Santo estejam conosco hoje e sempre, amém.

Estimados irmãos em Cristo, hoje nós queremos meditar nas Palavras do Evangelho de Mt 18.15-20, que a pouco foi lido. E queremos abordar o seguinte tema: Deus nos quer unidos na Igreja! 1) através da fé em Jesus que nos salva e, 2) Através da oração e do louvor a Ele. Que Deus Espírito Santo esteja conosco neste meditar em sua Palavra.
Antes de começar a falar sobre o texto propriamente dito, gostaria de analisar o contexto desta perícope, para que assim possamos compreendê-la melhor:
Um pouco antes desta passagem, nos versículos 10-13, nós temos a parábola da ovelha perdida, onde Cristo mostra que Deus não quer que nenhum dos seus seja condenado, mas que todos sejam salvos e tenham a vida eterna. E logo após o nosso texto Jesus conta outra parábola, dos versículos 21-35, e lá ele deixa bem claro que nós devemos perdoar sinceramente a todos os nossos irmãos, pois assim nós também receberemos o perdão pelos nossos pecados.
Pois bem, no nosso texto Jesus está fazendo uma admoestação à sua Igreja, congregação dos santos, que somos todos nós, com relação a como tratar de um problema com algum irmão, admoestando-o e visando o seu arrependimento e salvação. E segundo o ofício das chaves, este é o poder que Cristo deu a sua Igreja, de perdoar os pecados dos pecadores penitentes (arrependidos), e rete-los aos impenitentes, enquanto não se arrependem.
Também nos versículos 19-20, Cristo está mostrando que Deus nos abençoa com tudo o que precisamos e pedimos em nome de Dele, porque onde estiverem dois ou três reunidos, ali Cristo também estará.
E olhando para o tema da nossa mensagem, Deus nos quer unidos na Igreja, através da fé em Cristo que nos salva, nós precisamos sempre ter na mente esta comunhão com todos os nossos irmãos, por que Cristo morreu por todos sem exceção. É por isso que Cristo nos admoesta neste texto de Mt 18.15-20, mostrando em primeiro lugar como se deve tratar com um irmão que esteja em pecado e afastado de Deus, para tentar recolocá-lo nesta união. Ele dá os passos para seguirmos neste caso.
O primeiro é: se o teu irmão pecar, vai e mostre o erro dele, mas faça isso em particular, só entre vocês dois, se ele ouvir este conselho, então você ganhou um irmão. Ou seja, primeiro eu vou conversar em particular, sem ninguém saber, e se ele me ouvir, que bom! O céu certamente vai se alegrar, porque mais um estará junto nesta comunhão dos santos que é a Igreja de Cristo. É isso que Cristo quer dizer quando diz que poderemos ganhar um irmão.
Se por acaso esta pessoa ainda assim não quiser se arrepender, e não reconhecer o seu erro, o texto segue: mas se não o ouvir, leve com você uma ou duas pessoas, para fazer o que as escrituras sagradas dizem: “qualquer acusação precisa ser confirmada pela presença de duas ou três testemunhas”. E se mesmo assim ele não quiser ouvir estas pessoas, se mesmo assim ele não reconhecer que está errado, aí o texto segue: conte tudo para a Igreja. Torne público o seu problema, para que por esta ação ele possa reconhecer o seu erro, e voltar à Igreja.
E se ele não quiser ouvir nem a Igreja, então comunica-lhe a sua auto-exclusão, tratando-o como não judeu ou cobrador de impostos. Não com a intenção de condená-lo, mas com a intenção de que agora ele se arrependa e volte para Igreja.
Deus não quer em hipótese alguma que ninguém se perca, é por isso que Cristo foi entregue na cruz, para nos salvar de todos os pecados. E este mesmo Cristo que nos disse para perdoar ao nosso próximo, também mandou que nós, como cristãos e filhos de Deus, admoestemos os nossos irmãos que possam dar alguma deslizada, e assim se afastar do reino de Deus.
Deus nos quer unidos na Igreja pela fé em Cristo Jesus, que nos salva. É por isso que nós precisamos fazer força para buscar àqueles que por algum motivo se afastaram desta fé.
Através desta fé é que Deus também nos quer unidos pela oração e louvor a Ele, ou seja, pela comunhão sincera entre cada cristão na Igreja.
O nosso texto continua mostrando que Deus atende as nossas orações, e mostra que Deus sempre está com seus filhos(as). Em momento algum ele deixa de atender alguma necessidade nossa. É ele quem nos sustenta. Cristo deixa claro isso, quando diz que quando nós pedirmos algo em oração, Deus certamente nos atenderá. Pode demorar um pouco, mas certamente ele nos atende em todas as necessidades. Em Mateus 21.22, nós lemos o seguinte: Se crerem, receberão tudo o que pedirem em oração, ou seja, os cristãos nunca deixam de receber as bênçãos que pedirem a Deus, quando as pedirem em comunidade, pensando no próximo, no irmão(ã) na fé.
Sendo assim, ele quer que nós o louvemos sempre, e este louvor nós podemos fazer de várias formas. Orando, como antes já lhes falei; cantando e louvando; estudando a Palavra de Deus, não só na Igreja, mas também no nosso dia a dia; quando temos a oportunidade de ajudar algum irmão em necessidade; quando em nossa casa fazemos a devoção diária, e principalmente quando agradecemos de coração a Deus por todas as bênçãos que ele derrama sobre nós.
Deus certamente nos quer unidos em sua Igreja, em casa com a família, com os amigos, na escola, no trabalho. Onde quer que nós estejamos, precisamos testemunhar como cristãos, mostrando que nós somos felizes, e que nós temos motivo para estarmos felizes, e que este motivo é a salvação que Deus nos deu por Cristo Jesus, quando através de sua morte de cruz nós fomos feitos filhos de Deus, e fomos unidos por Cristo Jesus, e agora somos unidos pela Palavra de Deus e Sacramentos, somos unidos também no louvor e na oração a Deus, que nos ama, que nos dá tudo o que precisamos, e que sempre está conosco, em todos os momentos das nossas vidas. Que assim seja! Amém!
Que a paz de Deus que excede todo o entendimento humano nos preserve e nos guarde sempre unidos em Cristo Jesus, que é o nosso único Senhor e Salvador, ontem, hoje e eternamente. Amém!

