Mateus 5.1-10 - Dia da Reforma - 31/10/2017

Caderno de Cultos 2017

31/10/2017

ACOLHIDA
Hoje comemoramos a Reforma, 500 anos em que foram pregadas na Igreja de Wittenberg na Alemanha as 95 teses do monge Martin Lutero. Uma data muito importante para os cristãos, O Retorno à Palavra de Deus, inspirado em Romanos 1.17 “visto que a justiça de Deus se revela no evangelho, de fé em fé, como está escrito: O JUSTO VIVERÁ PELA FÉ.”

CANTICO DE ENTRADA
Nº 200 HPD 1 – Cantai e folgai

LITURGIA DA PALAVRA

SAUDAÇÃO

INVOCAÇÃO TRINITÁRIA

CANTO DE INVOCAÇÃO
Nº 125 HPD 1 – Santo, Santo, Santo

CONFISSÃO DE PECADOS
Senhor perante Ti sempre de novo temos que reconhecer que falhamos com os propósitos para os quais nos criaste. Pecamos quando pelo nosso egocentrismo falhamos para com o nosso próximo, deixando de perdoar. Nos distanciamos da Tua Palavra e com isto nos afastamos da Tua Igreja que são nossos irmãos, e, ainda, deixando de cumprir os teus mandamentos. Tem piedade de mim(nós) Senhor e perdoe os meus(nossos) pecados. Em nome de Jesus Cristo o Redentor. Amém.

KYRIE (Olhar pelo sofrimento do outro)
Acabamos de confessar nossos pecados, lembrando todas as dores deste mundo. Querido Pai de Amor, não podemos deixar de lado as pessoas que sofrem por não te conhecer. Pedimos por Misericórdia por aqueles que sofrem com a violência, pelos que não tem o pão de cada dia, pelos que morram embaixo de pontes, os doentes que se encontram nos corredores dos hospitais superlotados sem um digno atendimento, tem misericórdia do povo que fica à mercê de governantes corruptos e opressores desta nação bem como em outras nações onde sofrem perseguição por Te pertencerem, seguirem e Te buscarem. Que a Tua Igreja (as pessoas) possam ser instrumentos para diminuir a dor e a desgraça que se abate por sobre essa nação e outras também. Em Nome de Jesus Cristo Teu Filho Amado e nosso Salvador. Amém!

ANÚNCIO DO PERDÃO
A Palavra do Senhor nos diz: “Como são Felizes aqueles que tem as suas transgressões perdoadas e cujos pecados são apagados! Como é Feliz aquele a quem o Senhor não atribui culpa”. Romanos 4.7

GLÓRIA IN EXCELSIS
Glorificamos o Nosso Deus cantando o hino: nº 253 HPD 1 – Glorificado

ORAÇÃO DO DIA
Onipotente e Misericordioso Deus, permite que neste culto Te sirvamos com o nosso louvor e a nossa gratidão pela Tua poderosa Palavra dada a nós neste dia e que temos em nosso País a liberdade e cultuar a Ti nosso Criador. Faze de nós instrumentos do salvador Teu amor revelado em Jesus Cristo Teu Filho Amado nosso Senhor e Salvador. Amém.

LITURGIA DA PALAVRA
1ª Leitura Isaias 62.1-10 – 2ª Leitura Gálatas 5.1-11

CÂNTICO INTERMEDIARIO
Nº 50 do HPD 11 – Nossos corações pertencem ao VARÃO DE GOLGOTÁ

