Mateus 25.1-13 - Vigiar!

Prédica

09/11/2008


Leitura Bíblica Básica: Mateus 25.1-13
Outras Leituras:
Autor: P. Elton Pothin
e-mail:
Origem: CEJ - Paróquia Martin Luther
Cidade: Joinville - SC
Data da pregação: 09/11/2008
Data Litúrgica: Ante-Penúltimo Domingo do Ano Eclesiástico

Prédica:
Prezada Comunidade aqui reunida,

Este texto das dez virgens nos fala da volta de Cristo e da necessidade dos cristãos de vigiar e orar; ou seja, de estar firme na fé, de não deixar faltar “óleo” na chama da fé em Deus/Jesus.

1. O texto nos diz que Jesus irá chegar/voltar. Ele é o noivo. Apocalipse diz que a Nova Jerusalém irá estar “ataviada como noiva adornada para seu esposo”(21.3), que é Jesus.

2. E todos nós somos as virgens que esperam por Jesus. Quem são estas virgens? No simbolismo bíblico, são todas as pessoas que não andam e que não andaram atrás de outros/falsos deuses. São aqueles que confiam em Deus/Jesus e que não se desviam do seus caminhos. Eles permanecem firmes na fé. E é esta necessidade de estarmos firmes na fé que este texto quer nos transmitir.

3. Mas vocês irão objetar e dizer: “mas há diferença entre as virgens do texto. Metade não foram prudentes e não levaram óleo suficiente. O que isto quer dizer?” Isto NÃO quer dizer que elas andaram atrás de outros deuses. Mas que são pessoas que têm uma fé superficial – estavam no embalo do “Jesus logo voltará”; do triunfalismo, do “oba-oba” da vitória e, quando viram que Jesus não vinha... não vinha... não vinha..., começaram a perder a esperança, começaram a duvidar, começaram a enfraquecer na fé, a não acreditar mais que Jesus voltaria. Esqueceram que, para Deus, mil anos são como um dia, e um dia como mil anos (2 Pedro 3.8; Salmo 90.4)

Neste contexto de espera pela vinda de Jesus, os que não eram cristãos zombavam dos cristãos. 2 Pedro 3.3b,4 diz com clareza: “eles vão zombar de vocês, dizendo: Ele prometeu vir, não foi? Onde está ele? Os nossos pais morreram, e tudo continua do mesmo jeito que era desde a criação do mundo.”

Se nós vivêssemos naquela época, tivéssemos esta expectativa da imediata volta de Cristo, talvez também ficássemos abalados em nossa fé, entraríamos em dúvida. “Para quê esperar mais? Isto é tudo inútil. Jesus não vai voltar mais mesmo.” Sim, os primeiros cristãos precisaram de muita firmeza de fé para não cair.

Por isso, há necessidade de dizer aos cristãos, como em 2 Pedro 3.8-10: “Há, todavia, uma coisa, amados, que não deveis esquecer: que, para o Senhor, um dia é como mil anos, e mil anos, como um dia. Não retarda o Senhor a sua promessa, como alguns a julgam demorada; pelo contrário, ele é longânimo para convosco, não querendo que nenhum pereça, senão que todos cheguem ao arrependimento. Virá, entretanto, como ladrão, o Dia do Senhor, no qual os céus passarão com estrepitoso estrondo, e os elementos se desfarão abrasados; também a terra e as obras que nela existem serão atingidas.”

Há necessidade de falar aos cristãos através da Parábola de Jesus das dez virgens, com a recomendação de Jesus: “Vigiais, pois, porque não sabeis o dia nem a hora (v. 13).”

E este alerta de Jesus é repetido diversas vezes:

a. Mateus 24.42: “Portanto, vigiai, porque não sabeis em que dia vem o vosso Senhor.”
b. Marcos13.33: “Estai de sobreaviso, vigiai e orai; porque não sabeis quando será o tempo.”
c. Marcos 13.35: “Vigiai, pois, porque não sabeis quando virá o dono da casa: se à tarde, se à meia-noite, se ao cantar do galo, se pela manhã.”
d. Lucas 12.40: “Ficai também vós apercebidos, porque, à hora quem que não cuidais, o Filho do Homem virá.”
e. Marcos 14.38: “Vigiai e orai, para que não entreis em tentação.”
f. Lucas 21.36: “Vigiai, pois, a todo tempo, orando, pra que possais escapar de todas estas coisas que têm de suceder e estar em pé na presença do Filho do Homem.”
g. 1 Coríntios 16.13: “Sede vigilantes, permanecei firmes na fé.”
h. 1 Coríntios 10.12: “Aquele, pois, que pensa estar em pé veja que não caia.”

Diversos são os alertas para os primeiros cristãos. E estes alertas ecoam através dos tempos e chegam até nós hoje. E nós nos perguntamos: como fazer para estarmos e permanecermos vigilantes, para não vacilarmos, para não esmorecermos em nossa fé e esperança cristã?

Creio que olhar para vida da Comunidade cristã de Jerusalém nos ajuda. Atos 2.42 diz que os cristãos de Jerusalém “perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações.”

1º - Perseveravam na doutrina dos apóstolos. Isto significa: permaneciam firme nos ensinamentos de Jesus, pois os apóstolos ensinavam o que Jesus havia lhes ensinado. Hoje, para nós, significa permanecer firme no estudo e na leitura da Palavra de Deus, escrita na Bíblia, principalmente nos Evangelhos e no Novo Testamento. Diz o salmista no Salmo 119.105: “Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e luz para os meus caminhos.” Além disso, hoje dispomos de uma gama de devocionários que nos ajudam a atualizar a mensagem bíblica – Castelo Forte, Semente de Esperança, Orando em Família -, além de outros livros de conteúdo cristão que nos ajudam a atualizar e contextualizar a Palavra de Deus.

2º - Perseveravam na comunhão e no partir do pão. Isto significa: estar junto com irmãos e irmãs na Comunidade. Jesus disse: “Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, ali estou no meio deles.” (Mateus 18.20) Em Comunidade, eu me fortaleço, eu posso compartilhar alegrias e tristezas, como nos diz Paulo em Romanos 12.15: “Alegrai-vos com os que se alegram e chorai com os que choram.” Na Comunidade, partimos o pão, ou seja, celebramos a Santa Ceia, que nos fortalece na caminhada de fé.

3º - Perseveravam nas orações. Assim também nos recomenda 1 Tessalonicenses 5.17: “orai sem cessar”. A oração nos fortalece na fé, dá firmeza e tranqüilidade ao coração (sobre a oração, acesse www.paroquiamartinluther.org.br, e navegue por MENSAGENS – DOMININCAL – mensagem do dia 21.09.08 (“a prática da oração”)).

Que possamos assim viver, como recomenda Jesus:

“Vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora.”


 


Autor(a): Elton Pothin
Âmbito: IECLB / Sinodo: Norte Catarinense / Paróquia: Joinville - Martin Luther
Testamento: Novo / Livro: Mateus / Capitulo: 25 / Versículo Inicial: 1 / Versículo Final: 13
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 8832
REDE DE RECURSOS
+
O Senhor conduza o vosso coração ao amor de Deus e à constância de Cristo.
2Tessalonicenses 3.5
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br