Amém.

HINO
Nº 254 - HPD – Senhor, meu Deus, quando eu


CONFISSÃO DE FÉ
Como membros do corpo de Cristo, queremos a uma só voz declarar nossa fé no trino Deus, mediante as palavras do Credo Apostólico:

Creio em Deus Pai, ...

CANTO PÓS CONFISSÃO
Nº 184 - HPD – Vamos nós trabalhar

AVISOS
Próximo Culto: ___/___/______ às ___:___ h.
Destino da oferta: _________________________________________
Oferta último Culto: R$________ destinada ____________________ ________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
_______________________________________________________

ANIVERSARIANTES________________________________________________________
________________________________________________________

ORAÇÃO DE INTERCESSÃO
Motivos de Oração
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
Amado Deus, gratos Te somos por que mais uma vez a Tua palavra encheu nossos corações e nossos caminhos da Tua alegria. Obrigado, Pai querido, porque em Jesus temos a verdadeira alegria, fruto do Teu perdão, alegria que está firmada na esperança da ressurreição. Abençoa-nos em mais uma semana que se inicia, seja em nosso lar, em nosso trabalho ou em nossos estudos. Que a Tua alegria seja a nossa força para vencermos os desafios da vida. Desta forma, também incluímos todos os motivos acima citados, que possam sentir o Bom Pastor a cuidar de todas as preocupações, inquietações e problemas. Assim nós oramos numa só voz a oração que teu filho Cristo Jesus nos ensinou:


PAI NOSSO
Pai nosso ...

LITURGIA DE DESPEDIDA
BÊNÇÃO
Que o Senhor Deus te abençoe e te guarde. Que o Senhor Deus esteja sobre ti te protegendo. Que o Senhor Deus esteja abaixo de ti firmando os teus passos. Que o Senhor Deus esteja à tua frente te guiando. Que o Senhor esteja ao teu lado te livrando. E assim te abençoe o Deus Triúno, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém

ENVIO
Ide na paz do Senhor, e servi a Ele com toda a alegria do vosso coração. Amém

CANTO FINAL
Nº 398 – HPD – Alegrai-vos sempre no Senhor
 


Autor(a): Neomar W. Matte
Âmbito: IECLB / Sinodo: Mato Grosso
Natureza do Domingo: Pentecostes
Perfil do Domingo: 13º Domingo após Pentecostes
Testamento: Novo / Livro: Mateus / Capitulo: 18 / Versículo Inicial: 15 / Versículo Final: 20
Título da publicação: Caderno de Cultos - Sínodo Mato Grosso / Ano: 2014
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 29333
REDE DE RECURSOS
+
Hoje, tenho muito a fazer, portanto, hoje, vou precisar orar muito.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br