PREGAÇÃO - Mateus 5. 1 -10
Introdução:
Na Tradução na Linguagem de Hoje as palavras Bem Aventurados são traduzidas como Felizes. Olhando no dicionário traduz esta palavra como um Estado de Plenitude, Satisfação Plena, e, Equilíbrio Físico e Psíquico.
Aqui Jesus começa em Público e esboça a Plataforma do Reino de Deus e o tema Central A Felicidade onde Encontrar?
O Grande Propósito de Deus é que VOCÊ seja FELIZ!
No texto de Mateus versículo 3, Pobres de Espírito. A palavra pobreza aqui não tem a conotação e não se trata de pobreza material, econômica e, sim do Vazio Espiritual e, da Miséria Moral. Pobre de Espírito é o primeiro degrau da Escada que conduz ao reino dos céus. Aqui começa meu relacionamento com Deus, é reencontrar minha fragilidade, Isaías 6.5 diz “Ai de mim! Estou perdido! Porque sou homem de lábios impuros, habito no meio de um povo de impuros lábios...”, isto é ser Pobre de Espírito!
Vejamos o versículo 4 , Os que choram... que espécie de choro???
Amnom, filho de Davi em II Samuel 13, Chorou por querer apaixonadamente possuir sua irmã Tamar, com certeza não foi este tipo de choro que Jesus se refere, Jacó chorou por 20 anos pela perda de seu filho José, pelo luto, pela dor física e sentimental, não foi este o choro que Jesus se referiu... mas, houve mais pessoas na bíblia que choraram,... como Davi que não chorou de remorso, mas chorou sim amargamente Arrependido de seu pecado com Bate-Seba, este é o choro, a-rre-pen-di-men-to que Jesus fala, são aqueles que reconhecem o seu pecado e choram arrependidos e imploram a Deus o seu perdão. Em Mateus 26.75 Pedro chorou amargamente arrependido que tinha traído Jesus, e Deus os perdoou e seguiram testemunhando o amor de Deus.
Os mansos, ou humildes (versículo 5) Mansidão não tem nada a ver com covardia, ou fraqueza, ou ser um capacho, o melhor exemplo que tem nas sagrada escrituras é o próprio de Jesus de como lidava com as pessoas, vejamos a Mulher Samaritana, ou adúltera... pessoas a acusavam... e como queriam uma resposta dEle... Ele lhes disse: Aquele eu dentre vós estiver sem pecado seja o primeiro que lhe atire a pedra” ... retiraram-se sem a condenar e Jesus lhe disse: “nem eu te condeno” ... mas disse: “vai e não peques mais”. João 8.1-11,
Fome e Sede (versículo seis) John Stott (grande Homem de Deus) descreve a Justiça nesta Bem-aventurança como: Justiça Legal que trata o meu Relacionamento com Deus, olhando para Jesus que deu Sua vida por mim pecador, pagando assim a minha dívida, e assim estou livre da condenação eterna, esta é a Justiça Divina; Justiça Moral que retrata o caráter de cada um em ter uma vida reta, santa que se desvia do mal; e Justiça Social que trata da sua relação com o próximo – a luta pela libertação da opressão. Que alimento estou ingerindo para matar minha Fome?,.. que líquido estou bebendo?. Este mundo está contaminado com falsas doutrinas, há muitos ensinamento que adaptam a Bíblia como melhor lhes convém a seu modo de vida, vale estar preparado, a lamparina ainda tem azeite? O noivo está chegando, alimente sua lamparina para que não lhe falte a luz brilhante quando o noivo chegar!
Versículo 7, nos leve a meditar sobre a Misericórdia, até agora tratamos de nosso relacionamentos com Deus, de agora em diante vamos tratar de nosso relacionamento com o próximo. Vivemos em uma sociedade que não recomenda sermos sensíveis. O que é ser Misericordioso? É lançar o coração na dor, na miséria de outra pessoa, Misericórdia é sair do estágio dos sentimentos e partir para ação. O melhor exemplo foi o de Jesus quando Ele fez lodo com Sua saliva e colocou nos olhos do cego de nascença e este voltou a ver, este foi um ato de misericórdia. Agostinho diz que nos funerais nós lamentamos pela alma que se separou do corpo, mas não sofremos pela alma que se separa de Deus.
Com relação ao Limpo de Coração no versículo 8 encontramos aqui a Essência da Vida Cristã “Ver a Deus”, Coração = a pureza cultivada no coração. A Bíblia quando fala de coração, se refere à totalidade de ser humano: Mente, Razão, Emoção e Vontade. O nosso inimigo não está do lado de fora, mas dentro do coração humano. Jeremias diz: que “o nosso coração é desesperadamente corrupto e enganoso”, Jesus Cristo diz que é do coração que procedem os maus desígnios, “furtos, homicídios, adultério, prostituição, falso testemunho, etc.” Com certeza estes com tal tipo de coração não verão a Deus. Adão não caiu por causa o do ambiente em que vivia, porque estava em local perfeito, o problema dele estava no coração ambicioso. O coração é um Santuário para que Deus habite nele, somente então, quando Deus está entronizado em nosso coração veremos a Ele.
Pacificadores – Como nos tornamos filhos de Deus? No Éden a paternidade foi interrompida pelo pecado. Mas Deus pelo seu infinito grande amor, enviou seu Único filho para que nós tivéssemos a oportunidade de nos religar com Deus o Pai – Jesus é o único caminho para nos reconectar com a paternidade interrompida. O mundo é uma arena de disputa. Por que? Pois o homem vive guerra interior consigo mesmo, como ser um pacificador se estou em guerra comigo mesmo? Deus criou os pássaros para voar, cantar, glorificar a Deus, não semeiam, Deus os alimenta e são felizes. Deus criou o sol para brilhar, e ele brilha, Deus criou as sementes e conforme a sua espécie, e cada uma germina, frutifica gerando fruto conforme sua natureza. Deus criou o ser humano para O glorificar e amar ao próximo, mas isto não podemos ver, pois a sociedade em que vive e tremendamente egocêntrico. Jesus diz: “Uma casa dividida não prevalece”. Sem paz o ser humano é um ser em conflito, sem paz uma família se desintegra, sem paz uma igreja perde a comunhão e se desfaz. Jesus não está falando em Paz de cemitério, o que isto quer dizer? Ausência de Conflito pode sepultar dois inimigos lado a lado e não há mais briga, não é isto que Jesus quer dizer quando diz Felizes os Pacificadores, não é apaziguamento nem colocar panos quentes. Não há paz fora da verdade, não há paz entre Trevas e Luz.
Os Perseguidos O grande paradoxo do Cristianismo,
Como associar Perseguição com Felicidade? Isto é para o homem incompreensível! Um dia um aluno de teologia perguntou ao seu professor: “Pastor se a Igreja for perseguida ela será mais fiel?” Não! se a igreja for mais fiel ela será perseguida” foi a resposta. O mundo odeia o cristão não pela pessoa que ela é, mas porque Cristo está nela. Sempre que a igreja está afinada com Cristo ela será perseguida. Paulo no livro de Atos 14.19 foi apedrejado e o arrastaram para fora da cidade, tendo ele como morto, isto lhe aconteceu por estar anunciando a Boa Nova da salvação em Cristo Jesus. O único mediador entre Deus e o homem. Quando a igreja sofre por falta de integridade, não é isto que Jesus quer dizer com esta bem-aventurança.
Em I Pedro 4.12-17 está escrito, que muitas vezes nós cristãos sofremos por pecados cometidos, não é este o sofrimento que Jesus quer dizer. Quem são os Perseguidos São os Mansos e Humildes de Espírito, os que Choram são os que tem Fome e Sede de Justiça, são os Misericordiosos, são os Limpos de Coração. No tempo do Imperador Nero os cristãos eram banhados de resina e incendiados vivos para iluminar os Jardins, isso porque não negaram ao seu Senhor Jesus disse: “Regozijai-vos e exultai, - com profunda alegria – no grego, estas palavras significam “pular de alegria”, é possível sair pulando de alegria depois de ter sido preso, arrastado, injuriado pela causa de Cristo e ainda sair pulando de alegria? Isto realmente é loucura para os não crentes em Jesus, mas quando Cristo reside em meu coração é possível ser feliz e unicamente em Jesus Cristo.
Jesus diz aos que são perseguidos por causa dele.
Felizes os Perseguidos. Esta alegria não é humana, é divina.
Você é capaz de sofrer pela causa de Cristo?
Em Cristo o caminho do reino eterno é seu.
Amém

Nº 97 HPD 1 Castelo Forte

CONFISSÃO DE FÉ
A confissão de fé é a força do que cremos, no Deus vivo que amamos e experimentamos pela sua graça. Confessamos a nossa fé com o credo apostólico.
Creio em Deus Pai...
Terceiro Artigo do credo apostólico escrito por Lutero, O que significa isto?
Creio que por minha própria razão ou força não posso crer em Jesus Cristo, meu Senhor, nem vir a ele.
Mas o Espírito Santo me chamou pelo evangelho, iluminou com seus dons, santificou e conservou na verdadeira fé.
Assim também chama, congrega, ilumina e santifica a cristandade na terra, e em Jesus Cristo a conserva na verdadeira e única fé.
Nesta cristandade perdoa a mim e a todos os crentes diária e abundantemente todos os pecados, e no dia derradeiro me ressuscitará a mim e a todos os mortos, e me dará a mim e a todos os crentes em Cristo a vida eterna. Isto é certamente verdade.

CANTO PÓS CONFISSÃO
Nº 159 HPD 1 – Creia Sempre
AVISOS
ANIVERSARIANTES

ORAÇÃO (de Lutero)
Tu és um Deus maravilhoso, cheio de amor.
Tu nos governas maravilhosa e amigavelmente.
Tu nos levantas, quando nos rebaixas.
Tu nos fazes justos, quando de nós fazes pecadores.
Tu nos levas ao céu, quando nos atiras no inferno.
Tu nos dás a vitória, quando permites que sejamos vencidos.
Tu nos consolas, quando nos deixas enlutados.
Tu nos fazes alegres, quando nos deixas gritar.
Tu nos fazes cantar, quando nos deixas chorar.
Tu nos fortaleces, quando sofremos.
Tu nos torna sábios, quando de nós fazes tolos.
Tu nos tornas ricos, quando nos envias pobreza.
Tu de nós fazes senhores, quando nos deixas servir.

PAI NOSSO

BENÇÃO
Que o Deus da graça te abençoe te guarde, que sua justiça e amor se derramem sobre ti e te de a paz hoje e sempre. Amém.
ENVIO
Ide na paz do Senhor e servi-o com temor e tremor, confiante sua bondade e amor.
CANTO FINAL
Nº 118 – HPD 1 – Deus vos guarde pelo seu poder.


Autor(a): Ronald Celso Schwebel
Âmbito: IECLB / Sinodo: Mato Grosso
Área: Celebração / Nível: Celebração - Ano Eclesiástico / Subnível: Celebração - Ano Eclesiástico - Dia da Reforma
Natureza do Domingo: Dia da Reforma

Testamento: Novo / Livro: Mateus / Capitulo: 5 / Versículo Inicial: 1 / Versículo Final: 10
Título da publicação: Caderno de Cultos / Ano: 2017
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 42912
REDE DE RECURSOS
+
Que ninguém procure somente os seus próprios interesses, mas também os dos outros.
Filipenses 2.4
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br